REIVINDICAÇÃO

TJ PUBLICA MINUTA SOBRE CONDIÇÕES ESPECIAIS DE TRABALHO PARA PCDs

sexta-feira, 13/05/22 16:45 Silhuetas de duas pessoas em uma mesa de trabalho, de um lado está uma mulher em uma cadeira de rodas, com um computador à frente, do outro está um homem em pé com uma pasta, os dois tocam suas mãos no alto.

FOTO: Depositphotos

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, 13 de maio, no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), a minuta de resolução que regulamenta condições especiais de trabalho para magistrados e servidores com deficiência, necessidades especiais ou doença grave, ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes na mesma condição. Desde janeiro de 2021, o SINJUS-MG, por meio do Núcleo das Pessoas com Deficiência (NPD), vinha cobrando informações sobre o andamento da regulamentação, que atende à Resolução n. 343/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em fevereiro, o Sindicato reiterou o pedido em reunião com a Presidência do Tribunal.

“Essa é uma demanda que atende aos objetivos do NPD, de garantir políticas inclusivas e de proteção dos direitos da pessoa com deficiência no Judiciário mineiro. Agora as condições especiais de trabalho deixam de ser concessão e passam a ser um direito. É mais um avanço na nossa luta”, explica a coordenadora do NPD, Adriana Teodoro.

Requisitos

Segundo a minuta de Resolução, a condição especial de trabalho poderá ser requerida em uma ou mais das seguintes modalidades e não importará em compensação laboral posterior ou em prejuízo da remuneração.

  • I – designação provisória para atividade fora da unidade de lotação do servidor, de modo a aproximá-lo do local de residência do filho ou do dependente legal com deficiência, assim como do local onde são prestados a si ou aos seus dependentes serviços médicos, terapias multidisciplinares e atividades pedagógicas;
  • II – concessão de jornada especial, nos termos da Lei estadual nº 9.401, de 18 de dezembro de 1986;
  • III – exercício da atividade em regime de teletrabalho, sem acréscimo de produtividade.

Além disso, a concessão da jornada especial autoriza ao servidor público o cumprimento de 20 horas semanais de atividades laborais, desde que atenda aos requisitos postos na resolução.

A minuta de resolução contempla ainda a possibilidade de concessão da jornada especial para os demais servidores mediante apresentação de laudo técnico ou equipe multidisciplinar a ser homologado pela equipe oficial de saúde do TJMG.

Como solicitar

Para requerer o benefício, o servidor deverá solicitar à Presidência do Tribunal de Justiça autorização para o exercício de suas funções em condições especiais mediante formulário próprio disposto no SEI que deverá ser instruído, inicialmente, com:

  • I – relatório especificando os benefícios que a inclusão do magistrado ou do servidor em condição especial de trabalho trará para si ou para o filho ou o dependente legal com deficiência, necessidade especial ou doença grave;
  • II – laudo técnico que ateste a gravidade da doença ou a deficiência que fundamenta o pedido e que informe:

se a localidade onde reside ou passará a residir o paciente, conforme o caso, é agravante de seu estado de saúde ou prejudicial à sua recuperação ou ao seu desenvolvimento;

se, na localidade de lotação do magistrado ou do servidor, há ou não tratamento ou estrutura adequados;

se a manutenção ou mudança de domicílio pleiteada terá caráter temporário e, em caso positivo, a época de nova avaliação médica.

A minuta ainda prevê que a manutenção da condição especial está condicionada à apresentação anual de laudo médico que ateste a permanência da situação que deu ensejo a sua concessão e será deferida, em regra, por seis meses. O TJMG, pode, contudo, definir periodicidade inferior. O benefício pode ser renovado sucessivamente, mediante requerimento, por iguais períodos.

Vale destacar que o documento ainda é uma minuta. Desse modo, será necessário aguardar a publicação da resolução definitiva por parte do TJMG para que os interessados possam entrar com requerimentos.

As filiadas e os filiados que precisarem de orientação podem entrar em contato com a Assessoria Jurídica do SINJUS pelo e-mail [email protected].

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

#ImagemAcessível: Foto de uma mulher deficiente visual (mulher de pele clara, cabelos pretos e presos em um rabo de cavalo, usando blusa azul e fone de ouvidos no pescoço) utilizando um computador adaptado.
INCLUSÃO TJMG FACILITA ACESSO DE DEFICIENTES VISUAIS AO SEI sexta-feira, 01/04/22 16:10 Foto: Depositphotos O Tribunal de Justiça de Minas Gerais adotou, como um de seus métodos para a formação da equipe de trabalho, vídeos de treinamento para movimentação de processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) voltados para pessoas portadoras de deficiência visual. O SEI permite a ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem título: Deputados estaduais mineiros que votaram a favor da Reforma da Previdência. Lembre-se deles #3. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Alencar da Silveira Jr. (PDT), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Bartô (Novo), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Bosco (Avante), Braulio Braz (PTB), Bruno Engler (PRTB), Carlos Henrique (Republicanos), Carlos Pimenta (PDT), Celise Laviola (MDB), Charles Santos (Republicanos), Coronel Henrique (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cássio Soares (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Doutor Paulo (Patriota), Doutor Wilson Batista (PSD), Duarte Bechir (PSD), Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Gil Pereira (PSD), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo), Gustavo Mitre (PSC), Gustavo Santana (PL), Gustavo Valadares (PSDB), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Ione Pinheiro (DEM), João Magalhães (MDB), João Vítor Xavier (Cidadania), Laura Serrano (Novo), Leandro Genaro (PSD), Leonídio Bouças (MDB), Léo Portela (PL), Mário Henrique Caixa (PV), Neilando Pimenta (Podemos), Noraldino Júnior (PSC), Professor Irineu (PSL), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Raul Belém (PSC), Repórter Rafael Martins (PSD), Roberto Andrade (Avante), Rosângela Reis (Podemos), Sargento Rodrigues (PTB), Sávio Souza Cruz (MDB), Tadeu Martins Leite (MDB), Tito Torres (PSDB), Zé Guilherme (PP), Zé Reis (Podemos). “SE VOTOU, NÃO VOLTA” NÃO SE ESQUEÇA DE QUEM PREJUDICOU SUA APOSENTADORIA sexta-feira, 23/09/22 18:23 Há exatos dois anos, o então governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), retirava direitos ...
dirigentes e profissionais de comunicação de sindicatos filiados à Fenajud (homens e mulheres) posam para foto. FENAJUD ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DEBATE FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO SINDICAL sexta-feira, 23/09/22 17:26 Foto: fenajud No último dia 16 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores do ...
Representação de redes sociais e aplicativos interconectados, abaixo desta imagem há o texto "Conversa com o candidato". Em destaque está a foto do candidato Carlos Viana, um homem branco com cabelos curtos e grisalhos. Conteúdo textual: AO VIVO - “Conversa com o Candidato” recebe Carlos Viana na 2ªf., 26/9, às 10h. AO VIVO “CONVERSA COM O CANDIDATO” RECEBE CARLOS VIANA NA 2ªF., 26/9, ÀS 9H sexta-feira, 23/09/22 12:43 O candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL), Carlos Viana, é ...
Top Fale conosco