MINAS GERAIS

1º SEMINÁRIO UNIFICADO DOS SERVIDORES DEBATERÁ OS DESAFIOS DA CATEGORIA

quinta-feira, 12/05/22 18:45 Logo do 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais, composta por ícones que retratam: uma rede conectada de servidores, valorização das servidoras e dos servidores, espírito combativo, reestruturação frente à realidade do teletrabalho, acessibilidade às pessoas com deficiência, união das categorias, e foco no futuro do serviço público. Ao lado estão a marca da entidade realizadora SINJUS-MG e dos apoiadores SISIPSEMG, SINDSEMP-MG e CSPB. Conteúdo textual: MINAS GERAIS - 1º Seminário Unificado dos Servidores debaterá os desafios da categoria.

Os desafios do funcionalismo para a defesa de seus direitos, a melhoria das condições de trabalho e o fortalecimento do serviço público estarão em debate, nos dias 27 e 28 de maio, no 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais, que faz parte do 12º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (CONSINJUS). O evento será no Royal Golden Hotel Savassi, em Belo Horizonte, e vai reunir especialistas, dirigentes sindicais e trabalhadores com o objetivo de traçar cenários e estratégias de luta.

Nos últimos anos, reformas promovidas nos âmbitos nacional, estadual e municipal vêm retirando direitos e precarizando o serviço oferecido à população. Isso tem sido possível graças à estratégia de desinformação que os governantes utilizam para jogar o cidadão contra os servidores públicos. Por isso, é tão urgente a união das categorias.

“A necessidade de mobilização para fazer frente aos sucessivos ataques ao trabalho e à dignidade das servidoras e dos servidores é o que torna o 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais tão importante. Vamos discutir temas e construir entendimentos que nortearão as ações sindicais na defesa do serviço público”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

A programação do evento foi estruturada a partir dos problemas que mais têm impactado o funcionalismo público em Minas Gerais. Essa preocupação está evidenciada na logo do Seminário, composta por ícones que retratam a necessidade de uma rede conectada de servidores, da valorização das servidoras e dos servidores, do espírito combativo, da reestruturação frente à realidade do teletrabalho, da acessibilidade às pessoas com deficiência, de união das categorias e foco no futuro do serviço público.

O 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais é uma realização do SINJUS com o apoio do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (SISIPSEMG), do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (SINDPÚBLICOS-MG), do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (SINDSEMPMG) e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

“A mobilização de todas essas entidades sindicais mostra a importância do Seminário e a dimensão dos temas em pauta. Os painéis foram definidos de modo a contemplar os desafios que precisam ser enfrentados de forma coordenada. Certamente, será uma oportunidade para trocas de experiências e conhecimentos, subsidiando as lideranças para as negociações com a Administração Pública e com o Poder Legislativo, bem como para a condução do debate público junto à sociedade”, ressalta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

Confira os painéis do 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais

27/05 (sexta-feira)

18h30 – Plenária inaugural – Conjuntura política brasileira

Palestrante:  Vladimir Nepomuceno, assessor parlamentar e consultor político

28/05 (sábado)

9h – Painel 1: Regime de Recuperação Fiscal. Minas tem outro caminho!

Palestrante:  Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida

Debatedores:

Wagner Ferreira, diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS

Eduardo Maia, secretário de Assuntos Institucionais do SINDSEMPMG

10h45 – Painel 2: Recomposição salarial anual e para todos!

Palestrante: João Domingos, presidente da CSPB e vice-presidente da NCST

Debatedores:

Alexandre Pires, coordenador-geral do SINJUS

Felipe Rodrigues, diretor de Finanças do SINJUS

Regina Pimenta, e presidente do SINDSEMA

13h30h – Painel 3: O Futuro é feminino: mas que futuro é este para as servidoras públicas? Desafios e perspectivas

Palestrante: Letícia Godinho de Souza, pesquisadora em Ciência e Tecnologia da Fundação João Pinheiro

Debatedoras:

Cristiane Sampaio, diretora Administrativa e coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS

Antonieta Dorledo, presidente do SISIPSEMG

Fanny Ferreira, secretária de Formação e Política Sindical do SINDSEMP.

14h45h – Painel 4: Teletrabalho: eficiência e qualidade de vida

Palestrante: Sálvia Gomes de Almeida, mestranda em Instituições Sociais, Direito e Democracia pela Universidade FUMEC e especialista em Direito Administrativo pela UFMG.

Debatedores:

Wagner Ferreira, diretor do SINJUS e membro da Comissão de Gestão do Teletrabalho do TJMG

Eduardo Couto, presidente do SERJUSMIG

16h – Painel 5: Os desafios dos servidores com deficiência no serviço público

Palestrante: Romerito Costa Nascimento, cientista social e técnico do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG

Debatedores:

Sônia Souza, ex-coordenadora do Núcleo da Pessoa com Deficiência do SINJUS

Adriana Teodoro, diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS

Alex Aguiar, diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS

Últimas notícias

ver mais
Foto de um homem de pele clara, vestindo camisa social azul clara e manuseando diversos papéis em uma mesa de escritório. AVISO SERVIDORES DEVEM APRESENTAR DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES ATÉ  1º/6 segunda-feira, 23/05/22 16:07 Foto: Freepik As servidoras e os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
Em um fundo azul temos o conteúdo textual " Campanha de Vacinação 2022. 2ª Fase. Início 23 de maio. Confira requisitos e outras informações em www.sinjus.org.br" DOSES LIMITADAS SEGUNDA FASE DA CAMPANHA SINJUS VACINA COMEÇA NA 2ªF., 23/5 quinta-feira, 19/05/22 17:14 A segunda fase da campanha SINJUS VACINA, que visa oferecer às filiadas e aos ...
Em destaque está um homem cadeirante de pele clara, calça jeans e camisa branca explicando um gráfico de barras que está desenhado em uma lousa. SAIBA COMO REQUERER TJ REGULAMENTA CONDIÇÕES ESPECIAIS DE TRABALHO PARA PCDs quinta-feira, 19/05/22 16:47 Foto: Feepik O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Elizabeth Gonçalves Psicologia Lourdes . BH (31) 99391-2409 40% ver mais
BH Cuidadores Transporte . BH (31) 99821-4336 15% ver mais
Deixe Aqui Self Storage Locação/aluguel Carlos Prates . BH (31) 99967-3202 / (31) 98377-2636. 10% ver mais
Sorte Minas Loterias – Crédito e financiamentos Financiamento e Crédito Centro . BH (31) 99977-1374 / (31) 98348-9612. Taxa de 1,23% a.m. ver mais
Clube Labareda Clubes Itapoã . BH (31) 3499-1313 https://atletico.com.br/paginas/labareda-clube 75% na Taxa de Adesão ver mais
Top Fale conosco