SINJUS CONVOCA SERVIDORES PARA ATO PÚBLICO NA SEDE DO CNJ
quarta-feira, 14/05/25 18:24
O SINJUS-MG convoca suas filiadas e seus filiados para participarem do ato público nacional pela democratização do Judiciário, que será realizado no dia 3 de junho de 2025, em frente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. A mobilização liderada pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) é uma resposta à postura antidemocrática do CNJ, que tem tomado uma série de decisões unilaterais sem qualquer diálogo com os trabalhadores.
O objetivo é cobrar mais transparência e espaços de diálogo no CNJ, além de denunciar a exclusão de representantes dos servidores das instâncias decisórias do Judiciário. Embora o CNJ seja responsável por estabelecer diretrizes para todo o sistema de Justiça, o Conselho não tem garantido espaço de escuta ou consulta aos representantes legítimos dos servidores. Isso contraria princípios básicos da democracia e enfraquece a construção de políticas públicas mais justas e eficazes.
“O CNJ está decidindo sobre nossas vidas, nossos direitos e nossas condições de trabalho sem sequer nos ouvir. Isso é inaceitável. É hora de mostrar força e exigir respeito e espaço nesse colegiado que deveria ser um instrumento de aprimoramento da Justiça brasileira, mas que vem negligenciado as demandas dos servidores”, denuncia o coordenador-geral do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires.
Entre as várias decisões do CNJ que estão prejudicando a categoria destacam-se a proibição da criação de auxílio-tecnológico para servidoras e servidores em regime de teletrabalho, bem como a imposição de um limite arbitrário de apenas 30% dos servidores por setor nesse modelo de jornada.
A ausência de diálogo e a imposição de medidas que impactam negativamente a vida dos servidores demonstram um desprezo do Conselho pela importância da participação sindical nas decisões que afetam o funcionalismo público.
Diante da gravidade do cenário, o SINJUS convoca as filiadas e os filiados a participarem ativamente da mobilização em Brasília. Para viabilizar a participação da luta neste ano e, conforme autorizado em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), os custos com passagens, hospedagem, transporte e alimentação serão cobertos pelo Fundo de Greve do Sindicato. Para participar, preencha o formulário no final desta página.
O ato coordenado pela Fenajud contará com a presença de delegações de sindicatos de todo o País e será um momento decisivo para pressionar o CNJ a rever suas posturas e abrir canais de negociação com as entidades representativas dos servidores e das servidoras do Judiciário.
“A categoria que não se mobiliza, que não pressiona e que não protesta vira alvo fácil de ataques que reduzem direitos e degradam as condições de trabalho. Por isso, precisamos unir forças e mostrar que não aceitaremos mais arbitrariedades como as que estão sendo praticadas pelo CNJ”, conclama o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.
Além da ida a Brasília, o SINJUS também orienta que os servidores se mobilizem em torno dessa luta, conscientizando os colegas e pressionando o CNJ em seus canais oficiais no Instagram, Facebook, YouTube e no X (antigo Twitter).
O SINJUS e a Fenajud reforçam que a defesa do serviço público de qualidade passa, necessariamente, pela valorização de quem garante seu funcionamento: a servidora e o servidor público. Por isso, a mobilização nacional do dia 3 de junho, na sede do CNJ, será um marco de resistência e unidade da categoria em favor do Judiciário brasileiro.
SINDICATO É PRA LUTAR!