SINJUS-MG INICIA NOVO CICLO DE LUTAS COM POSSE DA GESTÃO 2026-2029
segunda-feira, 18/05/26 18:55
Em uma noite de celebração e renovação de compromisso com a categoria, foram empossados, nesta sexta-feira, 15 de maio, a Diretoria Colegiada e o Conselho Fiscal eleitos para a gestão 2026-2029 do SINJUS-MG. A solenidade, que aconteceu no Espaço Das Haus, em Belo Horizonte, reuniu filiadas, filiados, funcionários e representantes sindicais e parlamentares para prestigiar o início de um novo ciclo de lutas e mobilização do Sindicato.
Em seu discurso, o novo coordenador-geral do SINJUS, Felipe Rodrigues, relembrou a sua trajetória como servidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e filiado ao Sindicato, destacando a importância da organização sindical em momentos de embate por direitos.
“Tenho muito orgulho de representar uma categoria tão guerreira, uma categoria batalhadora, uma categoria que não se cala diante de injustiça e que sempre vai à luta. Todo sindicato tem por missão proteger o sentido do trabalho, e o SINJUS existe justamente para defender o sentido de ser servidor do Poder Judiciário: condições dignas, valorização da carreira, respeito, qualidade de vida e uma aposentadoria tranquila. Onde esse sentido for atacado, o SINJUS estará presente”, destacou.
O dirigente ainda destacou a continuidade do trabalho construído coletivamente nos últimos anos e reafirmou o compromisso da nova gestão com a defesa dos direitos da categoria diante dos desafios impostos ao serviço público. Clique aqui e assista ao discurso na íntegra.
A coordenadora-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), Elisângela Paula, também esteve presente e parabenizou os novos dirigentes, relembrando a eleição por aclamação. Para Elisângela, o processo consensual simboliza o reconhecimento da categoria pelo trabalho desenvolvido pela gestão anterior e demonstra confiança na nova direção que assume a entidade em um momento de intensos ataques aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras do serviço público.
“O SINJUS tem um grande poder político em Minas Gerais e nas lutas nacionais. Diante de um cenário de tantas disputas e ameaças de retirada de direitos, é indispensável a existência de sindicatos fortes e de uma base mobilizada e unida para resistir e avançar nas conquistas da categoria”, observou.
Luta integral
Durante a cerimônia, o diretor de Acessibilidade e Inclusão do SINJUS e vereador de Belo Horizonte, Wagner Ferreira, ressaltou que a defesa dos direitos da categoria está diretamente ligada à construção de um serviço público forte, acessível e comprometido com a população.
“Nosso maior compromisso é construir uma luta em defesa do serviço público, baseada na qualidade, na eficiência e no atendimento às populações mais vulneráveis. O Sindicato é esse espaço de consciência coletiva que garante legitimidade às nossas reivindicações quando lutamos por melhores condições de trabalho, salários dignos e valorização profissional para que possamos também prestar um serviço cada vez melhor à sociedade”, afirmou o sindicalistam que também está pré-candidato a deputados estadual.
O novo diretor administrativo do SINJUS, Alexandre Pires, que esteve à frente da coordenação-geral da entidade nos últimos seis anos, destacou que o Sindicato também cumpre um papel estratégico na resistência aos processos de precarização do serviço público e de desvalorização dos trabalhadores.
“O Sindicato é parte de um movimento social, construído por trabalhadores e para trabalhadores. Toda força e toda luta que assumimos enquanto sindicalistas vêm da categoria. Muitas vezes, o Poder Judiciário é atacado e desmoralizado, mas é a organização sindical que garante o reconhecimento da importância do nosso trabalho e possibilita que os avanços aconteçam”, enfatizou o dirigente.
Alexandre também agradeceu pela confiança depositada pela categoria nas gestões anteriores e reforçou que a nova diretoria seguirá atuando de forma firme nas negociações com o Tribunal e na mobilização da base.
Entre as prioridades da gestão 2026-2029 estão a implementação célere das Datas-Bases; o fim das travas na Promoção Vertical; a reabertura da Classe A; a regulamentação da jornada de 8 horas; e o reajuste dos auxílios para servidores da ativa e aposentados. A nova diretoria também pretende retomar as negociações junto ao TJMG pela valorização da carreira, pelo reconhecimento do trabalho desempenhado pela categoria e pela ampliação de direitos históricos das servidoras e dos servidores. Clique aqui e relembre os compromissos da gestão.
Diretoria Colegiada e Conselho Fiscal
Com unidade política, respaldo da categoria e compromisso com a luta sindical, a nova gestão assume o desafio de fortalecer ainda mais o SINJUS como instrumento de resistência, mobilização e conquista para os trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário mineiro. No próximo triênio, estarão à frente das lutas sindicais:
- Felipe Rodrigues e Rodrigues do Carmo, coordenador-geral;
- Fellipe Rocha Tomanini Passaglio, diretor de Assuntos Jurídicos;
- Alex Aguiar de Figueiredo, diretor de Finanças;
- Adriana Gonçalves Mota Teodoro, diretora de Imprensa e Comunicação;
- Alexandre Paulo Pires da Silva, diretor administrativo;
- Patrícia Maria de Oliveira, diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde;
- Alexandre Furtado de Magalhães Gomes, diretor de Formação e Política Sindical;
- Janaína Torres Barbosa, diretora de Aposentados e Pensionistas;
- Wagner de Jesus Ferreira, diretor de Acessibilidade e Inclusão.
As servidoras e os servidores Flávia Maria da Silveira, Fabíola Sandra Ferreira Marcelina, Bruno César Ferreira, Cristiane Sampaio, Robert Wagner França, Alan Carreiro Almeida, Augusto Cesar Chagas dos Santos, Cleonice Amorim de Paula e Barbara de Almeida Braga também assumiram a função de diretores suplentes.
Já no Conselho Fiscal, que fiscaliza a gestão financeira e patrimonial do Sindicato, estão empossados Silvana Alves Simões, Idalmo Constantino da Silva e Gabriel Teófilo Paixão, como titulares, e Sônia Aparecida de Souza, Renato Elias Charchar e Valéria Corrêa de Brito, como conselheiros suplentes.
“É um prazer estar aqui, participando dessa nova etapa do SINJUS. Fui servidora por muitos anos, estou aposentada há 6 anos e tenho certeza de que esse será um período de grandes aprendizados junto do Idalmo e do Gabriel. O Conselho Fiscal está à disposição da diretoria e dos filiados”, afirmou Silvana Simões, eleita 1.ª titular.
Clique aqui e relembre a eleição do Conselho Fiscal.
Encerrada a cerimônia, os convidados participaram de um momento de confraternização e integração, marcado pela celebração da posse e pelo fortalecimento da união entre aqueles que constroem diariamente a luta sindical.
A nova gestão do SINJUS-MG inicia o mandato reafirmando o compromisso com a defesa permanente da categoria, a ampliação do diálogo com a base e a atuação articulada nos cenários estadual e nacional, mantendo a mobilização e a transparência como pilares da atuação sindical.
Clique aqui e confira os registros da noite.
SINDICATO É PRA LUTAR!


