DESCASO

CULTURA DO ATRASO INSTITUCIONALIZADA PELO TJMG DESVALORIZA E DESMOTIVA OS SERVIDORES

segunda-feira, 30/06/25 18:53 A imagem exibe a fachada do prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com destaque para a entrada principal, o nome da instituição em letras metálicas e bandeiras hasteadas ao fundo. Em primeiro plano, há um selo com a frase “TJMG, direitos em dia é obrigação”, representando o mote da campanha.

Contrariando as diretrizes de uma boa gestão pública, que envolve eficiência, transparência, planejamento, responsabilidade e valorização dos servidores, as últimas administrações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) institucionalizaram a cultura do atraso no órgão quando o assunto são os direitos das servidoras e dos servidores.  O sistemático descumprimento de prazos e acordos e a morosidade nas demandas da categoria tornaram-se práticas recorrentes, aprofundando ainda mais o ambiente de desvalorização e desmotivação.

Diante desse cenário, na última quarta-feira, dia 25 de junho, servidoras e servidores da 2ª Instância deliberaram durante, Assembleia Geral Extraordinária (AGE), por um novo estágio de luta. O objetivo é denunciar a postura do TJMG e da atual gestão, que também passou a negligenciar os direitos e pleitos dos trabalhadores da Justiça mineira. Por isso, o SINJUS-MG dá início à campanha “TJMG, Direitos em Dia é Obrigação!”.

“A paciência da categoria chegou ao limite. Há anos enfrentamos atrasos e omissões do Tribunal em pautas fundamentais. Agora, infelizmente, a atual gestão passou a seguir o mesmo roteiro adotado pelas anteriores. Vale destacar que não estamos falando de atrasos pontuais ou justificáveis. O que temos é um padrão de desrespeito com direitos postergados sem qualquer consideração com as servidoras e os servidores”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Entre os principais itens da pauta em atraso estão a Data-Base 2024, que já deveria ter sido implementada, e a Data-Base 2025, cuja minuta do projeto de lei sequer foi aprovada no Órgão Especial do TJMG. Além disso, a adequação das faixas do Auxílio-Saúde segue travada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

As servidoras e os servidores também aguardam a regulamentação da adesão à jornada de 8 horas, um cronograma de quitação das indenizações das férias-prêmio não gozadas, o pagamento de juros e correções monetárias sobre os valores dos retroativos quitados em atraso das Datas-Bases anteriores, e novas nomeações de servidores para minimizar o déficit e a sobrecarga de trabalho. Até o momento, não houve qualquer movimentação concreta por parte da Administração para garantir esses direitos e demandas.

“São muitas pendências acumuladas, e a cada mês elas se acumulam mais. Durante as reuniões da Mesa de Negociações e também em grupos de trabalho específicos, os sindicatos apresentam propostas e alternativas, mas os representantes da Administração só apresentam mais obstáculos e justificativas rasas. Tudo isso vem gerando uma insatisfação crescente na categoria, e essa campanha ‘TJMG, Direitos em Dia é Obrigação!’ sintetiza o que é óbvio, mas que os servidores precisam repetir exaustivamente aos gestores do Tribunal de Justiça”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues.

TJMG comunica novo atraso, agora na PV 2023

Apesar de o próprio Tribunal ter informado que o resultado da Promoção Vertical (PV) 2023 seria divulgado nesta segunda-feira, dia 30 de junho de 2025, a data foi novamente descumprida. A justificativa é de que a Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu) apurou inconsistências em dados de vários candidatos e enviou, em data muito próxima ao prazo para publicação do resultado, a retificação dos dados de cerca de duzentos candidatos.

Com isso, a Comissão Examinadora da Promoção Vertical (Comprove), que já estava com todo o seu trabalho pronto, precisará relançar esses dados em cada planilha de pontuação de cada candidato, o que deve acarretar um atraso de aproximadamente uma semana em relação ao previsto inicialmente. Essa situação compromete diretamente o planejamento de vida e carreira dos trabalhadores do Judiciário mineiro.

Vale destacar que esse é somente mais um dos vários atrasos que são registrados nos cronogramas das PVs nos últimos anos. Por várias vezes os Sindicatos cobraram a Administração e apresentaram propostas como as que previam a simplificação dos processos e o investimento na Comprove.

Entretanto, os certames seguem excessivamente burocráticos, e a Comprove apresenta déficit de pessoal, o que faz com que o Tribunal esteja quase sempre trabalhando com um certame de dois anos atrás; como é o caso de agora, em que o processo de 2023 está ainda pendente de resultado em meados de 2025.

“TJMG, Direitos em Dia é Obrigação!”

A campanha foi planejada em etapas, que serão implementadas a depender da postura e dos retornos da Administração nas próximas negociações. O objetivo é expor a insatisfação da categoria e pressionar o TJMG a adotar uma postura de respeito com as servidoras e os servidores.

“A cultura do atraso do TJMG é uma política institucional que afeta diretamente a motivação, a produtividade e a saúde dos servidores. Além disso, o não pagamento no tempo adequado gera passivos trabalhistas que impactam a execução dos próximos orçamentos e, inclusive, depois são usados pela própria Administração como obstáculos na hora em que os Sindicatos cobram o cumprimento dos direitos da categoria”,  complementa Alexandre Pires.

O SINJUS reitera que o desempenho do TJMG e a prestação jurisdicional à sociedade passam, necessariamente, pelo respeito aos direitos das servidoras e dos servidores. O Sindicato seguirá cobrando uma mudança de postura por parte da atual gestão e também lutando pelo fim da cultura do atraso no órgão.

Acompanhe as nossas mídias, compartilhe os conteúdos da campanha da “TJMG, Direitos em Dia é Obrigação!” com os seus colegas e fique atento às próximas mobilizações.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem mostra uma assembleia com servidores do TJMG, muitos deles com a mão levantada, indicando votação. No fundo, um telão exibe o título da AGE (Assembleia Geral Extraordinária) com faixas da FENAJUD e do SINJUS posicionadas ao lado. O texto sobreposto informa que a categoria aprovou uma campanha contra a cultura do atraso do TJMG e elegeu delegados para o Consinjus. O cenário é de engajamento coletivo em uma sala clara e organizada, reforçando a mobilização da categoria por melhorias institucionais.
2ª INSTÂNCIA CATEGORIA APROVA CAMPANHA CONTRA A CULTURA DO ATRASO DO TJMG E ELEGE DELEGADOS PARA O CONSINJUS quarta-feira, 25/06/25 19:19 Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada nesta quarta-feira, 25 de junho, na sede do SINJUS-MG, servidoras e servidores da 2ª instância do Judiciário mineiro deliberaram por uma nova fase da luta pelos direitos e contra a cultura do atraso ... leia mais
Registro de uma reunião em uma sala de reuniões do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Dirigentes dos sindicatos estão ao sentados ao redor de uma mesa, todos em trajes formais, envolvidos em uma conversa séria. No centro da imagem, está o juiz auxiliar Thiago Colnado, junto do coordenador-geral e do diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Alexandre Pires e Felipe Rodrigues, eles gesticulam energicamente enquanto falam. O clima aparenta ser de discussão ou negociação.
TJ IGNORA DIREITOS MESA DE NEGOCIAÇÕES: SEM PRESENÇA DO PRESIDENTE DO TJMG E SEM RESULTADOS PARA OS SERVIDORES sexta-feira, 30/05/25 13:59 Após quatro meses, a reunião da Mesa de Negociações entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e os sindicatos que representam as servidoras e os servidores aconteceu nessa quinta-feira, 29 de maio. No entanto, a expectativa de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem é um cartaz de convocação do SINJUS-MG para reuniões setoriais em preparação à mobilização contra a Reforma Administrativa, com ato marcado para o dia 29/10 em Brasília. Em destaque, aparece o aviso “Reaja à farsa da Reforma Administrativa” junto a um megafone. REUNIÕES SETORIAIS SINJUS CONVOCA CATEGORIA PARA MARCHA CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA, EM BRASÍLIA terça-feira, 07/10/25 19:06 O SINJUS-MG convoca as servidoras e os servidores do Poder Judiciário mineiro a participarem ...
A imagem mostra um grande grupo de dirigentes sindicais reunidos em uma sala, posando para a foto atrás de várias bandeiras de sindicatos de diferentes estados. MOBILIZAÇÃO NACIONAL SINJUS E FENAJUD ESTRUTURAM AGENDA DE AÇÕES EM DEFESA DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO segunda-feira, 06/10/25 19:39 O SINJUS-MG participou ativamente de três importantes atividades promovidas pela Fenajud nos dias 2, ...
Imagem Acessível: Registro de dois momentos do evento Cinefem, do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG. Na parte superior, um músico toca piano, e abaixo aparece um grupo de participantes reunidos, sorrindo para a foto. Entre as filiadas e debatedores estão as diretoras Adriana Teodoro e Janaína Torres, que estão à frente da iniciativa. Conteúdo textual: SETEMBRO AMARELO - Cinefem discute as pressões que adoecem as mulheres a partir de Cisne Negro. SETEMBRO AMARELO CINEFEM DISCUTE AS PRESSÕES QUE ADOECEM AS MULHERES A PARTIR DE CISNE NEGRO segunda-feira, 06/10/25 13:12 Autocobrança, pressão social, rivalidade feminina, abuso sexual e conflitos familiares foram alguns dos temas ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco