DIREITOS

SINJUS participa do lançamento de novo programa nacional para PCDs

segunda-feira, 27/11/23 14:25 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida em cerimônia de lançamento do Novo Viver Sem Limite, no Palácio do Planalto. Eles estão cumprimentando pessoas com deficiência e exibem documento assinado na ocasião.

O governo federal lançou, na última quinta-feira, dia 23 de novembro, o “Novo Viver sem Limite”, um programa elaborado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) para promover a dignidade e os direitos das pessoas com deficiência. A reunião de lançamento contou com diversos parlamentares e representantes da sociedade civil, que puderam conhecer os quatro eixos principais e cerca de 100 iniciativas do plano. O SINJUS-MG foi representado pela sindicalista Sônia de Souza.

Aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Contudo, esse grupo enfrenta grandes dificuldades no acesso à educação, com uma taxa de analfabetismo cinco vezes superior à da população sem deficiência, além de participação reduzida no mercado de trabalho. Por isso, o plano inaugurado em 2011 sofreu alterações visando à construção de um Brasil mais inclusivo e equitativo.

A política será implementada em quatro eixos de atuação: gestão inclusiva e participativa; combate à violência e ao capacitismo; acessibilidade e tecnologia assistiva; e promoção dos direitos à educação, assistência social, saúde e demais direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Com duração prevista de quatro anos, o plano passará por revisões anuais.

No evento de lançamento, o SINJUS foi representado por Sônia de Souza, que é servidora do TJMG e já foi coordenadora do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS. Para a sindicalista, esse é um marco na história de luta PCD no Brasil e traz esperança para o combate ao capacitismo. 

“Estou bastante otimista em ver mudanças efetivas acontecerem a partir do lançamento desse plano! É urgente que o Estado brasileiro se estruture com profissionais capacitados e que haja recursos específicos às políticas de inclusão e acessibilidade. Sendo uma entre milhares de brasileiros e brasileiras com deficiência, sei o quanto aguardávamos a retomada dessa luta”, afirma. 

O novo plano foi elaborado a partir de audiências públicas abertas ao longo dos últimos meses e prevê uma série de ações sociais, além da criação de políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência. O projeto conta com o apoio de 27 ministérios e com a colaboração de 15 órgãos do Poder Executivo. 

 

“Me sinto honrada em ter participado do lançamento do novo plano Viver Sem Limite do governo federal, representando o NPD do SINJUS! Os servidores com deficiência do TJMG já contam com a atuação firme do Sindicato para a garantia dos seus direitos. Essa luta agora ganhou uma força ainda maior, considerando o que vem pela frente com a implementação do novo plano Viver Sem Limite. Que todos possamos ser protagonistas nessa história!”, destaca Sônia. 

 

 

Acompanhe as notícias do NPD aqui.

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco