EM REUNIÃO AMPLIADA DO SINJUS, SERVIDORES DEFINEM AÇÕES DE LUTA POR MAIS VAGAS NA PV 2023
quarta-feira, 16/07/25 19:02
Nesta quarta-feira, dia 16 de julho, o SINJUS-MG realizou uma reunião ampliada híbrida (presencial e com participação remota) para dialogar diretamente com a categoria sobre os graves problemas da Promoção Vertical (PV) 2023. O objetivo do Sindicato foi construir soluções concretas e definir os rumos da luta em defesa da carreira das servidoras e dos servidores, que terá uma campanha para pressionar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) por mais vagas no certame.
Na primeira parte da reunião, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, apresentaram um panorama detalhado da PV 2023, destacando que a limitação orçamentária comprometeu o número de vagas disponíveis no apontamento e resultou em uma expressiva exclusão de candidatas e candidatos que atingiram uma alta pontuação.


Formato híbrido permitiu uma maior participação da categoria
Os dirigentes explicaram também o sistema de pontuação da PV, a restrição de vagas contida na legislação e o status atual das negociações com o TJMG para resolver o problema das promoções verticais.
A reunião ampliada foi convocada após o TJMG, em encontro recente com os Sindicatos, se mostrar relutante em apresentar soluções efetivas para o problema. A sinalização de que não haveria novos aportes orçamentários motivou o SINJUS a agir com firmeza. Um ofício já foi protocolado junto à Presidência do TJMG solicitando formalmente a liberação de mais recursos.
“Diante dos dados apresentados pelos setores técnicos do TJMG, ficou clara a necessidade de um aporte financeiro adicional para contemplar mais candidaturas. Com mais recursos, será possível garantir o reconhecimento de centenas de servidoras e servidores que investiram em suas qualificações, cumpriram os critérios, alcançaram altas pontuações, mas foram barrados da PV 2023 devido ao orçamento insuficiente”, afirma Alexandre Pires.
Como encaminhamento, os participantes definiram pela implementação de uma campanha com o objetivo de denunciar os problemas que vêm ocorrendo nas Promoções Verticais e mobilizar a categoria para cobrar respostas do Tribunal. A campanha incluirá produção de conteúdo, interações nos canais oficiais do TJMG, além da possibilidade de realização de atos públicos em frente ao TJMG, caso as negociações não avancem.
“A falta de planejamento e atenção da Administração do TJMG em relação às Promoções Verticais está impactando diretamente a carreira das servidoras e dos servidores. Além da verba muito abaixo da adequada para a PV 2023, alguns critérios adotados são pouco transparentes e também há um desrespeito completo quanto aos cronogramas, o que é decorrente da cultura do atraso institucionalizada pelas gestões do Tribunal. O resultado de tudo isso é uma política de desvalorização das trabalhadoras e dos trabalhadores do Judiciário mineiro, mas o SINJUS vai lutar para reverter esse quadro”, complementa Felipe Rodrigues.
Servidores relatam frustração e indignação com a postura do TJ


Adriane Seixas participou presencialmente e contribuiu com sugestões
A insatisfação das servidoras e dos servidores ficou evidente nos relatos feitos durante a reunião. Alguns participantes afirmaram que se programaram para a PV 2023 com base na nota de corte de pontuação do certame anterior, quando quase todos os candidatos da classe C para a classe B foram aprovados. Entretanto, agora se deparam com a frustração de não terem sido contemplados na PV 2023. Como agravante, eles correm sérios riscos de estagnação na carreira caso o TJMG não se mostre disposto a construir uma solução conjunta com os Sindicatos.
“Estudei, investi em cursos e tinha uma expectativa real baseada nas notas da PV 2022. Agora, além de não ser aprovado, vou ter de concorrer nas próximas edições com a mesma pontuação, pois não fiz um volume alto de cursos desde então e os prazos para as PVs 2024 e 2025 já se encerraram”, relatou um servidor durante a reunião. A situação revela o impacto real da cultura do atraso na divulgação dos resultados das Promoções Verticais.
Esse e outros pontos debatidos durante a reunião ampliada serão estruturados pelo SINJUS e levados à Mesa de Negociações com a Administração do Tribunal o mais breve possível. O Sindicato reforça que continuará atuando com firmeza, ouvindo a base e cobrando soluções do Tribunal.
Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre as próximas ações e participe ativamente dessa batalha, que é coletiva e fundamental para garantir a valorização da carreira das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro.
SINDICATO É PRA LUTAR!