Representatividade

XIII Encontro Regional Nordeste debate a presença da mulher na política

segunda-feira, 18/09/23 15:04 Estiveram presentes no evento os sindicatos: SINDIJUS/Sergipe; SERJUSMIG/Minas Gerais; SINDJUSTIÇA/Ceará; SINSJUSTO/Tocantins; SERJAL/Alagoas; SINJUSC/Santa Catarina; SINJUS/Minas Gerais; SINDJUSTIÇA/Rio Grande do Norte; SINDJUSTIÇA/Goiás; SINTAJ/BAHIA; SINDJUD/ Pernambuco e SINTJAM/Amazonas.

Entidades sindicais filiadas à Fenajud debateram ainda os rumos do sindicalismo e temas que atingem diretamente a categoria.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) promoveu a XIII edição do Encontro Regional Nordeste, sob o tema “O Sindicalismo e a Política”, nesta quinta-feira, 15, em Natal (RN), para debater temas ligados aos sindicatos de base nos estados nordestinos.
A primeira mesa do encontro contou com a advogada, mestra em Direito pela UFRN, coordenadora do setorial de Direitos Humanos do PT/RN e assessora da deputada Natália Bonavides, Rayane Andrade, que palestrou sobre a “Mulher na Política”, com diversas provocações, um diálogo aberto e descontraído com o público. A palestrante discorreu sobre como a mulher precisa ter mais espaço e como o debate sobre gênero e desigualdade racial precisam sempre estar presentes nos debates sindicais.

Para Rayane, é necessário discutir a realidade das mulheres, e das servidoras, no que se diz respeito às relações trabalhistas e sindicais. “É impossível falar em condições de trabalho, em qualidade de vida, sem falar de feminismo e desigualdades raciais. Em todas as discussões temos que ter um compromisso nosso de fortalecer essa pauta. Quando trouxe esse debate sobre o que é ser mulher, é porque até 1988 mulheres como eu não eram consideradas gente. Então, há pouco mais de 30 anos que brasileiras e brasileiros conseguiram ter o direito de votar. Temos que estabelecer esse diálogo, e abrir esse espaço. Dar condições e operar para que essas mulheres estejam aqui, participem e que possam se posicionar. Mulheres não falam apenas sobre mulheres. Mulheres falam sobre economia, política, sobre justiça, e várias outras áreas. É abrir espaço, é debater, é enfrentar o racismo e o machismo”, afirmou a advogada.

A segunda parte da atividade foi dedicada à palestra de Bernardo Fonseca, historiador e dirigente sindical. Ele apresentou uma análise da conjuntura política nacional e como o sindicalismo necessita ocupar os espaços de poder, principalmente aqueles que deliberam e legislam sobre as trabalhadoras e os trabalhadores, sobre a luta de classes.

Em sua fala, o dirigente fez um resgate sobre a história do sindicalismo e como a trajetória do movimento não nasceu como um movimento político intrinsecamente, mas que ao longo dos anos, esses caminhos se cruzaram para construir a pauta geral, para dialogar com toda a sociedade sobre democracia, sobre direitos trabalhistas e sobre representatividade.

Segundo ele, “As revoluções foram feitas por proletários, por trabalhadores, quer queiram ou não. Essa formação aqui é uma semente. Nós, do movimento sindical, queremos o hoje, o imediatismo, mas a formação política é algo a médio prazo. Graças a nosso trabalho, já temos grupos que vão colher lá na frente. Formar, mobilizar e colher, essa é a nossa missão”, concluiu o dirigente.

Entre os encaminhamentos do Encontro, está a inclusão da Reforma Administrativa (PEC 32) em todos os debates e ações realizadas pela Fenajud, além de intensificar as estratégias de pressão política para derrubar a PEC. Outro encaminhamento é a construção de uma carta à Presidência da República, sobre a indicação de uma mulher negra para a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal. Todos os encaminhamentos serão deliberados pelo Conselho de Representantes, e a carta será discutida junto à Reunião da Colegiada, devido ao curto prazo.

Para o coordenador da Regional Nordeste, Luiz Cláudio, o Encontro vem se consolidando aos longos dos anos, como um espaço democrático e de importante diálogo para os sindicatos da base da Fenajud. “É sempre uma grande oportunidade poder reunir os sindicatos filiados da região e debater os principais temas que afligem as trabalhadoras e os trabalhadores, além de discutir ações que podem ser realizadas para agirmos em conjunto. Daqui surgiram diversos encaminhamentos que vão pautar a nossa luta contra a PEC 32 e para tornar o sindicalismo um movimento mais participativo, mais igualitário e justo”, afirmou Luiz.

Estiveram presentes no evento os sindicatos: SINDIJUS/Sergipe; SERJUSMIG/Minas Gerais; SINDJUSTIÇA/Ceará; SINSJUSTO/Tocantins; SERJAL/Alagoas; SINJUSC/Santa Catarina; SINJUS/Minas Gerais; SINDJUSTIÇA/Rio Grande do Norte; SINDJUSTIÇA/Goiás; SINTAJ/BAHIA; SINDJUD/ Pernambuco e SINTJAM/Amazonas.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Cena de estúdio de gravação de videocast com quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa com microfones. Um homem de camisa azul, Felipe Rodrigues (diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG) fala enquanto os demais o escutam. Ao lado do diretor do SINJUS está a defensora pública geral, Raquel da Costa Dias, à frente deles estão o jornalista e anfritrião Orion Teixeira e o diretor da AFFEMG, Lucas Espechit. Ao fundo, há uma TV com o logotipo do programa “Se Liga, Minas!”. Assista ao videocast SINJUS debate papel da Defensoria e riscos da Reforma Administrativa no SE LIGA, MINAS! quinta-feira, 06/11/25 18:56 O novo episódio do videocast Se Liga, Minas! já está no ar e traz ...
Card com fundo verde escuro, com o logotipo do evento — são duas silhuetas de perfis humanos se olhando, com a ave Sankofa no centro, ao redor deste conjunto há um círculo formado por búzios, acompanhado do texto “Seminário Internacional Reparações: o caminho para a democracia no Brasil”. À direita, há a imagem de uma mulher negra, com sobreposição de grafismos em tom de azul, laranja e amarelo. SINJUS Antirracista Inscreva-se para o 2º Seminário Internacional Pró-Reparações que acontece entre os dias 10 e 15/11 quinta-feira, 06/11/25 18:22 Nos dias 10, 11, 13, 14 e 15 de novembro, o 2º Seminário Internacional ...
ARTICULAÇÃO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CMBH, SINJUS DENUNCIA OS PREJUÍZOS DA REFORMA ADMINISTRATIVA quarta-feira, 05/11/25 19:23 Em mais uma frente de mobilização contra a Reforma Administrativa, o SINJUS-MG participou, nesta ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco