ARTIGO

VOTAR EM QUEM VOCÊ TEM CONDIÇÕES DE PRESSIONAR

segunda-feira, 06/12/21 17:03 fundo branco e em destaque urna eletrônica eleitoral com a bandeira do Brasil na tela.

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Por Marcos Verlaine*

É urgente começar. Vamos falar e debater sobre as eleições legislativas. Nunca, desde a redemocratização, a partir de 1985, as eleições brasileiras foram tão aguardadas e geraram tantas e sôfregas expectativas. Claro, não é para menos.

Só que dessa vez, o foco não pode nem tampouco deve ser apenas em relação às eleições majoritárias — presidente, governadores e senadores —, com ênfase, como normalmente ocorre, na disputa presidencial.

É preciso, mais que nunca, prestar atenção nas eleições proporcionais — de deputados federais e estaduais.

Porque o centro do poder político não está mais, isoladamente, com o Poder Executivo, seja o federal ou os estaduais. Os poderes legislativos empalmam mais e maiores poderes e prerrogativas.

O Congresso Nacional e as assembleias estaduais desempenham papéis relevantíssimos, que não podem ser ignorados ou secundarizados, como normalmente tem ocorrido ao longo dos anos.

É preciso mudar o perfil neoliberal-conservador do Congresso Nacional. No caso do Legislativo federal atual, parte dessa maioria resvala perigosamente para o reacionarismo e o neofascismo.

É preciso mais que eleger um presidente da República comprometido com o País. É preciso eleger um Congresso majoritariamente alinhado com os interesses do País e do povo pobre brasileiro.

Conceito relativamente simples

Nesse debate sobre as eleições para o Congresso e as assembleias legislativas (estaduais) é preciso desenvolver um conceito, que pode ser relativamente simples: “votar em quem você tem condições de pressionar”. Porque vai te ouvir com seriedade e comprometimento.

Não se deve votar em quem depois vai virar as costas para o trabalhador, por absoluta incompatibilidade de pensamento político-econômico-ideológico. É isso que está em questão.

Esse conceito é relativamente simples, mas não é simplista, pois não se trata de votar por afinidades religiosas, por amiguismo, compadrio ou outras aproximações e simpatias que extrapolam os conceitos da política.

“Votar em quem você tem condições de pressionar” é votar naqueles e naquelas que defendem, genuinamente, isto é, defendem na prática, a maioria da população, pois o critério da verdade é a prática, e não retóricas e proselitismos vazios.

Os movimentos sindical e sociais, para variar, estão atrasados nesse quesito. Isto é, nesse debate político-eleitoral legislativo. É preciso desde já iniciar esse debate sobre as eleições para o Congresso e as assembleias legislativas.

Não adianta derrotar o atual governo entreguista, anti-povo, antitrabalhador, anti-Brasil e eleger maioria parlamentar com estas características. Assim, o trabalho fica pela metade. Mais do que derrotar Bolsonaro e isolar o bolsonarismo, é preciso eleger deputados (estaduais e federais) e senadores comprometidos com uma agenda brasileira.

O que significa “uma agenda brasileira”?

Significa uma agenda de desenvolvimento, que resgate o conceito de trabalho e renda dignas. Não o de Bolsonaro, que “é melhor trabalho sem direitos, do que direitos sem trabalho”. Isso é a indignidade bolsonarista.

A agenda de desenvolvimento deve abarcar a questão da industrialização em todas as esferas da economia, pois isso é que fará o País crescer, se desenvolver e gerar trabalho e renda dignas. O Brasil está deveras atrasado nisso.

A agenda de desenvolvimento deve trilhar matriz econômica completamente diversa da atual. Nesse sentido, recomenda-se a leitura atenta deste importante artigo do economista e jornalista José Carlos Assis: Uma matriz legal contra a crise.

Esta leitura é mais que relevante. É esclarecedora.

Finalmente, para entender a relevância das eleições legislativas de 2022 é preciso entender a agenda legislativa em questão. Para isso, recomenda-se a leitura atenta do relevante artigo do arguto assessor do DIAP Neuriberg Dias: Nova Agenda Trabalhista pós-pandemia da covid-19.

(*) Jornalista, analista político e assessor parlamentar licenciado do Diap

Fonte: Diap

 

Notícias relacionadas

arte com uma bola de demolição (ou bola rompedora) quebrando uma parede em que está a bandeira do Estado de Minas Gereis. Na bola está escrito a sigla RRF, em referência ao Regime de Recuperação Fiscal.
AMEAÇA ZEMA ESCONDE CONTAS E TENTA FORÇAR A ADESÃO DE MINAS AO RRF quinta-feira, 02/12/21 16:04 Desde que assumiu o governo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) tenta repassar empresas públicas para o controle privado e promover reformas que fragilizam os serviços públicos à disposição dos cidadãos. Um dos principais instrumentos nessa estratégia é o ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de aula com uma professora segurando um tablet e sorrindo enquanto conversa com alunos sentados à mesa. Sobre a mesa, há bandeirinhas do Brasil e da França, cadernos e xícaras. Ao fundo, um quadro-negro com anotações em francês. O texto na imagem diz: “Aprenda francês com condições especiais com o novo convênio do SINJUS”. Abaixo, o logotipo da Aliança Francesa de Belo Horizonte e a marca do SINJUS-MG. Benefício exclusivo Aprenda francês com condições especiais com o novo convênio do SINJUS segunda-feira, 15/12/25 12:24 Que tal aprender francês em uma escola reconhecida em todo o país? O novo ...
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco