SINJUS participa de confraternização do Dia do Servidor no TJM e reforça luta por direitos
sexta-feira, 24/10/25 20:48
O SINJUS-MG marcou presença na confraternização do Dia da Servidora e do Servidor do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), realizada na tarde desta sexta-feira, 24 de outubro, na sede do órgão. O evento foi realizado em conjunto pelos Sindicatos e pela Administração do Tribunal, reunindo servidoras e servidores para um momento de integração e reflexão sobre a importância da categoria.
O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar, Jadir Silva, que enfatizou a importância dos servidores para o funcionamento da instituição. Em seguida, representantes sindicais aproveitaram o momento para reforçar pautas fundamentais da categoria e alertar sobre ameaças aos direitos dos trabalhadores.
Os dirigentes do SINJUS destacaram o resultado positivo das negociações com o TJM que culminaram no acordo celebrado nessa quinta-feira, 23 de outubro, entre os sindicatos da categoria, a Advocacia-Geral do Estado (AGE) e a Administração do TJM. O acordo garantiu o pagamento dos juros e correção monetária das Datas-Bases de 2014 a 2017, que foram implementadas com atrasos, representando uma conquista importante para os servidores que aguardavam há anos a reparação desses valores. Clique aqui e saiba mais.
O coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, também atualizou as servidoras e os servidores sobre as negociações em curso com o TJMG, que refletem diretamente no TJM, destacando os esforços do Sindicato para avançar nas pautas da Data-Base 2025, do auxílio-saúde e da regulamentação da jornada de 8 horas. O dirigente reforçou ainda a importância da luta contra a Reforma Administrativa, destacando pontos críticos da proposta que ameaçam direitos consolidados dos servidores tanto do TJMG quanto do TJMMG.
“A Reforma Administrativa é um ataque direto aos direitos da categoria. Se for aprovada, ela vai abrir caminho para a terceirização em massa, para o fim da estabilidade e para o enfraquecimento das carreiras. Por isso, o SINJUS está atuando de forma contundente junto com outras entidades para barrar essa proposta que está tramitando na Câmara dos Deputados”, afirmou Alexandre Pires.
Jornada de 8 horas
Na sequência, o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues, detalhou as tratativas em curso acerca da regulamentação da jornada de 8 horas, uma demanda de muitos dos colegas do TJMG.
“Nossa atuação no Grupo de Trabalho instituído pelo TJMG tem sido com o objetivo de garantir critérios claros e justos para todos os servidores. A proposta inicial do Tribunal não atendia aos interesses da categoria e foi necessário um debate intenso para que conseguíssemos avanços reais. Conseguimos garantir que parte significativa das vagas será destinada aos servidores independentemente da unidade de lotação, com distribuição proporcional entre as classes e prioridade para quem tem mais tempo na classe. Além disso, o teletrabalho não será vedado para quem optar pela jornada estendida”, explicou Felipe Rodrigues.
O evento do Dia do Servidor no TJM também incluiu um lanche coletivo, proporcionando momentos de interação, congraçamento e diálogo entre servidores, dirigentes sindicais e a administração do Tribunal.
Acompanhe as nossas mídias sociais, faça parte do nosso canal do WhatsApp (clique aqui), e fique sempre informado sobre todos os assuntos de seu interesse.
SINDICATO É PRA LUTAR.



