SINJUS participa da construção do Plano de Ação e Lutas da CSPB para 2026
sexta-feira, 19/12/25 16:16
O SINJUS-MG participou de forma ativa da Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), realizada nos dias 16 e 17 de dezembro, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu lideranças sindicais de todo o país para avaliar as lutas de 2025 e definir as diretrizes e o Plano de Ação e Lutas para 2026, em um contexto de intensos desafios ao serviço público. A participação do SINJUS tem como objetivo intensificar a articulação nacional e fortalecer o movimento sindical.
Por meio da CSPB, o SINJUS amplia sua capacidade de ação política, garantindo que as pautas dos servidores do Judiciário mineiro estejam conectadas às grandes batalhas travadas no Congresso Nacional. O diretor de Imprensa e Comunicação do Sindicato, Alexandre Gomes, contribuiu com os debates e na formulação das pautas estratégicas e das diretrizes para o próximo ano. Além da pauta política, o encontro aprovou o Balanço Patrimonial e Financeiro do Exercício 2024 e o orçamento de 2026.
“O congresso da CSPB tem papel essencial para definir os rumos do movimento sindical, bem como estruturar o planejamento financeiro e as prioridades para 2026, especialmente no que se refere ao enfrentamento da Reforma Administrativa”, destacou Alexandre Gomes, que também é secretário de Valorização e Atenção à Ciência, Tecnologia e Elaboração Intelectual da CSPB.
Plano de Ação e prioridades para 2026


Vale lembrar que, em paralelo à realização do Congresso, as entidades também atuaram de forma incisiva junto a parlamentares do Congresso Nacional e conseguiram uma vitória expressiva com a aprovação em definitivo do Projeto de Lei Complementar (PLC) 143/2020, que ficou conhecido como “Descongela já”. A medida vai permitir o pagamento retroativo de direitos como quinquênios, triênios, anuênios, licenças-prêmio e progressões funcionais, que ficaram suspensos durante a pandemia de Covid-19 (clique aqui e saiba mais).
Comunicação e tecnologia no centro das disputas
Durante os painéis, especialistas como o professor da UERJ João Cezar de Castro Rocha e o sociólogo e ex-diretor técnico do Dieese Clemente Ganz Lúcio analisaram o impacto das tecnologias digitais e das disputas ideológicas nas redes. Os palestrantes destacaram o papel estratégico da comunicação sindical na construção de narrativas capazes de furar a bolha informacional e disputar corações e mentes em tempos de campanhas difamatórias contra o funcionalismo.
Alexandre Gomes participou das discussões sobre o tema, defendendo que as entidades devem investir em linguagem acessível, engajamento e conteúdo de interesse social.
“Mostramos que é possível ampliar o alcance das mensagens sindicais com autenticidade, diálogo e aproximação com o cotidiano do servidor. Precisamos ocupar espaços de comunicação e disputar o algoritmo, sempre baseados na verdade e na defesa do serviço público”, afirmou o dirigente.
Preparação para o próximo ciclo político
Outro ponto de destaque dos debates foi a necessidade de o movimento sindical se preparar para o próximo ciclo eleitoral. Segundo as diretrizes aprovadas, a CSPB deverá concentrar esforços em pautas de forte apelo popular, como o reajuste da tabela do Imposto de Renda e a redução da jornada de trabalho, buscando ampliar o apoio social à luta contra os projetos de desmonte do Estado.
Fortalecimento do Judiciário mineiro no contexto nacional
Com a atuação dentro da CSPB, o SINJUS reforça sua inserção no cenário nacional e amplia a capacidade de articulação em defesa dos servidores mineiros. As deliberações consolidadas durante o congresso contribuirão diretamente para qualificar as estratégias de valorização e mobilização adotadas pelo Sindicato em 2026.
“Por meio da Confederação, é possível aglutinar forças para as lutas nacionais. O que acontece em Brasília impacta cada servidor em Minas; por isso, nossa presença nesses espaços políticos garante que as demandas das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro tenham visibilidade e que a categoria tenha maior poder de pressão”, afirma Alexandre Gomes.
Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar sempre informado sobre as articulações e mobilizações em favor dos direitos do funcionalismo e da valorização do serviço público.
SINDICATO É PRA LUTAR!


