EDITAL 1/2022

TJMG HOMOLOGA CONCURSO PÚBLICO APÓS INTENSA LUTA SINDICAL

sexta-feira, 30/08/24 16:33

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou na edição desta sexta-feira, 30 de agosto, do Diário do Judiciário eletrônico (DJe), a homologação do concurso público regido pelo Edital 1/2022, que tinha sido apreciada no Órgão Especial (OE) na quarta-feira, 28 de agosto. Esse avanço significativo só foi possível graças à incansável luta dos Sindicatos, SINJUS-MG, Serjusmig e Sindojus/MG.

Foram dois anos de impasses, intervenções judiciais e negociações. O concurso, que teve as provas realizadas em dezembro de 2022, ficou paralisado por quase dois anos devido a um impasse relacionado à classificação dos candidatos. O problema surgiu com a implementação de cotas para negros e pessoas com deficiência, que, segundo alguns candidatos, não estavam sendo respeitadas de forma justa. 

Em agosto de 2023, após um conjunto de candidatos solicitar a anulação do edital de retificação que alterava a lista de classificação, a disputa se intensificou. O SINJUS-MG, juntamente com as outras entidades, apresentou um conjunto de alternativas para manter o concurso em andamento, evitando sua anulação, que seria um grande prejuízo para todos os envolvidos.

O impasse acabou resultando na abertura de novo Procedimentos de Controle Administrativo (PCA) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contestando a distribuição das vagas e a classificação dos candidatos. Em fevereiro de 2024, representantes das entidades participaram de uma audiência de conciliação no CNJ e apresentaram uma proposta para o problema. A solução sugerida foi a adoção do critério de regionalização com base na ordem alfabética das comarcas para definir as vagas destinadas às cotas.

A proposta foi bem recebida pelo CNJ e pelo TJMG, culminando em um acordo para a homologação parcial do concurso. No entanto, a espera pela homologação ainda se estendeu por meses, gerando consequências.

“A homologação marca o fim de um período que afetou não apenas os candidatos aprovados, mas também os servidores do TJMG, que sofreram com a sobrecarga de trabalho em meio ao déficit de pessoal. Agora, com o concurso homologado, a luta continua para que os novos servidores sejam nomeados”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

O SINJUS-MG vai continuar acompanhando de perto as etapas seguintes, garantindo que as nomeações ocorram de forma ágil e justa. 

“A luta sindical mostrou, mais uma vez, a importância da união dos trabalhadores. A solução apresentada pelos Sindicatos não só faz justiça aos candidatos que dedicaram tanto tempo e esforço, mas também contribui para a melhoria das condições de trabalho no Judiciário mineiro e para a eficiência na prestação jurisdicional à sociedade”, afirma Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS.

Acompanhe as próximas etapas do processo e outras notícias de interesse nas mídias do SINJUS-MG. 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra dois homens de terno conversando sentados em poltronas pretas em um escritório. Sobre a mesa à frente, há pilhas de livros e copos de água. Na parte superior da imagem lê-se “Igualdade Racial”. IGUALDADE RACIAL Fenajud enfatiza pauta antirracista no Poder Judiciário junto ao Executivo e Legislativo quarta-feira, 20/08/25 19:11 Uma série de agendas institucionais, com o objetivo de ampliar o debate sobre a ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala iluminada, com diversos integrantes do NAP sentadas em cadeiras organizadas em fileiras. A maioria mantém os olhos fechados e postura relaxada, participando de uma prática de respiração consciente. No topo da imagem, aparece o título: “NAP promove encontro sobre respiração consciente e qualidade de vida”. BEM-ESTAR NAP PROMOVE ENCONTRO SOBRE RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E QUALIDADE DE VIDA quarta-feira, 20/08/25 17:45 Em busca de ampliar os conhecimentos e promover o bem-estar dos seus integrantes, o ...
Imagem Acessível: A imagem mostra a foto do prédio do TJMG vista de baixo para cima, com a logomarca “Promoção Vertical PV 2023” em destaque na fachada. Sobre a imagem, está escrito: “TJMG anuncia novas vagas na PV 2023, mas SINJUS considera número insuficiente e seguirá na luta”. CARREIRA DO SERVIDOR TJMG ANUNCIA NOVAS VAGAS NA PV 2023, MAS NÚMERO É INSUFICIENTE E SINJUS SEGUIRÁ NA LUTA quarta-feira, 20/08/25 12:59 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco