REFORMA ADMINISTRATIVA

OPOSIÇÃO SE REÚNE COM SINDICALISTAS PARA BARRAR PEC

terça-feira, 13/04/21 16:56

Nessa terça-feira, dia 13 de abril, o portal Brasil de Fato publicou reportagem sobre a articulação entre sindicatos e deputados federais para tentar barrar a PEC 32/2020, que trata da Reforma Administrativa Federal. O coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, colaborou com a matéria destacando que a aprovação da proposta como está vai corroer princípios constitucionais e retirar importantes direitos dos servidores. Confira abaixo a matéria (clique aqui e veja a reportagem diretamente no portal Brasil de Fato).

Oposição se reúne com 100 sindicalistas para barrar Reforma Administrativa

Frente Parlamentar Mista do Serviço Público também coleta assinaturas para proposta que substitua a PEC 32

A Proposta de Emenda à Constituição 32/2020, que trata da Reforma Administrativa, continua na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados graças aos partidos de oposição que garantiram a obstrução da pauta. O objetivo é retirar de vez a PEC da discussão e devolvê-la ao governo, com o argumento da inconstitucionalidade.

Mesmo que a tramitação da proposta avance e vá para a Comissão Especial, os deputados de oposição prometem continuar mobilizados para derrubar a PEC 32.

Na última quinta-feira (8), a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público realizou nova reunião entre representantes dos servidores públicos e parlamentares. Participaram do encontro o primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), o vice-líder do Partido dos Trabalhadores, Rogério Correia (PT-MG), e o deputado Paulo Ramos (PDT-RJ).

Um ponto comum da reunião entre os mais de 100 sindicalistas, de cerca de 70 entidades, e os parlamentares é que a tramitação da Reforma Administrativa deve ocorrer em outro momento, após o fim da pandemia, de modo a possibilitar a participação da sociedade nas discussões. “Temos uma convergência inicial de que uma reforma estrutural do Estado brasileiro não pode ser feita de improviso”, declarou o deputado Marcelo Ramos.

Neste momento, os sindicatos e a Frente Parlamentar do Serviço Público finalizam um dossiê que aponta as inconstitucionalidades e consequências das medidas contidas na PEC 32. O documento deve ser entregue nos próximos dias ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL-PP).

“A Reforma Administrativa propõe uma mudança muito grande. Além de retirar direitos dos servidores, ela terá implicações que vão corroer princípios constitucionais, como o da impessoalidade, por exemplo. Por isso, várias entidades de todo o Brasil estão mobilizadas para evitar que a estrutura democrática e os serviços públicos oferecidos aos cidadãos sejam severamente enfraquecidos”, afirma o coordenador-geral do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG), Alexandre Pires.

Oposição coleta assinaturas para substitutivo à PEC 32

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público já começou uma coleta de assinaturas a favor de um substitutivo ao texto da Reforma Administrativa. O documento garante principalmente a manutenção da estabilidade para todo o funcionalismo, sem divisões no setor público.

A ideia é buscar apoio, a partir de agora, para o caso de a PEC passar na CCJ e seguir para a Comissão Especial, onde o substitutivo será apresentado. O texto traz ainda alterações em outros dispositivos contidos na PEC e que são prejudiciais aos servidores, como os novos vínculos e a extinção de cargos de ocupação exclusiva de servidores.

Fonte: Brasil de Fato

Últimas notícias

ver mais
SEM TABU MENOPAUSA É TEMA DO PRIMEIRO ENCONTRO DO PAPO ABERTO terça-feira, 30/04/24 10:02 Até hoje,  alguns assuntos relacionados à feminilidade são cercados por tabus, resultando em falta ...
Fotografia em um ambiente de trabalho, onde se vê uma mulher cadeirante, de pele clara, cabelos castanhos, com vestimentas sociais, segurando uma credencial e mostrando em frente a uma porta de vidro, ao lado se vê ícones que simbolizam deficiências, tais como: cadeirante, deficiência visual, auditiva. PCD SAIBA COMO INCLUIR SÍMBOLOS INTERNACIONAIS DE ACESSIBILIDADE NA SUA CARTEIRA FUNCIONAL DO TJ segunda-feira, 29/04/24 19:41 Na última segunda-feira, dia 22 de abril, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
: Sobre um fundo com degradê que vai do verde ao azul há um conjunto de papéis com a imagem do ofício conjunto encaminhado ao TJMG. Na primeira página há o logo dos sindicatos Serjusmig, SINJUS-MG e Sindojus/MG, abaixo dela há uma segunda página. APROVADOS DO TJMG Sindicatos cobram a homologação e nomeação dos candidatos do concurso Edital 1/2022 segunda-feira, 29/04/24 19:18 O imediato andamento do processo do Concurso Edital nº 01/2022 é cobrado pelas entidades ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco