MINAS GERAIS

1º SEMINÁRIO UNIFICADO DOS SERVIDORES DEBATERÁ OS DESAFIOS DA CATEGORIA

quinta-feira, 12/05/22 18:45 Logo do 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais, composta por ícones que retratam: uma rede conectada de servidores, valorização das servidoras e dos servidores, espírito combativo, reestruturação frente à realidade do teletrabalho, acessibilidade às pessoas com deficiência, união das categorias, e foco no futuro do serviço público. Ao lado estão a marca da entidade realizadora SINJUS-MG e dos apoiadores SISIPSEMG, SINDSEMP-MG e CSPB. Conteúdo textual: MINAS GERAIS - 1º Seminário Unificado dos Servidores debaterá os desafios da categoria.

Os desafios do funcionalismo para a defesa de seus direitos, a melhoria das condições de trabalho e o fortalecimento do serviço público estarão em debate, nos dias 27 e 28 de maio, no 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais, que faz parte do 12º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (CONSINJUS). O evento será no Royal Golden Hotel Savassi, em Belo Horizonte, e vai reunir especialistas, dirigentes sindicais e trabalhadores com o objetivo de traçar cenários e estratégias de luta.

Nos últimos anos, reformas promovidas nos âmbitos nacional, estadual e municipal vêm retirando direitos e precarizando o serviço oferecido à população. Isso tem sido possível graças à estratégia de desinformação que os governantes utilizam para jogar o cidadão contra os servidores públicos. Por isso, é tão urgente a união das categorias.

“A necessidade de mobilização para fazer frente aos sucessivos ataques ao trabalho e à dignidade das servidoras e dos servidores é o que torna o 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais tão importante. Vamos discutir temas e construir entendimentos que nortearão as ações sindicais na defesa do serviço público”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

A programação do evento foi estruturada a partir dos problemas que mais têm impactado o funcionalismo público em Minas Gerais. Essa preocupação está evidenciada na logo do Seminário, composta por ícones que retratam a necessidade de uma rede conectada de servidores, da valorização das servidoras e dos servidores, do espírito combativo, da reestruturação frente à realidade do teletrabalho, da acessibilidade às pessoas com deficiência, de união das categorias e foco no futuro do serviço público.

O 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais é uma realização do SINJUS com o apoio do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (SISIPSEMG), do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (SINDPÚBLICOS-MG), do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (SINDSEMPMG) e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

“A mobilização de todas essas entidades sindicais mostra a importância do Seminário e a dimensão dos temas em pauta. Os painéis foram definidos de modo a contemplar os desafios que precisam ser enfrentados de forma coordenada. Certamente, será uma oportunidade para trocas de experiências e conhecimentos, subsidiando as lideranças para as negociações com a Administração Pública e com o Poder Legislativo, bem como para a condução do debate público junto à sociedade”, ressalta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

Confira os painéis do 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais

27/05 (sexta-feira)

18h30 – Plenária inaugural – Conjuntura política brasileira

Palestrante:  Vladimir Nepomuceno, assessor parlamentar e consultor político

28/05 (sábado)

9h – Painel 1: Regime de Recuperação Fiscal. Minas tem outro caminho!

Palestrante:  Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida

Debatedores:

Wagner Ferreira, diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS

Eduardo Maia, secretário de Assuntos Institucionais do SINDSEMPMG

10h45 – Painel 2: Recomposição salarial anual e para todos!

Palestrante: João Domingos, presidente da CSPB e vice-presidente da NCST

Debatedores:

Alexandre Pires, coordenador-geral do SINJUS

Felipe Rodrigues, diretor de Finanças do SINJUS

Regina Pimenta, e presidente do SINDSEMA

13h30h – Painel 3: O Futuro é feminino: mas que futuro é este para as servidoras públicas? Desafios e perspectivas

Palestrante: Letícia Godinho de Souza, pesquisadora em Ciência e Tecnologia da Fundação João Pinheiro

Debatedoras:

Cristiane Sampaio, diretora Administrativa e coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS

Antonieta Dorledo, presidente do SISIPSEMG

Fanny Ferreira, secretária de Formação e Política Sindical do SINDSEMP.

14h45h – Painel 4: Teletrabalho: eficiência e qualidade de vida

Palestrante: Sálvia Gomes de Almeida, mestranda em Instituições Sociais, Direito e Democracia pela Universidade FUMEC e especialista em Direito Administrativo pela UFMG.

Debatedores:

Wagner Ferreira, diretor do SINJUS e membro da Comissão de Gestão do Teletrabalho do TJMG

Eduardo Couto, presidente do SERJUSMIG

16h – Painel 5: Os desafios dos servidores com deficiência no serviço público

Palestrante: Romerito Costa Nascimento, cientista social e técnico do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG

Debatedores:

Sônia Souza, ex-coordenadora do Núcleo da Pessoa com Deficiência do SINJUS

Adriana Teodoro, diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS

Alex Aguiar, diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da unidade do TJMG em fundo, sob ela se vê aplicações de duas fotografias, na primeira se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, a diretora de aposentados e pensionistas do Sinjus Janaina Torres e o candidato a vice presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. Na segunda fotografia se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, o diretor de assuntos jurídicos do Sinjus Felipe Rodrigues e o candidato a vice -presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. NOVAS DIRETRIZES CANDIDATOS À 1ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJ PROMETEM DIÁLOGO ABERTO SOBRE TELETRABALHO DOS SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 19:02 Assim como foi feito com os candidatos à Presidência do Tribunal de Justiça de ...
Fotografia diurna, panorâmica vista de cima da unidade IPSEMG, um prédio na cor marrom claro, com janelas, em uma rua arborizada e movimentada por automóveis, em torno da unidade se vê prédios e casas. TODOS ALERTA IPSEMG: ZEMA ENVIA À ALMG PROPOSTA QUE AUMENTA CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 18:35 O governador Romeu Zema (Novo) apresentou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na ...
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITE AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco