RETORNO DAS ATIVIDADES

SINJUS PEDE AO TJ ACESSO AO GRUPO DE TRABALHO DA COVID

quarta-feira, 08/07/20 15:30

Nesta semana, o SINJUS-MG enviou ofícios ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Lemes, e ao superintendente adjunto administrativo, desembargador José Arthur Filho, requerendo o acesso do Sindicato ao grupo de trabalho do Tribunal que discute o Plano de Retomada e Acompanhamento das Atividades Presenciais no Judiciário mineiro. O SINJUS argumenta que pode contribuir para a busca de soluções que garantam a segurança e a saúde dos servidores, sobretudo, agora que está em planejamento a retomada os trabalhos presenciais, ainda sem data definida.

“Apesar de não haver data confirmada para o retorno gradual, a nota divulgada pelo TJMG trouxe apreensão entre os servidores. Por isso, acreditamos que podemos cooperar nas discussões. Neste momento, é importante estabelecer canais de diálogo e resguardar que todas as recomendações das autoridades sanitárias sejam observadas”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O SINJUS está acompanhando de perto todas as sinalizações de retorno das atividades no Judiciário mineiro e fiscalizando as condições de trabalho para quem já está em atendimentos presenciais. Além dos requerimentos ao presidente Gilson Lemes e ao desembargador José Arthur Filho, que é o coordenador do Grupo de Trabalho, os dirigentes do Sindicato têm realizado uma série de reuniões com outros membros do TJMG.

Trabalho presencial na Corregedoria-Geral de Justiça

Corregedor-geral de Justiça, Agostinho Gomes de Azevedo, e a diretora do SINJUS-MG Adriana Teodoro

Na manhã desta quarta-feira, dia 8 de julho, a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Adriana Teodoro, e o advogado do Sindicato, Marcelo Cardoso, se reuniam com o corregedor-geral de Justiça, Agostinho Gomes de Azevedo.

A reunião foi marcada a partir de solicitação de servidores ao SINJUS que estavam preocupados com o sistema de trabalho em vigor na Corregedoria. Segundo Adriana Teodoro, a conversa foi produtiva e o magistrado explicou o sistema de rodízio adotado, ressaltando que estão fora do trabalho presencial aqueles enquadrados no grupo de risco, as grávidas e as lactantes. O corregedor se comprometeu ainda a acompanhar a necessidade de manter ou diminuir a carga horária dos servidores conforme a evolução da doença na capital. “Agostinho Gomes de Azevedo se mostrou aberto ao diálogo, inclusive convidando dois juízes auxiliares para contribuírem com a reunião”, complementa Adriana.

Vale lembrar que na última segunda-feira, dia 6 de julho, o SINJUS também discutiu medidas de prevenção à Covid-19 a serem adotadas em uma sessão de julgamento presencial com o presidente da 18ª Câmara Cível, desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier, e com o futuro presidente da 18ª CACIV, desembargador Lailson Braga Baeta Neves.

Desde a chegada da pandemia em Minas Gerais, o SINJUS requereu uma série de medidas à Administração do Tribunal, sempre no sentido de que a prioridade fosse o regime de teletrabalho e que condições adequadas e seguras fossem garantidas às servidoras e aos servidores que estão no sistema de rodízio (clique aqui e veja as iniciativas do Sindicato).

DENÚNCIAS

O SINJUS está ainda mais vigilante em relação às condições e à estrutura de trabalho dos servidores, principalmente quando se trata das medidas de proteção durante a pandemia de coronavírus. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected] com o assunto “QUARENTENA COM SINJUS”. Sua identidade será preservada.

Convênios

ver mais
Bio Mundo Alimentação Saudável Nova Granada - Caiçaras . Belo Horizonte (31) 2565-4862 - (31) 3654-2003 @biomundobhdelrey 15% ver mais
Hermes Pardini Laboratórios . Diversas cidades (31) 3228-6200 www3.hermespardini.com.br/ Até 30% ver mais
Drogaria Araujo Drogarias / Farmácias . Diversas cidades (31) 3270-5000 https://www.araujo.com.br/ Até 80% ver mais
SESC Minas Gerais Lazer São Franciso . BH (31) 3270 8100 www.sescmg.com.br 20% ver mais
Valéria Saramago Psicologia Carmo Sion . BH (31) 3226 6283 / 99128 4772 50% ver mais
Top