5 DE JUNHO

SINJUS LUTA POR MAIS RESPONSABILIDADE AMBIENTAL EM MG

quinta-feira, 06/06/19 17:29

Além do aniversário do SINJUS-MG, nesse dia 5 de junho também foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data de luta pela sustentabilidade do planeta. Ao longo de seus 30 anos de história, o nosso Sindicato sempre se movimentou a favor dessa bandeira, principalmente neste momento em que as políticas públicas nos âmbitos federal e estadual estão escassas.

Nas últimas décadas, o conhecimento científico acerca das alterações climáticas provocadas pelas ações predatórias do homem se solidificou. As causas do buraco na camada de ozônio, do efeito estufa, do derretimento das geleiras e da maior recorrência de furacões, enchentes e secas já são conhecidas e todas estão relacionadas à falta de efetividade de políticas globais de proteção ao meio ambiente.

Entretanto, mais recentemente, cresceu a propagação de conteúdos falaciosos negando o que foi comprovado pela ciência. No Brasil, esse discurso tem encontrado eco em alguns setores e, inclusive, tem influenciado a adoção de políticas que consideram, erroneamente, o meio ambiente com um obstáculo ao desenvolvimento.

Enquanto países desenvolvidos buscam proteger e usar os seus recursos naturais de modo responsável, no Brasil, a legislação e os órgãos de fiscalização estão sendo fragilizados.

Na luta em defesa do meio ambiente, o SINJUS-MG vem atuando na sensibilização da sociedade e adotando ações concretas em busca de uma maior responsabilização daqueles que atentam contra o patrimônio ambiental. Diante das recorrentes tragédias ocorridas em Minas Gerais, principalmente aquelas que envolveram barragens de mineradoras, o Sindicato requisitou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em fevereiro, a implementação da Vara de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo.

Prevista na legislação desde 2008, a vara especializada que poderia agilizar os julgamentos de crimes ambientais no Estado ainda não saiu do papel, mesmo diante da importância da questão, que envolve a proteção não somente da fauna e flora, mas também de vidas humanas. Na ocasião, o jornal O Tempo e a TV Rede Minas repercutiram a iniciativa, tornando claro que a solução apresentada é de interesse público.

Até o momento, o TJMG ainda não se movimentou no sentido de criar a Vara de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo em Minas Gerais, Estado com mais de 700 barragens e amplo histórico de degradação ambiental. Mas o SINJUS continuará firme nessa e em todas as lutas em favor do servidor e do cidadão.

Suculentas foram distribuídas a filiados no aniversário de 30 anos do SINJUS-MG

Nesse dia 5 de junho, durante a comemoração de seu aniversário, entre os brindes oferecidos pelo SINJUS estiveram pequenas mudas de suculentas.  Foi um pequeno gesto com o propósito de reforçar em seus filiados a missão de lutar pela defesa do meio ambiente.  Somente a partir de uma mudança de postura, conseguiremos estabelecer no Brasil um ciclo de desenvolvimento socioeconômico alinhado com a preservação das nossas riquezas naturais.

Notícias relacionadas

JUSTIÇA EM CRISE JORNAL O TEMPO PUBLICA ARTIGO DE WAGNER FERREIRA segunda-feira, 06/05/19 12:39   Neste domingo, dia 5/5, o Jornal O Tempo publicou um artigo do coordenador-geral do SINJUS-MG, Wagner Ferreira, sobre a licitação do Supremo Tribunal Federal (STF) que prevê gastos de até R$ 1,134 milhão para “serviços de fornecimento de refeições institucionais”, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
LEI ESTADUAL SERVIDOR COM FILHOS TERÁ PRIORIDADE PARA HOMEOFFICE sexta-feira, 10/07/20 17:46 Servidores públicos responsáveis por alunos em idade escolar agora têm prioridade no regime do ...
PREVIDÊNCIA AJUDE A CONSTRUIR ALTERNATIVAS PARA A REFORMA EM MG quinta-feira, 09/07/20 18:10 Na quarta-feira, dia 8 de julho, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ...
REFORMA DA PREVIDÊNCIA PRESSIONE OS DEPUTADOS DA COMISSÃO ESPECIAL quinta-feira, 09/07/20 17:37 No dia 3 de julho, a parte referente à reforma previdenciária da Proposta de ...

Convênios

ver mais
Top