Representatividade

XIII Encontro Regional Nordeste debate a presença da mulher na política

segunda-feira, 18/09/23 15:04 Estiveram presentes no evento os sindicatos: SINDIJUS/Sergipe; SERJUSMIG/Minas Gerais; SINDJUSTIÇA/Ceará; SINSJUSTO/Tocantins; SERJAL/Alagoas; SINJUSC/Santa Catarina; SINJUS/Minas Gerais; SINDJUSTIÇA/Rio Grande do Norte; SINDJUSTIÇA/Goiás; SINTAJ/BAHIA; SINDJUD/ Pernambuco e SINTJAM/Amazonas.

Entidades sindicais filiadas à Fenajud debateram ainda os rumos do sindicalismo e temas que atingem diretamente a categoria.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) promoveu a XIII edição do Encontro Regional Nordeste, sob o tema “O Sindicalismo e a Política”, nesta quinta-feira, 15, em Natal (RN), para debater temas ligados aos sindicatos de base nos estados nordestinos.
A primeira mesa do encontro contou com a advogada, mestra em Direito pela UFRN, coordenadora do setorial de Direitos Humanos do PT/RN e assessora da deputada Natália Bonavides, Rayane Andrade, que palestrou sobre a “Mulher na Política”, com diversas provocações, um diálogo aberto e descontraído com o público. A palestrante discorreu sobre como a mulher precisa ter mais espaço e como o debate sobre gênero e desigualdade racial precisam sempre estar presentes nos debates sindicais.

Para Rayane, é necessário discutir a realidade das mulheres, e das servidoras, no que se diz respeito às relações trabalhistas e sindicais. “É impossível falar em condições de trabalho, em qualidade de vida, sem falar de feminismo e desigualdades raciais. Em todas as discussões temos que ter um compromisso nosso de fortalecer essa pauta. Quando trouxe esse debate sobre o que é ser mulher, é porque até 1988 mulheres como eu não eram consideradas gente. Então, há pouco mais de 30 anos que brasileiras e brasileiros conseguiram ter o direito de votar. Temos que estabelecer esse diálogo, e abrir esse espaço. Dar condições e operar para que essas mulheres estejam aqui, participem e que possam se posicionar. Mulheres não falam apenas sobre mulheres. Mulheres falam sobre economia, política, sobre justiça, e várias outras áreas. É abrir espaço, é debater, é enfrentar o racismo e o machismo”, afirmou a advogada.

A segunda parte da atividade foi dedicada à palestra de Bernardo Fonseca, historiador e dirigente sindical. Ele apresentou uma análise da conjuntura política nacional e como o sindicalismo necessita ocupar os espaços de poder, principalmente aqueles que deliberam e legislam sobre as trabalhadoras e os trabalhadores, sobre a luta de classes.

Em sua fala, o dirigente fez um resgate sobre a história do sindicalismo e como a trajetória do movimento não nasceu como um movimento político intrinsecamente, mas que ao longo dos anos, esses caminhos se cruzaram para construir a pauta geral, para dialogar com toda a sociedade sobre democracia, sobre direitos trabalhistas e sobre representatividade.

Segundo ele, “As revoluções foram feitas por proletários, por trabalhadores, quer queiram ou não. Essa formação aqui é uma semente. Nós, do movimento sindical, queremos o hoje, o imediatismo, mas a formação política é algo a médio prazo. Graças a nosso trabalho, já temos grupos que vão colher lá na frente. Formar, mobilizar e colher, essa é a nossa missão”, concluiu o dirigente.

Entre os encaminhamentos do Encontro, está a inclusão da Reforma Administrativa (PEC 32) em todos os debates e ações realizadas pela Fenajud, além de intensificar as estratégias de pressão política para derrubar a PEC. Outro encaminhamento é a construção de uma carta à Presidência da República, sobre a indicação de uma mulher negra para a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal. Todos os encaminhamentos serão deliberados pelo Conselho de Representantes, e a carta será discutida junto à Reunião da Colegiada, devido ao curto prazo.

Para o coordenador da Regional Nordeste, Luiz Cláudio, o Encontro vem se consolidando aos longos dos anos, como um espaço democrático e de importante diálogo para os sindicatos da base da Fenajud. “É sempre uma grande oportunidade poder reunir os sindicatos filiados da região e debater os principais temas que afligem as trabalhadoras e os trabalhadores, além de discutir ações que podem ser realizadas para agirmos em conjunto. Daqui surgiram diversos encaminhamentos que vão pautar a nossa luta contra a PEC 32 e para tornar o sindicalismo um movimento mais participativo, mais igualitário e justo”, afirmou Luiz.

Estiveram presentes no evento os sindicatos: SINDIJUS/Sergipe; SERJUSMIG/Minas Gerais; SINDJUSTIÇA/Ceará; SINSJUSTO/Tocantins; SERJAL/Alagoas; SINJUSC/Santa Catarina; SINJUS/Minas Gerais; SINDJUSTIÇA/Rio Grande do Norte; SINDJUSTIÇA/Goiás; SINTAJ/BAHIA; SINDJUD/ Pernambuco e SINTJAM/Amazonas.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco