ALERTA

TJMG SUSPENDE EXPEDIENTE EM COMARCAS NA ONDA ROXA

quinta-feira, 04/03/21 08:05

Diante da evolução da pandemia da Covid-19 no Estado, que resultou na decisão do governo de Minas Gerais de criar a onda roxa – a mais restritiva do “Plano Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Portaria Conjunta nº 1.148/PR/2021, determina a suspensão do expediente forense das comarcas incluídas neste novo grau de risco a partir desta sexta-feira, 5 de março.

Com a medida anunciada pelo governador Romeu Zema, duas regiões de Minas: o Triângulo Norte e Noroeste, passarão para a onda roxa. Entre as cidades atingidas estão Monte Carmelo, Uberlândia, Araguari e Patrocínio, situadas no Triângulo Norte, e Patos de Minas e Unaí, no Noroeste do Estado.

Em razão da suspensão do expediente, os prazos processuais serão restituídos por tempo igual ao que faltava para sua complementação, no primeiro dia útil seguinte ao término do período de suspensão.

Conforme a referida Portaria, durante a suspensão do expediente o plantão funcionará apenas nas comarcas-sede da microrregião, devendo ser afixado, nas demais comarcas, quadro informativo contendo os telefones dos juízes de direito e dos servidores plantonistas, para contato em caso de necessidade.

A atualização da lista, com as comarcas que integram o rol de municípios classificados como “ Grau de Risco Verde e Amarelo” e “Grau de Risco vermelho”, será divulgada em Portaria a ser disponibilizada no Diário Judicial Eletrônico (DJe) nesta quinta-feira, 4 de março.

Belo Horizonte

As taxas de ocupação de leitos de UTI específicos para a Covid-19 continuam em nível de alerta na capital mineira. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na quarta-feira, 3 de março, o índice está em 75%. A taxa se manteve em vermelho e pelo quarto balanço seguido ficou acima dos 70%, que é considerado crítico pela escala de risco. O número médio de transmissão por infectado (RT) também continua em estado de alerta máximo. O índice está no nível vermelho, em 1,20. Essa é a maior taxa de transmissão por infectados desde maio. Há uma semana, esse índice estava em 0,94, no patamar verde de risco. Já a taxa de ocupação de leitos de enfermaria está em 59,4%, em nível amarelo.

A Prefeitura informou que, por enquanto, vai manter o funcionamento da cidade do jeito que está, ou seja, o funcionamento do comércio não sofrerá mudanças. Porém, caso os indicadores não melhorem na próxima semana, novas restrições podem acontecer. Apesar de manter o funcionamento das atividades, as fiscalizações serão reforçadas em Belo Horizonte.

Esse cenário na capital preocupa o SINJUS-MG. O Sindicato tem acompanhado de perto as medidas de segurança para proteger a saúde das servidoras e dos servidores durante a pandemia. Além de monitorar os registros de casos e mortes pela doença no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), a entidade continua cobrando o mediato retorno das servidoras e dos servidores ao regime de teletrabalho.

No entendimento do SINJUS essa seria a medida ideal para preservar a saúde da categoria. Desde dezembro, a entidade tem solicitado que o TJMG e o TJMMG atendam à solicitação, retornando com o formato realizado durante o Plantão Extraordinário. Essa, assim como outras reivindicações anteriores, têm o objetivo de minimizar os riscos para os servidores e demais trabalhadores da cidade.

Denúncias 

Os servidores que tiverem conhecimento de alguma situação irregular em relação às condições e à estrutura de trabalho durante este período podem e devem denunciar. Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

Fonte: SINJUS-MG com informações da Ascom/TJMG

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco