TJMG e Feapaes-MG firmam parceria para ampliar programa de inclusão
quarta-feira, 03/09/25 17:31
Visando ampliar a inclusão de pessoas com síndrome de Down ou outra deficiência intelectual trabalhando em suas unidades, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) firmou, na terça-feira (2/9), com a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), um contrato de prestação de serviço para viabilizar esse objetivo.
Atualmente, o TJMG mantém o programa “Amigo Down”, em que 13 colaboradores oriundos de um convênio com o Instituto Mano Down, firmado em 2023, atuam em seis unidades do Judiciário estadual, em Belo Horizonte. A partir do contrato com a Feapaes, outros 46 colaboradores com síndrome de Down ou outra deficiência intelectual deverão atuar nas dependências da Corte mineira em 23 cidades do interior do Estado.
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, expressou alegria e satisfação com a assinatura do contrato com a Feapaes, destacando a responsabilidade social da Corte mineira, que possui diversos projetos nesse âmbito.
“Este é um momento de grande alegria, honra e satisfação para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Nós temos a plena consciência de que ao Poder Judiciário cabe a nobre missão de dar o direito a cada um, de julgar processos, de dirimir conflitos, de buscar a segurança jurídica e a paz social. Mas a nossa missão não pode se resumir ao trabalho nos processos, pois temos um compromisso social com a população.”
“Compreende que a atuar no âmbito da sustentabilidade vai muito além do relacionamento do ser humano com o meio ambiente; abrange também o relacionamento do ser humano com seu semelhante e o compromisso de buscar uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou o presidente.
O presidente citou programas sociais do TJMG, entre eles o Programa de Formação Continuada Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil, que atende mais de 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O programa “Amigo Down” foi criado durante a presidência do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, no biênio 2022-2024.
Atual superintendente de Projetos Artísticos e Culturais, o desembargador José Arthur Filho destacou a transformação propiciada pela parceria com o Instituto Mano Down.
“Durante minha gestão à frente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, tivemos a honra de implantar, em parceria com o Instituto Mano Down, o programa ‘Amigo Down’, iniciativa que trouxe para o Judiciário mineiro uma vivência transformadora de inclusão, respeito e valorização da diversidade. Hoje, é motivo de especial satisfação constatar que este projeto não apenas se preserva, mas se engrandece.”
Segundo a presidente da Feapaes-MG, Gláucia Aparecida Costa Boaretto, o contrato firmado com o TJMG serve de exemplo e inspiração para todo o Poder Público:
“É um momento de muita emoção, de grandeza. É impossível mensurar o passo que o Judiciário dá neste momento. Para abrir portas ao invisível, é preciso homens de boa vontade, que acreditam no próximo e que criam oportunidade para essas pessoas que, muitas vezes, estão à margem da sociedade. É um exemplo para todo o Poder Público.”
Dispositivo de honra
Compuseram o dispositivo de honra o presidente Corrêa Junior; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna; o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o ex-presidente e superintendente de Projetos Artísticos e Culturais, desembargador José Arthur Filho; e a presidente da Feapaes-MG, Gláucia Aparecida Costa Boaretto.
Também estiveram presentes na solenidade os colaboradores Davidson Felix Vieira Júnior (Dedé) e Anália Alves Meira, que atuam no Edifício-Sede do TJMG por meio da parceria com o Instituto Mano Down.
Fonte: TJMG