TJMG apresenta projeto de ampliação da Sede

quinta-feira, 28/01/21 09:31

O projeto de ampliação da Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na capital mineira, foi apresentado ao presidente, desembargador Gilson Soares Lemes, pelo diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial, Marcelo Junqueira, e pela arquiteta Natália Moraes, nesta quarta-feira (27/1).

Os trabalhos foram acompanhados pelo superintendente de Gestão Predial, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, e pelo juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos. A partir do que ficou decidido, o escritório de arquitetura já selecionado desenvolverá projetos complementares pormenorizados.

O presidente Gilson Lemes enfatizou a relevância da reunião, por permitir examinar em detalhes o projeto da construção de duas novas edificações anexas ao Edifício Sede: a torre Norte, que vai contemplar os plenários, o Órgão Especial e a área destinada ao Tribunal Pleno; e a torre Sul, que receberá as secretarias das câmaras e os serviços administrativos.

“É um projeto muito grande, que começa a ser executado agora. A empresa tem 720 dias para entregar o projeto. Hoje analisamos todos os pontos onde ainda existe alguma polêmica, para resolver essas questões, e teremos no futuro duas belíssimas torres, ao lado do prédio existente. Assim, magistrados e servidores, todos estaremos no mesmo espaço”, disse.

O presidente agradeceu aos envolvidos, nas pessoas do superintendente Octavio Boccalini, do juiz auxiliar Jair Francisco dos Santos e do responsável pela Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Marcelo Junqueira, e parabenizou-os pelo trabalho. “Eles estão buscando dar mais espaço e conforto para todos os servidores e magistrados”, destacou.

O desembargador Gilson Soares Lemes defendeu, ainda, que a proposta representa economia com locação de imóveis. “Pretendemos, com a construção das torres, que a integralidade dos setores esteja alocada nas novas edificações, de forma que, depois da construção, o Tribunal deixe de gastar com aluguéis. É um olhar para o futuro, com instalações modernas e confortáveis para as equipes do Judiciário”, enfatiza.

O engenheiro Marcelo Junqueira explica que o projeto foi aprovado e a regularização junto à Prefeitura de Belo Horizonte, à Câmara e a outros órgãos municipais e ambientais, concluída. Além disso, já foi contratada a empresa que desenvolverá os projetos complementares – elétrico, hidráulico, de telecomunicações, estrutural.

“Cumprida essa exigência por parte da Urbana Arquitetura, teremos condições de lançar o edital de licitação na praça, a fim de efetivamente contratar construtoras para iniciar as obras. Atualmente, estamos na etapa de começar os projetos complementares, já demos ordem para isso na segunda-feira passada (18/1)”, frisou.

Os próximos passos dependem do escritório de arquitetura. “O prazo para apresentar o projeto, com as especificações técnicas e o orçamento, pelo planejamento da Dengep, é de dois anos. Mas há possibilidade de antecipação dessa previsão. Logo que a gente finalize essa fase, estaremos aptos a pedir a licitação das obras”, declarou.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom/TJMG

Últimas notícias

ver mais
A imagem reúne dois registros da confraternização do NAP e do NPD do SINJUS, em um ambiente descontraído, com pessoas sorrindo e interagindo em mesas. Na parte superior, o diretor Alex Aguiar cumprimenta duas filiadas com um abraço amistoso. Na parte inferior, a diretora Janaína Torres aparece ao lado de duas filiadas, todas sorridentes e segurando lembranças do evento. CONFRATERNIZAÇÃO NAP E NPD CELEBRAM ANO DE AVANÇOS E CONQUISTAS segunda-feira, 15/12/25 16:12 Em clima de amizade, companheirismo e gratidão, no dia 12 de dezembro, o Núcleo ...
A imagem mostra uma sala de aula com uma professora segurando um tablet e sorrindo enquanto conversa com alunos sentados à mesa. Sobre a mesa, há bandeirinhas do Brasil e da França, cadernos e xícaras. Ao fundo, um quadro-negro com anotações em francês. O texto na imagem diz: “Aprenda francês com condições especiais com o novo convênio do SINJUS”. Abaixo, o logotipo da Aliança Francesa de Belo Horizonte e a marca do SINJUS-MG. Benefício exclusivo Aprenda francês com condições especiais com o novo convênio do SINJUS segunda-feira, 15/12/25 12:24 Que tal aprender francês em uma escola reconhecida em todo o país? O novo ...
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco