SINDICATO EM AÇÃO

PROPOSTAS DO SINJUS SÃO APROVADAS E INCORPORADAS À PAUTA NACIONAL DE LUTAS DA FENAJUD

segunda-feira, 16/06/25 18:21 A imagem mostra um grupo numeroso de representantes sindicais posando para foto coletiva durante o Conselho de Representantes da Fenajud. Várias pessoas seguram faixas e bandeiras de seus sindicatos, incluindo o SINJUS-MG.

A luta do SINJUS-MG pelos interesses das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro também será pauta nacional após a aprovação de propostas estratégicas durante o Conselho de Representantes (CR) da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), realizado nos dias 12 e 13 de junho, em João Pessoa (PB). As medidas defendidas pelo Sindicato passam agora a integrar a agenda oficial de mobilização da Federação, com atuação direta no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Congresso Nacional e junto ao governo federal.

Entre as principais conquistas da atuação do SINJUS, destaca-se a aprovação de campanhas estruturadas nas mídias sociais em três frentes:

Outra importante proposta, elaborada pelo SINJUS conjuntamente com o Serjusmig, foi aprovada. Ela prevê articulações da Fenajud junto ao governo federal no sentido de alterar o artigo 33, parágrafo 1º, do Decreto n. 12.433/2025, que regulamenta o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O objetivo é permitir que o orçamento de 2025 dos órgãos estaduais também possa servir de base para os parâmetros fiscais do programa, protegendo os direitos dos servidores do Judiciário mineiro e evitando prejuízos à categoria.

“A aprovação das propostas apresentadas pelo SINJUS no Conselho de Representantes da Fenajud demonstra a força da nossa atuação. O contexto político atual é complexo e desafiador, pois temos várias frentes de batalha dentro do TJMG, da Assembleia Legislativa, do Congresso Nacional e também junto ao governo federal. Nesse sentido, garantir que os interesses dos servidores do Judiciário mineiro estejam inseridos em uma pauta de lutas no âmbito nacional é muito importante”, destaca o coordenador-geral do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires.

Debate com especialistas deu subsídios às deliberações

No primeiro dia do encontro, um painel abordou a Reforma Administrativa e o Grupo de Trabalho do Governo, com a análise do consultor Vladimir Nepomuceno. Ele alertou para os riscos da proposta que, se aprovada, representará uma grave ameaça aos serviços públicos e aos direitos das servidoras e dos servidores.

Dirigentes do SINJUS acompanham os debates

O segundo painel foi dedicado à análise da PEC 66/2023, que trata dos precatórios e dos regimes previdenciários. O assessor parlamentar da Fenajud, Thiago Queiroz, da Consillium Assessoria, detalhou os efeitos da proposta, que pode ainda ser modificada para obrigar estados e municípios a adotar regras mais rígidas de aposentadoria para os seus servidores. A terceira mesa de debates abordou o atual cenário do INSS, com análises sobre os impactos para o funcionalismo e os riscos que isso representa para sindicatos e entidades associativas do serviço público.

“Os debates com os especialistas convidados, aliados à experiência prática dos dirigentes sindicais, que estamos no dia a dia das lutas nos estados, foram fundamentais para construirmos propostas sólidas e viáveis. Isso vai permitir que as deliberações e encaminhamentos aprovados no CR se transformem em ações concretas e efetivas na defesa dos direitos das servidoras e dos servidores do Judiciário brasileiro”, ressalta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

O CR da Fenajud reuniu representantes de sindicatos de servidores do Judiciário de diversos estados e foi um espaço fundamental para a análise do cenário político e econômico atual, troca de experiências entre as entidades e definição das prioridades da luta unificada. As propostas aprovadas serão implementadas pela Fenajud ao longo dos próximos meses, com intensa mobilização da Federação e das entidades estaduais.

Fique atento às mídias do SINJUS para acompanhar todos os desdobramentos dessas lutas coletivas em favor dos direitos das servidoras e dos servidores do Judiciário.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Com informações de Fenajud

Notícias relacionadas

Estratégia e Resistência SINJUS-MG participa de encontro nacional sobre os desafios da comunicação sindical sexta-feira, 13/06/25 16:52 O SINJUS-MG participou do XIII Encontro de Comunicação da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) realizado na terça-feira, 11 de junho, em João Pessoa (PB). Com o tema “Concentração dos Meios de Comunicação nas Mãos do ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra dois homens de terno conversando sentados em poltronas pretas em um escritório. Sobre a mesa à frente, há pilhas de livros e copos de água. Na parte superior da imagem lê-se “Igualdade Racial”. IGUALDADE RACIAL Fenajud enfatiza pauta antirracista no Poder Judiciário junto ao Executivo e Legislativo quarta-feira, 20/08/25 19:11 Uma série de agendas institucionais, com o objetivo de ampliar o debate sobre a ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala iluminada, com diversos integrantes do NAP sentadas em cadeiras organizadas em fileiras. A maioria mantém os olhos fechados e postura relaxada, participando de uma prática de respiração consciente. No topo da imagem, aparece o título: “NAP promove encontro sobre respiração consciente e qualidade de vida”. BEM-ESTAR NAP PROMOVE ENCONTRO SOBRE RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E QUALIDADE DE VIDA quarta-feira, 20/08/25 17:45 Em busca de ampliar os conhecimentos e promover o bem-estar dos seus integrantes, o ...
Imagem Acessível: A imagem mostra a foto do prédio do TJMG vista de baixo para cima, com a logomarca “Promoção Vertical PV 2023” em destaque na fachada. Sobre a imagem, está escrito: “TJMG anuncia novas vagas na PV 2023, mas SINJUS considera número insuficiente e seguirá na luta”. CARREIRA DO SERVIDOR TJMG ANUNCIA NOVAS VAGAS NA PV 2023, MAS NÚMERO É INSUFICIENTE E SINJUS SEGUIRÁ NA LUTA quarta-feira, 20/08/25 12:59 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco