Estratégia e Resistência

SINJUS-MG participa de encontro nacional sobre os desafios da comunicação sindical

sexta-feira, 13/06/25 16:52

O SINJUS-MG participou do XIII Encontro de Comunicação da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) realizado na terça-feira, 11 de junho, em João Pessoa (PB). Com o tema “Concentração dos Meios de Comunicação nas Mãos do Capital: consequências e desafios para o Movimento Sindical”, o evento reuniu participantes de diversas regiões do país, entre comunicadores, dirigentes, pesquisadores e militantes. O Sindicato foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, pelo diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes, além de integrantes das Assessorias de Comunicação e Política da entidade. 

O encontro teve como objetivo reforçar a comunicação como ferramenta estratégica de luta e resistência, em um contexto nacional marcado pela desinformação, ofensivas contra direitos sociais e concentração da mídia em grandes conglomerados. A abertura oficial contou com a presença do coordenador de Comunicação e Imprensa, Janivaldo Nunes; da coordenadora da regional Sul, Maria das Dores; do vice-presidente do Sintaj-PB, Altamir; e do coordenador-geral Eduardo Couto. Nas falas, os dirigentes destacaram a importância de investir na formação e articulação da comunicação sindical e reforçaram a importância da continuidade desses espaços de articulação e construção coletiva.

A primeira mesa do dia foi composta pela jornalista Juliana Cézar, pesquisadora da UnB,  e pela comunicadora e ativista das questões indígenas na Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), Daniele Guajajara. A coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional da Fenajud, Ana Carolina Lobo, mediou a discussão.

Daniele trouxe reflexões sobre os desafios da comunicação nos territórios indígenas. “Para os povos indígenas, comunicar já é um ato de resistência. Enfrentamos dificuldades para nos fazer ouvir nos espaços de decisão e também para eleger representantes”, pontuou. A comunicadora ressaltou também a importância de alianças com os movimentos sociais e sindicais para que as vozes indígenas não sejam apagadas.

Já a jornalista e pesquisadora da UnB, Juliana Cézar, destacou a urgência de construir uma comunicação sindical crítica, antirracista e verdadeiramente comprometida com as pautas populares. “A crítica ao identitarismo muitas vezes esconde um discurso que enfraquece as lutas das minorias, como se essas pautas atrapalhassem a luta de classes. Pelo contrário: só unindo todas as frentes de resistência é que conseguiremos avançar. Trazer esses elementos para a comunicação e estabelecer parcerias com coletivos é fortalecer a luta da classe trabalhadora como um todo”, afirmou.

Comunicação que mobiliza

O diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Felipe Rodrigues, também contribuiu com reflexões sobre o cenário atual de acirramento político e o papel da comunicação sindical nesse contexto.

“Estamos assistindo ao crescimento de um movimento reacionário que se opõe diretamente às nossas vidas e aos nossos direitos. Termos como ‘agenda woke’ são usados de forma pejorativa para atacar políticas de igualdade racial, de gênero, de inclusão. Isso é parte de uma narrativa conservadora que tenta deslegitimar o avanço de grupos historicamente oprimidos. Essas lutas não são excludentes — elas se complementam. Por isso, no SINJUS, acreditamos que devemos ser ainda mais firmes e incisivos na nossa comunicação, para enfrentar esse discurso”, apontou.

Na segunda mesa, o jornalista e pesquisador Ricardo Andrade, criador do projeto “Sindicato dos Memes”, apresentou uma linha do tempo da comunicação sindical no Brasil, desde a censura na ditadura até os desafios das redes sociais no século XXI.

“A comunicação não é um fim em si, mas uma ferramenta poderosa de organização e transformação. Tudo comunica — da estética visual à linguagem usada no WhatsApp. Precisamos explorar todos os meios possíveis para furar a bolha da grande mídia e falar diretamente com a base”, defendeu Ricardo. Ele também ressaltou a importância do humor, da linguagem popular e da criatividade como armas políticas. 

“No SINJUS, temos reforçado nosso compromisso com uma comunicação estratégica e alinhada com as pautas sociais. Além de buscarmos constantemente a inovação, também estamos atentos à importância de pautas que dialoguem com a base, valorizem a diversidade e enfrentem as desigualdades. A comunicação sindical precisa ser informativa,  educativa, mobilizadora e política”, afirmou o diretor de Imprensa e Comunicação do SINJUS-MG, Alexandre Gomes.

Troca de experiências

Além das mesas de debate, o encontro contou com uma oficina prática ministrada por Eline Luz, comunicadora do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), que compartilhou técnicas de uso criativo do celular para produção de vídeos, conteúdos de redes sociais e a prática — com foco em formatos acessíveis e eficazes para o cotidiano dos sindicatos.

O coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, destacou a relevância do evento como espaço de troca, aprendizado e fortalecimento coletivo.

“Em tempos de ataques aos direitos sociais, fortalecer a comunicação sindical é uma forma de fortalecer a própria democracia. Precisamos formar, sensibilizar, mobilizar. Seguimos firmes com uma comunicação comprometida com a verdade e com a justiça social.”

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Foto de duas pessoas sorrindo, o ministro da Secretaria Geral da República, Guilherme Boulos e o coordenador-geral da Fenajud, Janivaldo Ribeiro. em ambiente interno, com uma tela ao fundo. ARTICULAÇÃO Fenajud se reúne com ministro Guilherme Boulos e defende serviço público e estabilidade sexta-feira, 07/11/25 19:33 A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participou, ao lado de ...
Card promocional com fundo verde e branco. No topo, o logotipo da Unimed Belo Horizonte. À direita, há a foto de duas mulheres negras sorridentes, uma abraçando a outra. CUIDE DE QUEM IMPORTA! GARANTA SEU PLANO UNIMAX REGIONAL COM ISENÇÃO TOTAL DE CARÊNCIA ATÉ 18/11 sexta-feira, 07/11/25 18:05 No SINJUS-MG, a sua saúde vem em primeiro lugar! E, para garantir mais tranquilidade ...
Cena de estúdio de gravação de videocast com quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa com microfones. Um homem de camisa azul, Felipe Rodrigues (diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG) fala enquanto os demais o escutam. Ao lado do diretor do SINJUS está a defensora pública geral, Raquel da Costa Dias, à frente deles estão o jornalista e anfritrião Orion Teixeira e o diretor da AFFEMG, Lucas Espechit. Ao fundo, há uma TV com o logotipo do programa “Se Liga, Minas!”. Assista ao videocast SINJUS debate papel da Defensoria e riscos da Reforma Administrativa no SE LIGA, MINAS! quinta-feira, 06/11/25 18:56 O novo episódio do videocast Se Liga, Minas! já está no ar e traz ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco