SINJUS CONVOCA CATEGORIA PARA DEFINIR PAUTA DE REIVINDICAÇÕES PARA A NOVA PRESIDÊNCIA DO TJMG
segunda-feira, 08/06/26 18:40
Com a eleição do desembargador Vicente de Oliveira Silva para a Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e sua posse marcada para o próximo dia 1º de julho, o SINJUS-MG convoca todas as servidoras e todos os servidores para definir a Pauta de Reivindicações da categoria para o biênio 2026-2028. A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será realizada no dia 30 de junho, às 13h30, em primeira chamada, e às 14h, em segunda chamada, no Bourbon Hotel, localizado na Avenida Afonso Pena, 3761, bairro Serra, em Belo Horizonte.
A partir dessa terça-feira, dia 9 de junho, sempre às 12h, o Sindicato também realizará uma série de reuniões setoriais nas unidades da 2ª instância do Judiciário. O objetivo é reforçar a convocação para a AGE, que será um momento decisivo para que a categoria debata os principais desafios da próxima gestão do TJMG, apresente propostas e construa coletivamente as prioridades que serão levadas às reuniões das Mesas de Negociações com a futura Administração do Tribunal.
Cenário preocupante


Na ocasião, representantes da Presidência apresentaram obstáculos à implementação da Data-Base 2025, incertezas em relação ao envio do Projeto de Lei da Data-Base 2026 à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e resistência à retirada do limite de vagas na Promoção Vertical, três pautas que têm impacto geral.
Programe-se para as reuniões setoriais
Para garantir que nenhuma demanda fique de fora e que a maior parte possível da categoria esteja informada sobre a AGE, o SINJUS realizará uma série de reuniões setoriais nas unidades do TJMG ao longo dos próximos dias. Dirigentes do Sindicato irão pessoalmente nos locais de trabalho para ouvir servidoras e servidores, colher sugestões e reforçar a convocação para a Assembleia do dia 30.
As reuniões serão sempre às 12h e seguirão o seguinte cronograma:
- 9 de junho (terça-feira) – Ceop;
- 10 de junho (quarta-feira) – Unidade Praça Milton Campos;
- 11 de junho (quinta-feira) – Edifício-sede;
- 16 de junho (terça-feira) – Mirafiori;
- 17 de junho (quarta-feira) – Dirtec;
- 18 de junho (quinta-feira) – Anexo II;
- 19 de junho (sexta-feira) – TJM;
- 23 de junho (terça-feira) – Anexo I;
- 24 de junho (quarta-feira) – Unidade da Afonso Pena, n. 1500.
Participe da luta coletiva
Diante desse cenário, o SINJUS reforça que somente uma categoria organizada, informada e mobilizada terá força suficiente para conquistar avanços concretos ao longo da próxima gestão do Tribunal.
Por isso, durante a AGE, os dirigentes sindicais irão compartilhar detalhes sobre o andamento das negociações, avaliações sobre as perspectivas da próxima gestão do Tribunal e análises técnicas produzidas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Desse modo, servidoras e servidores poderão debater os temas, apresentar propostas e ajudar a construir a Pauta de Reivindicações e a estratégia de atuação do SINJUS.
Acessibilidade
O servidor ou a servidora que necessitar de intérprete de Libras para a AGE deve entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (31) 3213-5247.
CONVOCATÓRIA
A Diretoria Colegiada do SINJUS-MG convoca os servidores de 2ª Instância para a Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 30/6/2026, às 13h30, em primeira convocação, e às 14h, em segunda convocação, no Bourbon Hotel, localizado na Avenida Afonso Pena, 3761, bairro Serra, em Belo Horizonte.
PAUTA:
- Pauta de Reivindicações 2026-2028;
- Outros assuntos de interesse da categoria.



