ENTENDIMENTO DO CNJ

SINJUS REQUER DO TJMG A EXCLUSÃO DE GRUPO PRIORITÁRIO DO CÁLCULO DE 30% DO TELETRABALHO

terça-feira, 07/02/23 19:06 Montagem digital de uma página de um ofício protocolado do SINJUS-MG sobre fundo vermelho escuro. O documento está em um papel timbrado do Sindicato.

Diante do entendimento de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de que o limite de 30% de servidores em teletrabalho não deve considerar aqueles que fazem parte do grupo prioritário, o SINJUS-MG protocolou ofícios, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nesta terça-feira, dia 7 de fevereiro, solicitando a adequação das regras da Portaria Conjunta n. 1.433/PR/2023.

Desse modo, o Sindicato requer que conste expressamente na norma que gestantes, lactantes, servidores licenciados para acompanhamento de cônjuge, servidores com deficiência ou aqueles que tenham filhos, cônjuge ou dependentes com deficiência não devam entrar no cálculo.

Os ofícios SINJUS n. 9/2023 e 8/2023 foram direcionados ao presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, e à presidenta da Comissão de Gestão do Teletrabalho do TJMG, desembargadora Luiza Divina de Paula Peixoto.

Nos documentos, o Sindicato ressalta que a exclusão do grupo prioritário do percentual de 30% de servidores em teletrabalho é um entendimento do conselheiro do CNJ Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, relator do processo que resultou na Resolução n. 481/2022, e da juíza auxiliar da Presidência do Conselho, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez. Os representantes do CNJ expressaram esse entendimento no último dia 31 de janeiro, durante reunião com dirigentes do SINJUS e da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud).

“Apesar de os magistrados se mostrarem rígidos quanto à ampliação do percentual de servidores no teletrabalho, eles foram categóricos ao afirmar que o grupo de pessoas que já possui prioridade deve ser excluído do cálculo dos 30%. Por isso, estamos cobrando que o TJMG siga esse entendimento”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS e também coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires.

Nos ofícios, o Sindicato reforça ainda que as condições prioritárias para o trabalho remoto já estavam descritas em norma anterior, a Resolução CNJ n. 227/2016, em seu artigo 5º, inciso 2. Também foi registrado que outros tribunais já adotaram esse entendimento em suas regulamentações, como é o caso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Resolução n. 14/2021.

Participe do ato em favor do teletrabalho no TJMG

O SINJUS convoca as servidoras e os servidores para defender o teletrabalho no Judiciário mineiro no ato que será realizado nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, às 13h, no saguão do TJMG. O objetivo é cobrar a abertura de diálogo por parte da Administração do Tribunal e a revogação da Portaria Conjunta n. 17/2023, publicada pela 1ª Vice-Presidência, que trouxe ainda mais restrições para o teletrabalho dos servidores lotados na Superintendência Judiciária (Sejud). Convoque os colegas e participe dessa importante mobilização.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Em primeiro plano há uma imagem simulando um adesivo em tons de azul e amarelo fixado em uma parede texturizada na cor rosa escuro, ele tem o formato de uma hashtag e dentro dele há a mensagem: REVOGA A 17.
#REVOGAA17 DIA 8/2 TEM ATO PÚBLICO EM FAVOR DO TELETRABALHO sexta-feira, 03/02/23 15:40 Diante das restrições apresentadas pela Portaria Conjunta n. 17/2023, que traz duras limitações para o teletrabalho dos servidores da Superintendência Judiciária (Sejud), o SINJUS-MG realizará um ato público no dia 8 de fevereiro, às 13h, no saguão do edifício-sede ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO E BUSCA POR CONHECIMENTO FORAM TEMA DA REUNIÃO DO NAP DESTE MÊS sexta-feira, 17/05/24 16:16 Na atualidade, o empreendedorismo é um tema recorrente em debates e discussões. No entanto, ...
Registro de uma reunião do Conselho de Beneficiários do IPSEMG com a diretoria do hospital, na foto há pessoas diversas sentadas em uma grande mesa de reuniões, elas se dividem em dois grupos que ocupam posições opostas na mesa. Representando o SINJUS-MG está o diretor de Assuntos sociais, Culturais e Saúde, Jonas Araújo, um homem negro, sem barba, com cabelos pretos e curtos, ele veste uma camisa preta. SAÚDE CBI DISCUTE O FUTURO DO IPSEMG COM REPRESENTANTES DO GOVERNO sexta-feira, 17/05/24 14:31 Representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do governo de Minas Gerais e ...
Vista do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com painel luminoso ao fundo. Em primeiro plano, no mezanino, estão os representantes sindicais com cartazes e camisas que contém as palavras de ordem "Data-Base Já!" Ao centro da imagem está o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, ele é branco tem cabelos e barba castanhos escuros, ambos bem curtos, e veste calça jeans escura e camiseta preta. MOBILIZAÇÃO CONTINUA DATA-BASE 2023 É APROVADA, E SINDICATOS VÃO PRA LUTA APÓS DESCUMPRIMENTO DE ACORDO PELO TJ quinta-feira, 16/05/24 18:02 FOTO: Walter Jr. / SINJUS-MG Nesta quinta-feira, dia 16 de maio, o Projeto de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco