#REVOGAA17

SINJUS realiza reunião setorial e ato pelo teletrabalho na sede do TJMG

quarta-feira, 12/04/23 18:57 Em primeiro plano há uma pessoa segurando um cartaz com a mensagem "1º vice, respeite a Comissão do Teletrabalho", ao fundo, estão diversos servidores que participaram do ato público no saguão da sede do TJMG.

Nesta quarta-feira, dia 12 de abril, o SINJUS-MG realizou reunião setorial com as servidoras e os servidores lotados na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para tratar do andamento das demandas da categoria. O encontro foi seguido de um novo ato contra a Portaria n. 17/2023 e em defesa do teletrabalho integral no Judiciário mineiro.

A reunião setorial foi aberta pelo coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que traçou um panorama das negociações com o TJMG acerca das reivindicações dos servidores. Sobre a Data-Base 2022, o dirigente informou que, assim que ocorrer a implementação, prevista para a folha salarial deste mês de abril, o Tribunal se comprometeu a dizer quando e como será o pagamento dos retroativos. O mesmo prazo vale para os retroativos dos quinquênios e para a restituição do IRPF sobre os juros da URV.

“Temos a confirmação de que os duodécimos estão sendo repassados pelo Executivo de forma regular, e que a receita corrente líquida do estado vem superando a expectativa. Por isso, estamos cobrando da Presidência do Tribunal o comprometimento com a rápida quitação integral dos retroativos devidos aos servidores”, afirma Alexandre Pires.

Data-Base 2023 e adequação do Auxílio-Saúde

Durante a reunião, o sindicalista reforçou que a categoria tem duas lutas importantes pela frente. A primeira é referente à Data-Base 2023, cujo indicador usado para a correção deve ser publicado na primeira quinzena de maio.

Para iniciar esse trâmite no TJMG, o SINJUS e os demais sindicatos protocolaram, ainda no início de março, um ofício solicitando que fossem antecipados estudos técnicos com base em estimativas de inflação do período entre maio de 2022 e abril de 2023. Segundo a última atualização da Administração do Tribunal, a demanda já está sendo tratada na Diretoria Executiva de Finanças e Execução Orçamentária (Dirfin).

A outra luta que se aproxima é pela adequação dos valores dos auxílios, principalmente do Auxílio-Saúde, de modo que passem a ser compatíveis com a realidade do mercado e também que não sejam tão desproporcionais em comparação aos que são pagos aos magistrados.

Alexandre Pires

“Uma das grandes vitórias recentes foi a retirada da trava que limitava os reajustes dos auxílios, principalmente do Auxílio-Saúde. Por isso, esse será o foco do Sindicato, uma vez que abrange todos os servidores, ativos e inativos, e que o Tribunal tem a autonomia para fazer a majoração por meio de portaria ou resolução”, ressalta Alexandre Pires.

Em novo ato, servidores marcam posição contra da Portaria n. 17

Em um novo ato público, servidoras e servidores voltaram a demonstrar insatisfação com a Portaria n. 17/2023 da 1ª Vice-Presidência do TJMG, que inviabiliza o teletrabalho integral no âmbito da Superintendência Judiciária (Sejud).

O ato sucedeu a reunião setorial e também aconteceu no hall do edifício-sede, durante a sessão do Órgão Especial. O diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues, fez um histórico da luta, das tentativas de diálogo ignoradas pela 1ª Vice-Presidência, das ações do Sindicato e das reuniões com as presidências de Câmara.

“Nesses encontros, ficou claro que que não são todos os desembargadores que aceitam as regras da Portaria n. 17. Outra constatação é de que a grande maioria dos desembargadores reconhece que houve ganhos de produtividade com o teletrabalho. Por isso, o SINJUS tem buscado meios para avançar nessa batalha”, afirmou Felipe Rodrigues.

Felipe Rodrigues

O dirigente reforçou que o SINJUS aguarda decisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto a três procedimentos de controle administrativo (PCAs) que buscam retirar do cálculo dos 30% de teletrabalho as servidoras e os servidores que fazem parte do grupo prioritário, como gestantes, lactantes e pessoas com deficiência, e conferir a esses servidores o direito ao teletrabalho na modalidade integral.

Outra iniciativa em favor dos servidores em teletrabalho é da Fenajud, que questionou o CNJ sobre a suspensão total do pagamento do Auxílio-Transporte para quem exerce a modalidade em regime parcial. O objetivo é garantir o pagamento do benefício de forma proporcional aos dias trabalhados presencialmente. Além disso, essa mesma consulta ainda busca do Conselho a permissão para que servidores de áreas administrativas, sem atendimento ao público e com todo o trabalho do setor virtualizado possa exercer o teletrabalho sem a limitação percentual de 30%.

Ao final, Alexandre Pires completou que a defesa do teletrabalho é um dever de todos. “A possibilidade do teletrabalho não beneficia somente quem está no regime agora, mas também aqueles que daqui a algum tempo precisem de mais flexibilidade. É um benefício para toda a vida funcional do servidor, seja nos próximos meses, no ano que vem, em 2025, daqui a cinco ou dez anos, enfim. Por isso, é importante incorporar essa modalidade de trabalho no Judiciário mineiro e aprimorá-la cada vez mais”, reforçou.

O SINJUS continuará batalhando para que o teletrabalho seja ampliado e se consolide, considerando os ganhos de produtividade para a Administração Pública e de qualidade de vida para os trabalhadores. Acompanhe as nossas mídias e fique atento às próximas etapas dessa luta.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Live SINJUS #49: Análise do resultado da reunião com o TJ e da PV 2021 quarta-feira, 29/03/23 10:49 Confira a Live do SINJUS que analisou o resultado da reunião com o TJ, realizada no dia 27 de março e o resultado da Promoção Vertical 2021. Participaram da live, o coordenador geral do SINJUS, Alexandre Pires, o diretor ... leia mais
Diretor de Finanças, Felipe Rodrigues junto do Desembargador Pedro Aleixo em reunião em seu gabinete no TJMG. Conteúdo textual: DESEMBARGADORES DO TJMG SE POSICIONAM A FAVOR DA FLEXIBILIDADE NO TELETRABALHO.
#REVOGAA17 DESEMBARGADORES DO TJMG SE POSICIONAM A FAVOR DA FLEXIBILIDADE NO TELETRABALHO quinta-feira, 16/03/23 13:30 Nas últimas semanas, dirigentes do SINJUS-MG vêm se reunindo com os desembargadores e as desembargadoras presidentes de Câmara do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para sensibilizá-los quanto aos retrocessos que a Portaria n. 17/2023 trouxe ao teletrabalho. ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco