PRESSIONE OS SENADORES!

DESMONTE DO SERVIÇO PÚBLICO SERÁ VOTADO NESTA 4ªF.

terça-feira, 02/03/21 19:51

Na noite dessa terça-feira, dia 2 de março, foi realizada a leitura do novo substitutivo da PEC 186/2019, a PEC Emergencial. A proposta prevê a suspensão das progressões e promoções. As medidas representam o congelamento de salários e das carreiras dos servidores que prestam serviço direto à população.

O novo texto do senador Marcio Bittar (MDB-AC) está previsto para ir à votação já nesta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, no Plenário do Senado. Ele será o único item da pauta. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já disse que deve propor a quebra do interstício para que a PEC 186 seja votada em dois turnos no mesmo dia.

Se a PEC Emergencial for aprovada no Congresso Nacional, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) poderá instituir de imediato as medidas que retiram direitos dos servidores.

A proposta de emenda à Constituição permite aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário suspender direitos dos servidores e proibir a realização de concursos até que as despesas correntes fiquem abaixo do percentual de 95% das receitas correntes. Segundo o Tesouro Nacional, em 2020, as despesas em Minas Gerais representaram 96,9% das receitas. Isso permitiria o governador Romeu Zema acionar os gatilhos de contenção assim que a PEC Emergencial entrar em vigor. Clique aqui e saiba mais sobre os impactos discutidos na Live #4 do SINJUS.

Desvinculação de recursos para saúde e educação saem da proposta

Após grande repercussão e atuação da sociedade civil organizada, o relator da PEC Emergencial retirou do texto o dispositivo que acabava com os pisos mínimos que União, estados e municípios são obrigados a investir em educação e saúde.

Outros pontos importantes que saíram da PEC foram: a revogação dos repasses do PIS/PASEP para o Fundo de Amparo ao Trabalhador do BNDES e a necessidade de observância do equilíbrio fiscal intergeracional na promoção e na efetivação dos diretos sociais. O dispositivo que incluía o Bolsa Família dentro da regra do teto de gasto neste ano de 2021 também foi excluído.

Pressione o presidente do Senado e a bancada mineira

O momento é decisivo e os servidores precisam se mobilizar e cobrar voto contrário dos senadores mineiros à PEC Emergencial que vai congelar salários, carreiras e os concursos públicos.

Mobilização por e-mail

Copie e cole os endereços abaixo no campo de destinatário. Use nossa sugestão de mensagem ou a que você preferir.

“Senhor Senador,

Como eleitor (a) em Minas Gerais, venho manifestar repúdio à Proposta de Emenda à Constituição 186/2019, que está em tramitação nesta Casa.

A PEC Emergencial pune os servidores públicos que, mesmo com salários defasados, apresentam alta produtividade, oferecem atendimentos e serviços de qualidade à população e não param de trabalhar durante a pandemia. Além de impedir reajustes, a proposta sobrecarrega ainda mais os trabalhadores, pois muitos órgãos possuem quadros de pessoal deficitários e a PEC proíbe novos concursos públicos. Se a intenção é reduzir gastos públicos porque não serão cortados os privilégios para a elite do funcionalismo?

A PEC 186 também dificulta o acesso da população mais vulnerável à saúde e à educação. É isso que você quer deixar como legado no seu mandato?

Em 2022, teremos Eleições gerais! Quem votar a favor, não volta! Vote contra a PEC 186/2019.

Desde já agradeço”

Contatos dos senadores

[email protected][email protected][email protected]

Mobilização nas redes sociais

Pressione também nas redes sociais dos senadores. Mande mensagem privada, comente nas fotos do Instagram e poste na linha do tempo dos parlamentares no Facebook e no Twitter. O importante é pressionar também nesses espaços!

Antonio Anastasia
Twitter: https://twitter.com/Anastasia
Facebook: https://www.facebook.com/AntonioAnastasiaOficial
Instagram: https://www.instagram.com/antonio.anastasia/

Carlos Viana
Twitter: https://twitter.com/carlosaviana
Facebook: https://www.facebook.com/carlosviana
Instagram: https://www.instagram.com/carlosviana/

Rodrigo Pacheco
Twitter: https://twitter.com/rpsenador
Facebook: https://www.facebook.com/RodrigoOtavioPacheco
Instagram: https://www.instagram.com/rodrigootaviopacheco/

 

Notícias relacionadas

ASSISTA AGORA LIVE DEBATEU REFORMA ADMINISTRATIVA E EMERGENCIAL sexta-feira, 12/02/21 16:27 Duas das lutas mais importantes que estão sendo enfrentadas pelos servidores em 2021 foram tema da ‘Live do SINJUS” desta quinta-feira, 11 de fevereiro. Na transmissão realizada no canal do YouTube do Sindicato, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco