SINJUS CONVOCA CATEGORIA PARA MARCHA CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA, EM BRASÍLIA
terça-feira, 07/10/25 19:06
O SINJUS-MG convoca as servidoras e os servidores do Poder Judiciário mineiro a participarem da Marcha Nacional Contra a Reforma Administrativa, marcada para 29 de outubro, em Brasília. O Sindicato custeará as despesas de deslocamento e hospedagem dos participantes, que devem se inscrever até o dia 17 de outubro por meio de formulário disponível no final da página.
A manifestação nacional é promovida por entidades de servidores públicos em resposta à nova proposta de reforma administrativa apresentada no Congresso Nacional pelo deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ). A concentração está prevista para as 9h no Museu da República, seguida de caminhada até o Congresso Nacional.
“Esta é uma luta que precisa do engajamento da nossa categoria. A reforma ataca direitos fundamentais conquistados ao longo de décadas, como quinquênios e trintenários, progressões, benefícios, possibilidades de reajustes salariais, conversão de férias, e até mesmo impõe mais barreiras ao teletrabalho”, alerta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.
O SINJUS, junto com a Fenajud e a Feserv Minas, reforçam que o discurso oficial de combate a privilégios propagado pelos deputados responsáveis pela proposta para a sociedade na realidade mascara o verdadeiro alvo da reforma: os servidores de baixo e médio escalão que atendem diretamente a população nas áreas de Saúde, Educação, Segurança, Justiça e Assistência Social, entre outros.
“Não podemos nos deixar enganar, pois as medidas que o Congresso pretende aprovar não vão afetar a elite dos Poderes, não vão afetar deputados, senadores, ministros, governadores e juízes. O principal objetivo delas é retirar direitos das servidoras e dos servidores de base, que estão na ponta prestando serviços diretos à população”, denuncia o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.
Além disso, a proposta amplia as formas de demissão de servidores efetivos, fragiliza as carreiras e abre espaço para a terceirização da atividade-fim. Na prática, a Reforma Administrativa vai abrir caminho para práticas como as “rachadinhas”, desvio de função, ingerência política e assédios no serviço público. Clique aqui e saiba mais.
SINJUS inicia agenda de reuniões setoriais já nesta quarta-feira
Para esclarecer todos os impactos diretos da Reforma Administrativa nos direitos das servidoras e dos servidores do TJMG e do TJMMG, o SINJUS começa uma série de reuniões setoriais já a partir desta quarta-feira, dia 8 de outubro, às 12h, na unidade Afonso Pena 1.500. Os encontros terão como objetivo informar a categoria, debater estratégias de mobilização e reforçar a convocação para a Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa, no próximo dia 29.
“Os servidores do Judiciário mineiro já enfrentam sobrecarga de trabalho, más condições de trabalho em algumas unidades e falta de valorização. Esta reforma pode agravar ainda mais essa situação. O sindicato ressalta ainda que a proposta aumenta a exposição dos servidores a pressões externas e ingerências políticas, fragilizando a independência funcional necessária para o bom funcionamento do sistema de Justiça”, reforça Alexandre Pires.
Na quinta-feira, dia 9, será a vez da reunião acontecer às 12h, na unidade Goiás, e na segunda-feira, dia 13, também às 12h, a setorial será na unidade da Praça Milton Campos. A presença de todas e todos é fundamental para ficarmos cientes dos verdadeiros riscos e para fortalecermos a pressão contra a Reforma Administrativa.
SINDICATO É PRA LUTAR!