SEGURANÇA

TJMG RESPONDE QUESTIONAMENTOS DO SINJUS SOBRE FALHAS EM ELEVADORES RECÉM-MODERNIZADOS DO ANEXO 1

terça-feira, 22/04/25 18:55 A imagem mostra um corredor do Anexo 1, com quatro elevadores lado a lado, todos de portas metálicas e moldura preta. Acima de cada elevador há um visor digital azul indicando o andar em que cada cabine está.

Após novo ofício do SINJUS-MG cobrando explicações sobre a continuidade dos problemas nos elevadores da Unidade Anexo 1 (Rua Goiás) mesmo após as obras de modernização, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) respondeu oficialmente aos questionamentos do Sindicato. No documento, a Administração detalhou as intervenções nos equipamentos e informou as medidas que vêm sendo implementadas para corrigir as falhas pós-reforma.

Segundo o TJMG, a modernização contemplou a substituição da “quase totalidade” dos componentes dos quatro elevadores da unidade, incluindo peças mecânicas, eletromecânicas, elétricas e eletrônicas. Também foram trocados os painéis das cabinas por modelos mais modernos e esteticamente adequados. Já os motores de tração, guias, contrapesos e amortecedores dos antigos equipamentos foram aproveitados por estarem em “satisfatório estado de conservação”.

De acordo com a Coordenação de Manutenção de Equipamentos Prediais (Comep), foram realizados testes conforme os protocolos de segurança antes da liberação dos equipamentos para uso. Ainda segundo o TJMG, os problemas registrados recentemente foram decorrentes de desalinhamentos milimétricos nas portas das cabinas e pavimentos, algo que seria comum após obras de modernização. Esses desalinhamentos afetam sensores eletromecânicos e eletrônicos, provocando paralisações automáticas dos elevadores por razões de segurança.

No dia 1º de abril, antes da manifestação oficial do TJMG, o SINJUS esteve novamente na Unidade do Anexo 1 e conversou com funcionários da empresa terceirizada responsável pela manutenção e também com um servidor do Tribunal que acompanhou as obras de modernização dos elevadores. Na ocasião, os técnicos afirmaram que estavam sendo feitos ajustes nos sensores e que isso que resultaria na queda no número de paralisações dos equipamentos.

“Durante o nosso retorno à unidade, os responsáveis pela manutenção argumentaram que a maioria das últimas ocorrências estava concentrada nos dois últimos elevadores que haviam voltado à operação, sendo que nos outros dois primeiros a serem reformados o registro de incidentes era muito raro, e, portanto, estavam operando dentro da normalidade. Eles também ressaltaram que, com os ajustes nos alinhamentos, a tendência é de queda nos registros envolvendo os equipamentos entregues recentemente”, informa o diretor de Comunicação do SINJUS, Alexandre Gomes.

Por fim, no ofício enviado ao Sindicato, o TJMG garantiu ainda que a Comep irá manter uma rotina de inspeções diárias presenciais por tempo indeterminado, além de permanente contato com a gestão predial da unidade para pronta atuação em caso de novas ocorrências.

Diante disso, o SINJUS seguirá vigilante e atuando em prol da segurança e da saúde das servidoras e dos servidores do Anexo 1 e das demais unidades do TJMG. Para relatar qualquer irregularidade na sua unidade, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem mostra o corredor interno do Anexo 1 com três elevadores lado a lado que apresentam problemas. Acima de cada elevador há um painel digital indicando o andar. Entre os elevadores, há placas informativas e um telefone de emergência. À direita, vê-se um dispensador de álcool em gel e uma placa proibindo o uso de celular.
NADA MUDOU ELEVADORES DO ANEXO 1 SEGUEM COM FALHAS GRAVES, E SINJUS COBRA PROVIDÊNCIAS quinta-feira, 27/03/25 18:12 Mesmo após a reforma anunciada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), os elevadores da unidade do Anexo 1, na Rua Goiás, seguem apresentando falhas graves e recorrentes que colocam em risco a segurança de servidores, estagiários e ... leia mais
A imagem mostra um trabalhador dentro do poço de um elevador. Ele está usando um capacete verde e um uniforme de trabalho cinza. Ele está agachado sobre a estrutura do elevador, realizando manutenção. À sua volta, há várias ferramentas espalhadas, incluindo alicates, chaves de fenda e uma caixa de ferramentas. Cabos de aço grossos estão suspensos no centro da imagem, e as paredes do poço do elevador são de concreto. A iluminação é limitada, sugerindo que o local está em construção ou em manutenção.
ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA APÓS LUTA PERSISTENTE DO SINJUS, TJMG INICIA MODERNIZAÇÃO DE ELEVADORES DO ANEXO I quarta-feira, 19/06/24 18:05 Após persistente cobrança por parte do SINJUS-MG, finalmente o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu início à modernização dos elevadores da Unidade do Anexo I, na rua Goiás. As intervenções começaram na última segunda-feira, dia 17 de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco