Mesa de Negociações

Zema não sanciona Orçamento e prejudica pagamento da Data-Base

terça-feira, 17/01/23 18:36

A primeira reunião deste ano da Mesa de Negociações entre a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e os três sindicatos – SERJUSMIG, SINJUS e SINDOJUS – foi realizada nesta terça-feira, 17 de janeiro. Foram anunciadas as datas e condições de implementação da Data-Base 2022 e o pagamento da restituição do imposto de renda incidente sobre os juros referentes à URV.

Segundo informações do Tribunal, todas as implicações da Lei estadual nº 24.263/2022, incluindo a recomposição salarial devida, serão aplicadas no contracheque referente ao mês de abril, a ser pago no primeiro dia útil de maio. Ainda não há definição sobre o pagamento dos valores retroativos. As recomposições salariais dos servidores do Ministério Público e dos magistrados seguem as mesmas datas.

Os dirigentes sindicais questionaram os prazos anunciados e foram informados de que o pagamento da Data-Base está vinculado à Proposta Orçamentária, que ainda não foi sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo). Segundo o Tribunal, isso prejudica a implementação do direito porque o repasse dos duodécimos pelo Executivo continuará o mesmo. Outra justificativa dada é referente à Receita Corrente Líquida (RCL). Assim como os outros órgãos do Estado, o Tribunal vai aguardar o primeiro quadrimestre para analisar o comportamento financeiro e orçamentário da RCL, já que o previsto no Orçamento é inferior ao de 2022.

Os representantes do TJ também informaram que a Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (DEARHU) estaria com dificuldades na operacionalização devido ao acúmulo de demandas dos últimos dias.
Sobre os pagamentos dos descontos indevidos de Imposto de Renda sobre juros de verbas salariais pagas em atraso (URV), o TJMG anunciou o pagamento de duas novas parcelas, nos dias 2 de fevereiro e 2 de março.

Pauta de Reivindicações

A Pauta conjunta de reivindicações foi debatida na reunião, com destaque para:

Auxílios: Os sindicatos cobraram reajustes nos valores dos auxílios saúde, creche, alimentação e transporte. Durante a reunião, as entidades protocolaram quatro ofícios conjuntos detalhando as propostas das entidades, as quais são compatíveis com a disponibilidade financeira do órgão e as necessidades dos trabalhadores.

Os representantes do Tribunal afirmaram que as propostas dos Sindicatos serão submetidas a estudos de viabilidade, que serão realizados no primeiro quadrimestre de 2023.

A retirada das travas dos Auxílios saúde e transporte pela Lei estadual nº 24.263/2022 é uma conquista importante da luta dos trabalhadores e dos sindicatos, e a expectativa das entidades é que haja reajuste real dos valores, ou seja, acima da inflação.

VEJA AQUI O OFÍCIO CONJUNTO 01/2023
VEJA AQUI O OFÍCIO CONJUNTO 02/2023
VEJA AQUI O OFÍCIO CONJUNTO 03/2023
VEJA AQUI O OFÍCIO CONJUNTO 04/2023

Quinquênios e férias-prêmio: O TJMG teve acesso ao acórdão do TCE/MG, o qual foi publicado na última segunda-feira (16). A decisão da Corte de Contas foi encaminhada à Assessoria Jurídica do Tribunal para emissão de parecer.

Opção pela jornada de trabalho de 8 horas aos cargos em comissão: Os sindicatos foram informados que haverá uma regulamentação do direito pelo TJMG, e que as opções dos Servidores serão efetivadas após a regulamentação.

Além disso, os três sindicatos cobraram agilidade na publicação do edital do novo concurso público, o pagamento de férias suspensas aos Servidores, bem como o deferimento dos pedidos de remoção referentes ao Edital nº 03/2022.

Participações

Estiveram presentes na reunião desta segunda-feira o juiz auxiliar da Presidência, Thiago Colnago Cabral, o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares.

Pelas entidades sindicais, participaram Eduardo Couto, presidente do SERJUSMIG, Felipe Galego, 3º vice-presidente do SERJUSMIG, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, bem como o diretor de finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues e o diretor-geral do SINDOJUS/MG, Eduardo Rocha.

A próxima reunião está marcada para o dia 1º de março, sem prejuízo da realização de eventuais encontros extraordinários. Os sindicatos seguem na defesa insistente de todas as pautas de interesse da categoria, amplamente discutidas e aprovadas nas Assembleias-Gerais Extraordinárias (AGEs).

 

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco