INCLUSÃO E CULTURA

VENHA COM O NPD DO SINJUS PARTICIPAR DO 4º FESTIVAL ACESSA BH PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

segunda-feira, 09/09/24 18:52 Arte de divulgação com fundo roxo destacando o tema "Inclusão e Cultura". No centro da imagem, há uma ilustração de uma pessoa em uma cadeira de rodas sorrindo e acenando. Ao redor, em círculos conectados por uma linha pontilhada, estão ícones de diferentes atividades culturais: um palco com cortinas, máscaras de teatro, e uma dançarina. No canto superior direito, o logo do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG.

O Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG convida todos os filiados e as filiadas a participarem das atividades do 4º Festival Acessa BH, um festival gratuito e multicultural voltado para a arte e cultura DEF. Para incentivar a participação, o NPD vai organizar grupos para acompanhar dois espetáculos especiais da programação: a peça teatral “Ilíada de Homero Cantos I e XX”, no dia 14 de setembro, e o show “LivreMente, A Corda em Si”, no dia 20 de setembro. Preencha o formulário no final desta página e garanta a sua vaga.

Para essas duas atividades, o SINJUS vai disponibilizar transporte da sua sede até o local dos espetáculos, além de uma equipe de apoio para acompanhar as filiadas e os filiados. Desse modo, os interessados deverão se deslocar por conta própria até a sede do (Av. João Pinheiro, número 39, sobreloja, bairro Centro, Belo Horizonte). A concentração dos grupos será às 19h15, e a saída para as atividades será às 19h30.

“Ambos os eventos são uma oportunidade muito importante para prestigiar o talento de artistas com deficiência ou de destaque no cenário nacional e também de valorizar iniciativas que promovem a inclusão e a diversidade em nossa sociedade. Estamos muito empolgados e convidamos a todos para participar junto com o SINJUS desses espetáculos imperdíveis que ajudam a celebrar o Setembro Verde, o Mês da Pessoa com Deficiência”, convoca o coordenador do NDP e diretor de Finanças do SINJUS, Alex Aguiar.

Sobre os espetáculos

Os dois espetáculos serão realizados em locais acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e vão ter comunicação em Libras para pessoas com deficiência auditiva e audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Os eventos também são adaptados para pessoas com deficiência intelectual, e a classificação etária é de 12 anos.

Teatro: Ilíada de Homero Cantos I e XX

Em uma interpretação contemporânea da obra clássica “Ilíada” de Homero, os atores Daniel Dantas e Letícia Sabatella dão vida a dois momentos cruciais da Guerra de Troia. Sob a direção de Octavio Camargo, o Canto I, interpretado por Dantas, explora o conflito interno entre os gregos e suas motivações iniciais, enquanto o Canto XX, apresentado por Sabatella, traz o retorno triunfal do herói Aquiles ao campo de batalha.

Essa montagem é uma produção da Cia Ilíadahomero de Teatro, fundada em 1999 no Paraná, com o objetivo de encenar integralmente as obras de Homero e outras peças literárias de relevância universal. Ao longo de seus 25 anos, a companhia tem levado os cantos homéricos para diversos espaços no Brasil e a países como Portugal, Grécia e Alemanha, promovendo a cultura clássica de forma inclusiva e acessível.

A apresentação será realizada no Centro Cultural Unimed-BH Minas, no dia 14 de setembro, às 20h, seguida de um bate-papo com o público.

A imagem contém cinco ícones de acessibilidade, representando: Acessibilidade para cadeirantes (ícone de uma pessoa em cadeira de rodas em movimento). Acessibilidade em Libras (ícone de uma mão aberta e uma mão em "L"). Audiodescrição (ícone de "AD" com ondas de som). Acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual (símbolo de um laço infinito). Classificação indicativa de 12 anos (ícone com o número 12 em um fundo amarelo).

Música: LivreMente / A Corda em Si

O show “LivreMente / A Corda em Si” propõe uma experiência sensorial única pois o espetáculo é realizado na total escuridão, convidando o público a mergulhar na imaginação. O duo musical é formado por Mateus Costa (contrabaixista, compositor e arranjador) e Fernanda Rosa (cantora e compositora), ambos com deficiência visual.

Com a plateia de olhos vendados, cada movimento dos músicos no palco é acompanhado por audiodescrição, criando um ambiente acessível e inclusivo. A performance, marcada pela sonoridade intimista do contrabaixo acústico e da voz, passeia pela MPB contemporânea, oferecendo uma nova perspectiva sobre a música e a percepção sensorial.

O duo, que estreou em 2009 em Florianópolis, já lançou três álbuns, sendo o mais recente o DVD “LivreMente – Cego” (2018), e prepara o próximo trabalho, “As paredes têm ouvidos”. Venha viver uma experiência que transcende o som e o espaço, num espetáculo onde a imaginação é a protagonista. O show será no dia 20 de setembro, às 20h, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium.

A imagem contém cinco ícones de acessibilidade, representando: Acessibilidade para cadeirantes (ícone de uma pessoa em cadeira de rodas em movimento). Acessibilidade em Libras (ícone de uma mão aberta e uma mão em "L"). Audiodescrição (ícone de "AD" com ondas de som). Acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual (símbolo de um laço infinito). Classificação indicativa de 12 anos (ícone com o número 12 em um fundo amarelo).

Garanta a sua vaga!

Preencha o formulário abaixo e venha participar conosco dessas duas atividades. Aproveite e clique aqui para ficar por dentro da programação completa do 4º Festival Acessa BH, pois há atrações para todo o tipo de gosto.

Esta é uma excelente oportunidade para promover a inclusão, apoiar artistas com deficiência e desfrutar de eventos culturais de alta qualidade. Inscreva-se agora e garanta sua vaga!

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco