TRAMITAÇÃO NA ALMG

ZEMA PEDE URGÊNCIA NA ADESÃO AO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL

segunda-feira, 04/10/21 17:13 Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e usando óculos preto e camisa cinza) sentado entre as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais.

Foto: Marco Evangelista/ImprensaMG

Foi protocolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta sexta-feira (1º), o pedido de tramitação em Regime de Urgência do projeto de lei 1.202/2019, que trata da adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Desde outubro de 2019, o PL tramita na Assembleia. Deputados da base do governador Romeu Zema (Novo) e da oposição dizem, porém, que ainda é preciso haver muita negociação para que as medidas sejam aprovadas.

De acordo com o secretário de Governo, Igor Eto, a não aprovação do RRF, conjugada à iminente queda da liminar que vem segurando os pagamentos da dívida do Estado com a União, coloca o Estado sob o risco de insolvência fiscal, uma vez que, caso isso ocorra, o Executivo Estadual teria que desembolsar R$ 26 bilhões em um único pagamento.

“A Assembleia é um poder independente, mas creio que é madura o suficiente para conseguir analisar a importância da adesão. O fato é que Minas tem uma dívida com a União que um dia terá que ser paga, e a adesão ao Regime Fiscal coloca um fim neste problema”, explica o secretário.

Uma das alegações do governo estadual para que a adesão seja aprovada entre os deputados é que o processo promoveria um alívio imediato no fluxo das contas públicas, já que um dos benefícios da medida é que os pagamentos da dívida são suspensos por três anos, passíveis de prorrogação por mais três. Além disso, ao aderir ao RRF, não haveria mais incidência de juros sobre a dívida.

Na Assembleia

Entre os parlamentares do bloco do governo, o entendimento é que o envio do pedido de tramitação em regime de urgência para o PL vai pressionar a Casa a discutir a questão. “O Parlamento é soberano e tem a autonomia para decidir sobre o tempo e a hora de suas votações. No entanto, recentemente, o STF intimou o governo de Minas em relação à necessidade de ações concretas do Estado para aderir ao regime. Essa é uma proposta que não é exclusiva do nosso Estado e, sim, traz desafios a serem enfrentados por todos nós, servidores e agentes públicos”, destaca o líder de governo na ALMG, o deputado Gustavo Valadares (PSDB).

Já para a oposição, a adesão ao RRF seria “temerária e sem sentido de ser dicutida em tempos de pandemia”. Segundo o líder da bancada oposicionista, André Quintão (PT), as exigências para a adesão ao RRF, como o estabelecimento de teto de gastos e venda de estatais como a Cemig, por exemplo, ferem a autonomia do Estado. “É muito complicado falar de diminuir investimentos e ações administrativas em meio a um contexto tão delicado como o da pandemia. Ainda mais fechar um acordo com um governo federal tão questionável. Não vejo clima para que o projeto seja aprovado”, afirma Quintão.

Fonte: jornal Hoje em Dia / Repórter André Santos

Notícias relacionadas

Romeu Zema ao centro da mesa com os demais membros de Poder sentados ao lado em sala do Palácio da Liberdade
RECUPERAÇÃO FISCAL INEFICIÊNCIA DE ZEMA TRAZ DE VOLTA O RISCO DO RRF terça-feira, 14/09/21 19:21 Perto de completar o seu terceiro ano de mandato, o governador Romeu Zema (NOVO) voltou a pedir socorro aos demais Poderes para resolver problemas do Executivo. Apesar dos aumentos crescentes de arrecadação, da venda de folhas de pagamentos, do ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco