CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

SINJUS QUESTIONA DESCONTO DE APOSENTADO E PENSIONISTA

segunda-feira, 22/02/21 15:38

Após o início da cobrança das novas alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores, o SINJUS-MG realizou um estudo e identificou equívocos graves na aplicação das novas regras da Previdência estadual por parte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), no caso dos aposentados e pensionistas. Para solucionar o problema, o Sindicato enviou, nessa quinta-feira, os ofícios n. 19 e 20/2021 aos presidentes dos órgãos. A solicitação é para que os erros sejam sanados e os prejudicados ressarcidos o mais breve possível.

Foram três os erros identificados pela equipe técnica do SINJUS, juntamente com o advogado e consultor previdenciário do Sindicato, Abelardo Sapucaia, todos com grande impacto nos benefícios. No contracheque de alguns aposentados, o desconto aumentou na casa dos 75%. Em caso ainda mais espantoso, o aumento da contribuição previdenciária mensal de uma pensionista foi superior a 1.000%, ou seja, o valor foi multiplicado em mais de dez vezes.

“Nós identificamos uma série de erros na interpretação da nova legislação que resultaram nesses casos absurdos. E não há muita margem para dupla interpretação. O texto da lei é até bastante claro em relação à forma como deve ser feito o cálculo das contribuições previdenciárias. Por isso, o Sindicato notificou essas ocorrências às presidências do TJMG e do TJMMG para que providências sejam tomadas com celeridade”, afirma do coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Nos ofícios, o SINJUS solicita ainda que os valores descontados indevidamente sejam restituídos aos aposentados e pensionistas filiados com a devida correção monetária do período.

TJMG e TJMMG aplicam três regras de forma discordante com a legislação

O primeiro erro dos órgãos foi na redução, sem amparo legal, da faixa de isenção da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas. Isso pode ter ocorrido porque a Reforma da Previdência – aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no ano passado – até prevê a redução de faixa de isenção do teto do INSS para três salários mínimos. Contudo, a legislação é explícita ao condicionar essa alteração à edição de uma nova lei específica, o que não ocorreu até o momento.

O segundo equívoco dos tribunais é quanto à incidência das alíquotas progressivas. Pela lei, os aposentados e pensionistas têm direito à isenção até o teto do INSS. Somente valores acima desse limite seriam base de cálculo para a contribuição previdenciária progressiva, a partir da menor faixa de 11%. Portanto, a base de contribuição é o resultado do valor do benefício menos a faixa de isenção.

Entretanto, o TJMG e o TJMMG estão considerando todo o benefício no cálculo-base, inclusive a parte que é isenta. Assim, eles já começam aplicando nos valores excedentes a terceira alíquota, de 13%. Isso está em discordância com a lei e aumenta substancialmente o valor retido nos contracheques.

Já o terceiro é decorrente do segundo erro. Ao fazer o cálculo sobre o valor total do benefício e não sobre a base da contribuição previdenciária (valor do benefício menos a faixa de isenção), muitos aposentados estão sendo “empurrados” para a última faixa, com alíquota de 16%.

Nos ofícios enviados ao TJMG e ao TJMG, o SINJUS detalhou todas as inconsistências, deu exemplos e apresentou os pontos da legislação estadual que disciplinam a forma de cálculo das contribuições (clique aqui e veja os casos práticos).

O Sindicato vai seguir atuando nessa demanda e está à disposição para contribuir com a resolução do problema.

Se você é filiado e está com dúvidas ou precisa de orientações, o SINJUS oferece assessoria gratuita com o especialista Dr. Abelardo Sapucaia. Basta enviar um e-mail com os detalhes do seu caso para [email protected].

Live explicou as novas alíquotas previdenciárias

Nessa quinta-feira, dia 18/2, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira, convidaram o consultor previdenciário do Sindicato, Abelardo Sapucaia, para explicar melhor as mudanças ocorridas com a Reforma da Previdência em Minas Gerais. Na transmissão, foram detalhadas as novas alíquotas progressivas e a forma de cálculo. Clique aqui e veja o vídeo.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

LIVE DO SINJUS #3: NOVAS ALÍQUOTAS DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA sexta-feira, 19/02/21 08:48 Confira nossa live que abordou os novos valores das contribuições para o regime de aposentadorias e pensões descontados nos contracheques dos servidores públicos de Minas Gerais. Com a Reforma da Previdência, as alíquotas de contribuição ficaram entre 11% e ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco