REUNIÕES SETORIAIS

SINJUS CONVOCA CATEGORIA PARA MARCHA CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA, EM BRASÍLIA

terça-feira, 07/10/25 19:06 A imagem é um cartaz de convocação do SINJUS-MG para reuniões setoriais em preparação à mobilização contra a Reforma Administrativa, com ato marcado para o dia 29/10 em Brasília. Em destaque, aparece o aviso “Reaja à farsa da Reforma Administrativa” junto a um megafone.

O SINJUS-MG convoca as servidoras e os servidores do Poder Judiciário mineiro a participarem da Marcha Nacional Contra a Reforma Administrativa, marcada para 29 de outubro, em Brasília. O Sindicato custeará as despesas de deslocamento e hospedagem dos participantes, que devem se inscrever até o dia 17 de outubro por meio de formulário disponível no final da página.

A manifestação nacional é promovida por entidades de servidores públicos em resposta à nova proposta de reforma administrativa apresentada no Congresso Nacional pelo deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ). A concentração está prevista para as 9h no Museu da República, seguida de caminhada até o Congresso Nacional.

“Esta é uma luta que precisa do engajamento da nossa categoria. A reforma ataca direitos fundamentais conquistados ao longo de décadas, como quinquênios e trintenários, progressões, benefícios, possibilidades de reajustes salariais, conversão de férias, e até mesmo impõe mais barreiras ao teletrabalho”, alerta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

O SINJUS, junto com a Fenajud e a Feserv Minas, reforçam que o discurso oficial de combate a privilégios propagado pelos deputados responsáveis pela proposta para a sociedade na realidade mascara o verdadeiro alvo da reforma: os servidores de baixo e médio escalão que atendem diretamente a população nas áreas de Saúde, Educação, Segurança, Justiça e Assistência Social, entre outros.

“Não podemos nos deixar enganar, pois as medidas que o Congresso pretende aprovar não vão afetar a elite dos Poderes, não vão afetar deputados, senadores, ministros, governadores e juízes. O principal objetivo delas é retirar direitos das servidoras e dos servidores de base, que estão na ponta prestando serviços diretos à população”, denuncia o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Além disso, a proposta amplia as formas de demissão de servidores efetivos, fragiliza as carreiras e abre espaço para a terceirização da atividade-fim. Na prática, a Reforma Administrativa vai abrir caminho para práticas como as “rachadinhas”, desvio de função, ingerência política e assédios no serviço público. Clique aqui e saiba mais.

SINJUS inicia agenda de reuniões setoriais já nesta quarta-feira

Para esclarecer todos os impactos diretos da Reforma Administrativa nos direitos das servidoras e dos servidores do TJMG e do TJMMG, o SINJUS começa uma série de reuniões setoriais já a partir desta quarta-feira, dia 8 de outubro, às 12h, na unidade Afonso Pena 1.500. Os encontros terão como objetivo informar a categoria, debater estratégias de mobilização e reforçar a convocação para a Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa, no próximo dia 29.

“Os servidores do Judiciário mineiro já enfrentam sobrecarga de trabalho, más condições de trabalho em algumas unidades e falta de valorização. Esta reforma pode agravar ainda mais essa situação. O sindicato ressalta ainda que a proposta aumenta a exposição dos servidores a pressões externas e ingerências políticas, fragilizando a independência funcional necessária para o bom funcionamento do sistema de Justiça”, reforça Alexandre Pires.

Na quinta-feira, dia 9, será a vez da reunião acontecer às 12h, na unidade Goiás, e na segunda-feira, dia 13, também às 12h, a setorial será na unidade da Praça Milton Campos. A presença de todas e todos é fundamental para ficarmos cientes dos verdadeiros riscos e para fortalecermos a pressão contra a Reforma Administrativa.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem mostra um grande grupo de dirigentes sindicais reunidos em uma sala, posando para a foto atrás de várias bandeiras de sindicatos de diferentes estados.
MOBILIZAÇÃO NACIONAL SINJUS E FENAJUD ESTRUTURAM AGENDA DE AÇÕES EM DEFESA DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO segunda-feira, 06/10/25 19:39 O SINJUS-MG participou ativamente de três importantes atividades promovidas pela Fenajud nos dias 2, 3 e 4 de outubro, em Curitiba, no Paraná. O objetivo foi reforçar as articulações sindicais em âmbito nacional. A agenda concentrou esforços na estruturação ... leia mais
A imagem mostra o Deputado Pedro Paulo de terno falando ao microfone em um ambiente formal.
ATAQUE IMINENTE REFORMA ADMINISTRATIVA ESTÁ PRONTA PARA AVANÇAR, E SINJUS CONVOCA SERVIDORES A SE MOBILIZAREM quinta-feira, 02/10/25 19:23 O grupo de trabalho (GT) da Câmara dos Deputados coordenado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) finalizou o relatório da proposta de Reforma Administrativa. O documento propõe mudanças estruturais que representam grave ameaça aos direitos dos servidores públicos, incluindo os ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra um grande grupo de dirigentes sindicais reunidos em uma sala, posando para a foto atrás de várias bandeiras de sindicatos de diferentes estados. MOBILIZAÇÃO NACIONAL SINJUS E FENAJUD ESTRUTURAM AGENDA DE AÇÕES EM DEFESA DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO segunda-feira, 06/10/25 19:39 O SINJUS-MG participou ativamente de três importantes atividades promovidas pela Fenajud nos dias 2, ...
Imagem Acessível: Registro de dois momentos do evento Cinefem, do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG. Na parte superior, um músico toca piano, e abaixo aparece um grupo de participantes reunidos, sorrindo para a foto. Entre as filiadas e debatedores estão as diretoras Adriana Teodoro e Janaína Torres, que estão à frente da iniciativa. Conteúdo textual: SETEMBRO AMARELO - Cinefem discute as pressões que adoecem as mulheres a partir de Cisne Negro. SETEMBRO AMARELO CINEFEM DISCUTE AS PRESSÕES QUE ADOECEM AS MULHERES A PARTIR DE CISNE NEGRO segunda-feira, 06/10/25 13:12 Autocobrança, pressão social, rivalidade feminina, abuso sexual e conflitos familiares foram alguns dos temas ...
Imagem Acessível: A imagem anuncia o resultado do sorteio promovido pelo SINJUS-MG no Círculo do Livro. Em destaque, há a capa do livro “A vontade de mudar: homens, masculinidades e amor” da autora Bell Hooks. A imagem também lembra os participantes sobre o próximo encontro, marcado para o dia 30/10 (quinta-feira), às 19h. “A vontade de mudar” Confira os ganhadores do sorteio do Círculo do Livro de outubro sexta-feira, 03/10/25 16:37 No dia 30 de outubro, quinta-feira, às 19h, um dos sucessos do Núcleo das ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco