Fenajud cumpre agenda em Brasília com foco nos direitos dos servidores públicos
segunda-feira, 11/08/25 15:42
A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o SINJUS-MG faz parte, atuou em Brasília (DF), ao longo da última semana, quando cumpriu uma série de agendas no plantão sindical. Representada pelo coordenador de Assuntos Parlamentares, Luiz Cláudio, a entidade atuou em diversas frentes de mobilização e articulação política, reforçando a defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores do Judiciário estadual. As atividades ocorreram em diferentes cenários, desde o Aeroporto até o Congresso Nacional, onde ocorreram visitas nas duas Casas.
Na terça-feira (5), a Fenajud iniciou suas atividades, logo nas primeiras horas do dia, na mobilização no Aeroporto da capital federal, em protesto contra a Reforma Administrativa. A ação reuniu diversas entidades do funcionalismo público e teve como objetivo pressionar parlamentares que desembarcavam em Brasília a se posicionarem contra o desmonte dos serviços públicos e a retirada de direitos.
No mesmo dia, dando continuidade ao plantão, Luiz Cláudio esteve em reunião com a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). O encontro, que contou com a assessora parlamentar, Carolina Marques, buscou estreitar laços institucionais com o mandato, apresentando pautas prioritárias da categoria e reforçando a importância do apoio parlamentar à agenda de valorização do serviço público.
Na quarta (6), o dirigente esteve na liderança do PcdoB, com Alice Portugal (PcdoB), para buscar informações sobre o texto final da Reforma Administrativa e aproximação política-institucional entre a Federação e o mandato da deputada. O dirigente ainda apresentou a estrutura sindical da Federação e a convidou para um debate em torno de pautas voltadas ao funcionalismo.
Já nesta quinta-feira (7), o coordenador esteve no gabinete da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), onde apresentou três projetos de interesse da categoria. A Fenajud solicitou apoio da parlamentar às matérias que impactam diretamente a atuação e as condições de trabalho das trabalhadoras e trabalhadores da Justiça estadual.
Sobre o plantão, Luiz aponta que “O trabalho parlamentar é uma frente fundamental para a defesa do serviço público. Seguimos firmes no diálogo com as(os) parlamentares, buscando apoio e construindo pontes para garantir os direitos da nossa categoria”, destacou.
Fonte: Fenajud