Dedetização

Atuação do SINJUS garante resposta do TJMG sobre insalubridade na Afonso Pena 1500

quinta-feira, 13/02/25 17:16 A imagem exibe a fachada do prédio localizado na Avenida Afonso Pena 1.500 em Belo Horizonte. O edifício possui uma lateral de concreto desgastado e outra com grandes janelas espelhadas. Em primeiro plano, há uma avenida movimentada com carros e árvores alinhadas ao longo da calçada. O céu está nublado, e o tom da imagem transmite um ar de seriedade. O texto na imagem informa que a atuação do SINJUS garantiu uma resposta do TJMG sobre a insalubridade no edifício

O SINJUS-MG segue vigilante na defesa de melhores condições de trabalho para os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Após cobrança formal do Sindicato, a administração do Tribunal se manifestou, na última terça-feira, 11 de fevereiro, sobre a presença recorrente de baratas na Unidade Afonso Pena, 1500, e as medidas adotadas para sanear o problema.

No Ofício nº 3/2025, o SINJUS demandou respostas concretas sobre o combate à infestação persistente de pragas no edifício, solicitando providências imediatas para garantir um ambiente de trabalho digno. À época, os servidores lotados na unidade relataram a presença de insetos em geladeiras e áreas de armazenamento de alimentos.

Em resposta, o Tribunal informou que os setores receberam aplicações programadas de desinsetização em junho, setembro e novembro de 2024, além de reforços pontuais nos meses seguintes. A equipe técnica responsável também encaminhou comprovantes de realização dos serviços citados, bem como dos reforços de dedetização. 

No entanto, a Administração admitiu a necessidade de intensificar as ações. Assim, foi informado que houve a antecipação do cronograma de dedetização de 22 de fevereiro de 2025 para o dia 25 de janeiro de 2025 e a ampliação da frequência de aplicações para intervalos bimestrais. Além disso, a pressão do SINJUS também resultou no reforço da limpeza, estendendo o horário de trabalho de serviços gerais até as 20h e na alocação de lixeiras com tampa.

O Tribunal ainda reforçou o comprometimento em manter a fiscalização ativa sobre a empresa responsável pelo controle de pragas, mas ressaltou a importância da cooperação por parte dos servidores, a fim de evitar a proliferação dos insetos. A recomendação do TJ é que restos de alimentos não sejam deixados nas estações de trabalho ou em gavetas. 

“A pressão do SINJUS garantiu a implementação de medidas corretivas para a infestação de insetos na unidade. Porém, não podemos esquecer que é responsabilidade da Administração garantir um ambiente de trabalho seguro e higienizado para todas as servidoras e todos os servidores. Seguimos atentos e cobrando soluções definitivas”, reforçou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

O Sindicato reforça que continuará monitorando a situação e demandando providências sempre que necessário. Servidor, fique atento e denuncie qualquer irregularidade ao SINJUS pelo e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada. 

Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre o andamento dessas solicitações e sobre todos os assuntos de interesse da categoria.

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco