LETRAMENTO RACIAL

XI ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DA FENAJUD DEBATE “COMUNICAÇÃO ANTIRRACISTA”

quinta-feira, 21/09/23 18:28 Participantes do Encontro de Comunicação da Fenajud posam para foto

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) promoveu o XI Encontro de Comunicação da entidade, no último sábado, 16, em Natal, Rio Grande do Norte. O encontro teve como tema central a Comunicação Antirracista e como tornar o jornalismo sindical mais plural, inclusivo e diverso. Pelo SINJUS-MG, participaram dos debates a coordenadora  de Comunicação, Laura Zschaber, e a publicitária Mitiko Cavalcante. 

O evento contou com diversos jornalistas, publicitários e designers dos sindicatos filiados à Fenajud, além de dirigentes sindicais. O coordenador de Comunicação da Federação, Cleyson Francisco, esteve à frente do Encontro. Ele destacou que o tema é fundamental para todos os que querem fortalecer a luta sindical. “Ainda hoje, dentro dos sindicatos, tem gente que vê a comunicação como propaganda para diretorias, e sabemos que a comunicação é muito mais do que isso, é a transmissão de ideias é falar com nossos filiados. É esse tipo de atuação que a Fenajud vem fazendo. Estamos aqui para discutir a sociedade, sindicalismo e promover o debate de ideias”.

A primeira mesa, intitulada “Desafios para uma comunicação antirracista – Vivências dos profissionais de comunicação pretas e pretos”, contou com a presença do publicitário Caique Oliveira (BA), e dos jornalistas Daiana Sacramento (BA), Yuri Nery (PE), Andressa Oliveira (DF).

A primeira fala, feita por Daiana Sacramento destacou que “o racismo é um assunto que massacra o povo preto. Ainda hoje estamos nas ruas, sem ter onde morar, sem trabalho, sem qualquer amparo, e sem uma política que proporcione as mesmas oportunidades. Sou de uma família de homens e mulheres negras, e vivi sempre com minha mãe conversando com a gente sobre como se portar, como se vestir, e isso a todos os momentos, até em momento que parecem muito simples para pessoas brancas. O Brasil sempre inviabilizou a participação dos pretos, o racismo é uma realidade na vivência de todos nós”, destacou.

Yuri Nery, jornalista no SindjudPE, iniciou sua fala confrontando sobre a importância do tema. “Por que esse encontro existe? Por que a gente está falando sobre Comunicação Antirracista? Existe porque o racismo é real e nós o conhecemos. Reconhecer que o racismo existe e que afeta pessoas negras é o primeiro passo para termos instrumentos para combater. Se não tivéssemos profissionais pretos aqui, encontros como esses não existiriam”, salientou.

Já Caíque Oliveira destacou como a atuação dos profissionais de comunicação é uma poderosa ferramenta contra o racismo e para tornar a mídia mais plural. “A mídia quer uma pessoa negra que apenas concorde, que não tenha opinião e nem ideias. Essa mesa aqui, com comunicadores pretos, é um momento histórico para a Fenajud. É muito difícil ainda que as pessoas valorizem ideias e propostas que venham de profissionais pretos, por isso o nosso papel aqui é levar essa realidade e proporcionar uma reflexão de como cada um aqui vê e respeita a questão racial e a utiliza da forma correta em um texto ou em uma peça publicitária,” afirmou.

Por último, Andressa Oliveira destacou que a comunicação antirracista é muito mais do que apenas dar espaço para pessoas pretas, mas sim, deixar de associar a imagem do preto ao negativo. “Comunicação antirracista é você parar de usar imagens de pessoas brancas para uma pauta positiva e usar pessoas pretas para o que é negativo. Por que um preto correndo é sempre da polícia, mas um branco correndo é porque está atrasado? Ser antirracista é pensar nessas questões antes de aprovar uma campanha publicitária, antes de levar alguma ideia para a diretoria, é fazer um jornalismo correto”, finalizou.

Já na parte da tarde, o Encontro recebeu Kelly Quirino, doutora em Comunicação pela UNB e Mestre em Comunicação Midiática. Ela falou sobre trazer o debate antirracista para a pasta da comunicação e ser antirracista em todos os momentos.

“O Brasil não superou ainda seu processo escravagista, e esse processo, ainda que de forma moderna, continua sendo vigente, pois, ser preto e preta neste país é passar por violências diárias. Isso ainda continua, e nós, profissionais da comunicação, temos a responsabilidade de fazer uma comunicação antirracista. Que bom que temos encontros como esses, para poder debater esse tema e levar esse conhecimento para quem ainda não pensou nesse lado da comunicação. Na responsabilidade que a comunicação tem de desfazer estereótipos e preconceitos”, afirmou a doutora. Para acessar a apresentação da doutora Kelly Quirino, CLIQUE AQUI.

Durante o encontro, os participantes puderam assistir ao documentário “Sociedade dos Grilhões – É preciso enegrecer a Justiça”, que aborda o racismo institucional, com ênfase para o olhar sobre o Poder Judiciário. O documentário foi produzido pelo Sindjus/RS, com direção do cineasta Thiago Köche, e pode ser acessado AQUI.

Acesse as fotos do evento, clicando AQUI.

Fonte: Fenajud

Notícias relacionadas

Participantes do debate do SINJUS Antirracista posam para foto.
DEBATE RESERVA DE VAGAS E RECONHECIMENTO RACIAL NO SERVIÇO PÚBLICO FORAM TEMA DO SINJUS ANTIRRACISTA terça-feira, 22/08/23 17:58 Na última sexta-feira, 18 de agosto, o SINJUS Antirracista promoveu um debate sobre a importância das Cotas Raciais e do Processo de Heteroidentificação, ações afirmativas essenciais para um Brasil mais justo. O encontro, que contou com a presença de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco