SERVIDOR DO TJMG

SINJUS REQUER AO NOVO PRESIDENTE ISONOMIA NA QUITAÇÃO DE FÉRIAS-PRÊMIO DE APOSENTADOS

terça-feira, 09/07/24 17:24 A imagem mostra uma mão segurando um pequeno saco de dinheiro, simbolizado por um cifrão ($) estampado no saco. Ao lado, há um grupo de figuras de madeira, representando pessoas. Em primeiro plano, está uma representação do ofício em uma folha de papel com o logotipo do SINJUS-MG.

Para tentar reverter a situação de injustiça enfrentada por ex-servidoras e ex-servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que tiveram que acionar o Judiciário para tentar receber a indenização de férias-prêmio a que têm direito, o SINJUS-MG requereu ao novo presidente do órgão, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, uma reunião para tratar da demanda. No Ofício n. 34/2024, o Sindicato também reitera o pedido para que o Tribunal retome imediatamente a quitação desse direito aos servidores aposentados, exonerados e demitidos, priorizando aqueles com datas mais antigas de desligamento, independentemente da existência de processos judiciais sobre o tema.

Apesar de a Constituição do Estado de Minas Gerais assegurar aos servidores públicos o direito a férias-prêmio, muitas servidoras e servidores do TJMG se aposentaram ou foram desligados com férias-prêmio vencidas e tiveram os seus requerimentos administrativos solicitando a conversão em pecúnia negados pelo órgão. Desse modo, a esses servidores não restou alternativa a não ser o ajuizamento da ação judicial.

Entretanto, em outubro de 2022, o Órgão Especial do TJMG finalmente reconheceu que as férias-prêmio não gozadas deveriam ser convertidas em indenização financeira para os servidores aposentados, exonerados e demitidos. Assim, após a decisão, o TJ iniciou o pagamento, mas apenas para os servidores que se aposentaram recentemente e que não chegaram a acionar o Judiciário.

“Já em relação aos servidores antigos, que judicializaram a matéria, o TJMG adotou uma postura injusta e de preterição. Nos processos acompanhados pelo SINJUS – mesmo após petições para que a resolução se dê de forma administrativa após a decisão do Órgão Especial de modo a, posteriormente, resultar no encerramento da demanda judicial –, o Tribunal e a Advocacia-Geral do Estado permanecem ignorando o pleito e não respondem à petição, forçando a paralisação do processo. Assim, é muito importante que o novo presidente do TJMG interceda nessa questão”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Vale destacar que o Sindicato já havia requerido providências à gestão anterior, que permaneceu inerte a essa injustiça.

Agora, o SINJUS reitera a solicitação de retomada dos pagamentos das indenizações das férias-prêmio não gozadas obedecendo a ordem dos desligamentos mais antigos para os mais novos, independentemente de processos judiciais. No ofício, é reforçada ainda a necessidade da realização de reunião entre o novo presidente do TJMG, o Sindicato e os ex-servidores afetados com o intuito de discutir os meios para o cumprimento desse direito.

“No discurso de posse e também na primeira reunião com os Sindicatos, a nova gestão do TJMG se colocou aberta ao diálogo. Assim, esperamos que o presidente Corrêa Junior seja sensível a esse pleito legítimo e que acabe com essa distinção de tratamento em relação aos pagamentos de indenizações das férias-prêmios não gozadas pelos aposentados, exonerados e demitidos”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre os desdobramentos dessa reivindicação e quanto a outros assuntos de seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Fotografia diurna do prédio do TJMG.
DIREITO NEGADO SINJUS COBRA ISONOMIA DO TJMG EM PAGAMENTOS DE FÉRIAS-PRÊMIO DE APOSENTADOS terça-feira, 11/06/24 18:28 Em resposta à injustiça enfrentada por muitos servidores que, após anos atendendo à sociedade, ainda não tiveram o direito de indenização de suas férias-prêmio não gozadas respeitado, o SINJUS-MG protocolou o Ofício 27/2024, cobrando isonomia do Tribunal de Justiça ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sucesso Convites da Festa de Fim de Ano já estão esgotados! Lista de espera está aberta sexta-feira, 14/11/25 10:06 A expectativa para a Festa de Fim de Ano está grande! Os convites se ...
Ilustração digital da figura da Justiça, representada como uma mulher vendada segurando uma balança. A imagem é composta por linhas e pontos luminosos em tons de azul, criando um efeito futurista e tecnológico sobre um fundo escuro Câmara dos Deputados Fenajud participará de audiência pública que vai debater a Inteligência Artificial no Sistema de Justiça quinta-feira, 13/11/25 19:36 A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participará, da audiência pública ...
Grupo de pessoas integrantes de uma comitiva posam para foto em uma sala institucional durante visita oficial a autoridades do Paraguai. Todos estão alinhados em pé, formando uma fileira, vestidos de maneira formal, com painel de madeira e brasão ao fundo. Atuação internacional Fenajud integra comitiva em visita à Suprema Corte, ao Congresso e à Presidência do Paraguai quinta-feira, 13/11/25 19:21 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco