ARTIGO

VOTAR EM QUEM VOCÊ TEM CONDIÇÕES DE PRESSIONAR

segunda-feira, 06/12/21 17:03 fundo branco e em destaque urna eletrônica eleitoral com a bandeira do Brasil na tela.

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Por Marcos Verlaine*

É urgente começar. Vamos falar e debater sobre as eleições legislativas. Nunca, desde a redemocratização, a partir de 1985, as eleições brasileiras foram tão aguardadas e geraram tantas e sôfregas expectativas. Claro, não é para menos.

Só que dessa vez, o foco não pode nem tampouco deve ser apenas em relação às eleições majoritárias — presidente, governadores e senadores —, com ênfase, como normalmente ocorre, na disputa presidencial.

É preciso, mais que nunca, prestar atenção nas eleições proporcionais — de deputados federais e estaduais.

Porque o centro do poder político não está mais, isoladamente, com o Poder Executivo, seja o federal ou os estaduais. Os poderes legislativos empalmam mais e maiores poderes e prerrogativas.

O Congresso Nacional e as assembleias estaduais desempenham papéis relevantíssimos, que não podem ser ignorados ou secundarizados, como normalmente tem ocorrido ao longo dos anos.

É preciso mudar o perfil neoliberal-conservador do Congresso Nacional. No caso do Legislativo federal atual, parte dessa maioria resvala perigosamente para o reacionarismo e o neofascismo.

É preciso mais que eleger um presidente da República comprometido com o País. É preciso eleger um Congresso majoritariamente alinhado com os interesses do País e do povo pobre brasileiro.

Conceito relativamente simples

Nesse debate sobre as eleições para o Congresso e as assembleias legislativas (estaduais) é preciso desenvolver um conceito, que pode ser relativamente simples: “votar em quem você tem condições de pressionar”. Porque vai te ouvir com seriedade e comprometimento.

Não se deve votar em quem depois vai virar as costas para o trabalhador, por absoluta incompatibilidade de pensamento político-econômico-ideológico. É isso que está em questão.

Esse conceito é relativamente simples, mas não é simplista, pois não se trata de votar por afinidades religiosas, por amiguismo, compadrio ou outras aproximações e simpatias que extrapolam os conceitos da política.

“Votar em quem você tem condições de pressionar” é votar naqueles e naquelas que defendem, genuinamente, isto é, defendem na prática, a maioria da população, pois o critério da verdade é a prática, e não retóricas e proselitismos vazios.

Os movimentos sindical e sociais, para variar, estão atrasados nesse quesito. Isto é, nesse debate político-eleitoral legislativo. É preciso desde já iniciar esse debate sobre as eleições para o Congresso e as assembleias legislativas.

Não adianta derrotar o atual governo entreguista, anti-povo, antitrabalhador, anti-Brasil e eleger maioria parlamentar com estas características. Assim, o trabalho fica pela metade. Mais do que derrotar Bolsonaro e isolar o bolsonarismo, é preciso eleger deputados (estaduais e federais) e senadores comprometidos com uma agenda brasileira.

O que significa “uma agenda brasileira”?

Significa uma agenda de desenvolvimento, que resgate o conceito de trabalho e renda dignas. Não o de Bolsonaro, que “é melhor trabalho sem direitos, do que direitos sem trabalho”. Isso é a indignidade bolsonarista.

A agenda de desenvolvimento deve abarcar a questão da industrialização em todas as esferas da economia, pois isso é que fará o País crescer, se desenvolver e gerar trabalho e renda dignas. O Brasil está deveras atrasado nisso.

A agenda de desenvolvimento deve trilhar matriz econômica completamente diversa da atual. Nesse sentido, recomenda-se a leitura atenta deste importante artigo do economista e jornalista José Carlos Assis: Uma matriz legal contra a crise.

Esta leitura é mais que relevante. É esclarecedora.

Finalmente, para entender a relevância das eleições legislativas de 2022 é preciso entender a agenda legislativa em questão. Para isso, recomenda-se a leitura atenta do relevante artigo do arguto assessor do DIAP Neuriberg Dias: Nova Agenda Trabalhista pós-pandemia da covid-19.

(*) Jornalista, analista político e assessor parlamentar licenciado do Diap

Fonte: Diap

 

Notícias relacionadas

arte com uma bola de demolição (ou bola rompedora) quebrando uma parede em que está a bandeira do Estado de Minas Gereis. Na bola está escrito a sigla RRF, em referência ao Regime de Recuperação Fiscal.
AMEAÇA ZEMA ESCONDE CONTAS E TENTA FORÇAR A ADESÃO DE MINAS AO RRF quinta-feira, 02/12/21 16:04 Desde que assumiu o governo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) tenta repassar empresas públicas para o controle privado e promover reformas que fragilizam os serviços públicos à disposição dos cidadãos. Um dos principais instrumentos nessa estratégia é o ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Registro de uma reunião do Grupo de Trabalho da Jornada de 8 horas, em uma sala do TJMG com mesa retangular de madeira e sete pessoas sentadas debatendo. Estão presentes representantes do TJMG e o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Felipe Rodrigues, que gesticula enquanto fala. Ao fundo, uma tela exibe um documento com anotações. Grupo de Trabalho SINJUS conquista melhorias significativas na regulamentação da jornada de 8 horas no TJMG sexta-feira, 17/10/25 19:42 Após mais de três horas e meia de intensas negociações nesta sexta-feira, dia 17 ...
Imagem de um alvo amarelo e preto com um dardo vermelho cravado no centro. No ponto atingido há um papel com a palavra “Servidor” escrita em letras maiúsculas. Reaja! Reforma Administrativa ameaça direitos de servidores públicos de diversas carreiras e precisa ser combatida quinta-feira, 16/10/25 19:14 A proposta de Reforma Administrativa apresentada pelo deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) traz medidas ...
magem Acessível: As imagens divulgam o ConfraDay do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG, um evento de day use que será realizado no dia 8 de novembro (sábado), no D’Gerô Espaço e Eventos, em Contagem (MG). O material convida as participantes a aproveitar o dia conosco e orienta sobre as inscrições, que devem ser feitas por formulário até o dia 24 de outubro (sexta-feira), com vagas limitadas. O embarque e desembarque ocorrerão em frente à sede do SINJUS, em Belo Horizonte, às 7h30 e 17h30, respectivamente. O evento inclui almoço e show da Banda DiGala, das 15h às 17h, encerrando o convite com a mensagem: “Aguardamos sua presença!” Imperdível! Participe do ConfraDay do Núcleo das Mulheres e celebre as conquistas de 2025 quarta-feira, 15/10/25 19:01 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG convida todas as suas integrantes para o ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco