PEC EMERGENCIAL

PEC 186 PODE SER APROVADA EM UM DIA, DIZ PACHECO

segunda-feira, 22/02/21 18:41

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que a PEC Emergencial (PEC 186/2019), com diretrizes para permitir a retomada do auxílio emergencial, pode ser aprovada em dois turnos na quinta-feira (25). Para isso, será preciso um acordo entre as lideranças, mas Pacheco acredita que há clima entre os senadores para esse arranjo.

— Percebo os senadores com a compreensão de que essa proposta é importante para viabilizar o auxílio emergencial. Vejo essa percepção dos senadores com muita nitidez. Ainda que há um ponto contrário aqui ou acolá. Acho que todos compreendem a necessidade de ter esse protocolo fiscal — disse Pacheco em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (22).

As propostas de emenda à Constituição (PECs) devem ser votadas em dois turnos, com um intervalo de cinco dias úteis entre eles. No entanto, esse interstício, previsto no Regimento Interno, pode ser dispensado se houver entendimento entre os líderes.

O relatório da PEC Emergencial ainda não foi divulgado oficialmente, mas deve trazer uma “cláusula de calamidade” para permitir que o governo federal implemente o novo auxílio contornando restrições orçamentárias do ano. Ao mesmo tempo, a proposta virá com uma série de regras fiscais como compensações para essa medida. Entre elas estão gatilhos de restrições de despesas e reavaliação de benefícios tributários.

Segundo Pacheco, essas regras não são uma “condição” para o novo auxílio, mas sim uma “contrapartida” que garante a sua sustentabilidade.

— Estamos dando uma demonstração do caráter de responsabilidade fiscal que o Congresso Nacional tem com o país. É preciso termos esse protocolo para termos os recursos necessários [para o auxílio emergencial].

O presidente do Senado explicou que a PEC Emergencial não regulamentará o novo auxílio. A equipe econômica do Executivo divulgará, futuramente, regras — como valor das parcelas e duração do programa. No entanto, Pacheco afirmou estar otimista com a perspectiva de o pagamento já começar em março, e disse que há “uma compreensão” do Executivo e do Legislativo de que o auxílio “precisa existir nos próximos quatro meses”.

Pacheco também antecipou que espera essas definições do Executivo assim que o Senado aprovar a PEC Emergencial.

— Pretendemos que, uma vez aprovada [a PEC] no Senado, já haja por parte do governo uma efetivação do auxílio, considerando que há uma tendência muito clara de aprovação na Câmara dos Deputados.

Vacinas e chuvas

Na coletiva, o presidente do Senado também falou sobre a reunião que teve na manhã desta segunda-feira com representantes dos laboratórios farmacêuticos Pfizer e Janssen, produtores de vacinas contra a covid-19, a pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Pacheco reforçou que o Senado vai trabalhar para viabilizar a compra dessas vacinas pelo Brasil, encontrando soluções para os termos contratuais que não agradaram o governo.

Pacheco mencionou, ainda, a situação de “calamidade” vivida por cidades do Acre e de Minas Gerais devido às fortes chuvas das últimas semanas. Segundo ele, o governo deve editar uma medida provisória nos próximos dias transferindo recursos para os municípios afetados.

Fonte: Agência Senado

Notícias relacionadas

REFORMA ADMINISTRATIVA PEC 32 CHEGA À CCJ; PRESSIONE OS DEPUTADOS! terça-feira, 09/02/21 18:51 Depois de completar cinco meses parada no Congresso, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – a Reforma Administrativa – começou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após ser enviada nessa segunda-feira, 8 de fevereiro, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem é um cartaz em tons de laranja que anuncia o evento “The Solution: Reconecte-se com seu coração e desperte seu potencial”, que acontecerá em 16 de setembro (terça-feira), às 14h30, no Espaço Lea Leda. A imagem principal mostra uma pessoa sentada de pernas cruzadas na praia, em posição de meditação, com o mar ao fundo. No canto inferior esquerdo, aparece a foto da convidada Carmelita Nassif Leonel, terapeuta responsável pela condução do encontro. Na parte inferior, estão os logotipos do NAP – Núcleo de Aposentados e Pensionistas e do SINJUS-MG. The Solution NAP promove bate-papo sobre autoconhecimento e conexão energética segunda-feira, 08/09/25 19:14 Buscando oferecer formas de bem-estar e evolução pessoal aos seus integrantes, o Núcleo de ...
A imagem anuncia o 1º Seminário Intersindical Inclusão e Dignidade no Serviço Público: Compromisso Institucional e Social. À esquerda, aparece a foto de uma mulher sorridente em cadeira de rodas, de braços erguidos em sinal de celebração. Em destaque, a frase: “Reserve esta data! 19 e 20 de setembro – Transmissão ao vivo”. O convite reforça a participação na construção coletiva da Pauta de Reivindicações das pessoas com deficiência no serviço público. Na parte inferior, estão os logotipos do SINJUS-MG, SERJUSMIG, SINDOJUS-MG e SINDSEMP-MG. PESSOA COM DEFICIÊNCIA SEMINÁRIO SOBRE INCLUSÃO DE PCDS ABRE INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO ONLINE COM EMISSÃO DE CERTIFICADO quinta-feira, 04/09/25 19:20 Com o grande interesse pelo seminário intersindical “Inclusão e dignidade no serviço público: compromisso ...
VITÓRIA ATUAÇÃO SINDICAL GARANTE APROVAÇÃO DA PEC 66 SEM PREJUÍZO PARA OS SERVIDORES quinta-feira, 04/09/25 15:09 O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira, dia 2 de setembro, em segundo turno, ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco