IMPASSE NA ALMG

ZEMA DIZ QUE NÃO VAI RETIRAR URGÊNCIA DO PL DE ADESÃO AO RRF

quinta-feira, 25/11/21 16:18 Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e usando óculos preto e camisa cinza) em pé, durante pronunciamento em um púlpito e segurando uma folha com o seu texto de discurso.

Foto: Isac Nóbrega/PR

O governador Romeu Zema (Novo) disse nesta quarta-feira (24) a O TEMPO que não irá retirar o regime de urgência do projeto de lei em que pede autorização dos deputados para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

O texto está desde o final de 2019 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, em outubro, Zema pediu que tramitasse em regime de urgência. Isso significa que os deputados tinham 45 dias para votar a proposta. O prazo venceu na terça-feira (23) e agora o projeto está trancando a pauta.

“Nós não vamos retirar o regime de urgência porque não podemos viver com a espada sobre a cabeça. O regime de recuperação fiscal é o plano de recuperação econômica de Minas Gerais. Temos que deixar claro que é através desse plano de recuperação econômica que nós vamos conseguir viabilizar Minas Gerais”, disse o governador.

Zema argumentou que a aprovação do regime de recuperação é necessária para garantir a sustentabilidade econômica do Estado. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu até abril do ano que vem para que Minas ingresse na recuperação fiscal.

“Se a Assembleia não aprovar esse plano de recuperação econômica, tudo de ruim, e talvez até pior, vai voltar a acontecer em Minas Gerais. Hoje nós temos uma dívida vencida de R$ 30 bilhões que nós teríamos que pagar no curtíssimo prazo e esse dinheiro não existe”, afirmou Zema.

“Agora com o plano de recuperação econômica que está na Assembleia, nós vamos ter 30 anos para pagar. O que você prefere? Pagar algo em um mês, seis meses, ou em 30 anos? Então o que está em jogo hoje é a viabilidade econômica de Minas Gerais. Eu tenho convicção que os deputados, que são esclarecidos, votarão para que Minas Gerais seja um Estado viável e previsível e não uma bagunça como acontecia anteriormente”, concluiu.

Nos últimos dias, a articulação política do governo tentou negociar com o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV), a retirada da urgência em troca de se combinar uma pauta de votação com projetos de interesse do Palácio Tiradentes. A prioridade seria que os deputados votassem a suplementação orçamentária, já que caso contrário, Zema pode não cumprir os gastos mínimos constitucionais com saúde e educação em 2021.

Porém, não se chegou a um entendimento sobre quais projetos entrariam nesta pauta de votação e o acordo não foi fechado.

Fonte: Jornal O Tempo – Repórter Pedro Augusto Figueiredo

Notícias relacionadas

ao fundo, fachada do TJMG com a aplicação de um filtro em tons de verde e em destaque fotos dos participantes da live que serão descritos na apresentação. Conteúdo textual: Live #38 – Transmissão ao vivo em nosso canal www.youtube.com/SINJUSMG/ Resultado das negociações com o TJ e lutas na ALMG e no Congresso, com o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires (homem de pele clara, olhos e cabelos castanhos), o diretor de assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Wagner Ferreira (homem negro, com olhos e cabelos curto) e o 3º vice-presidente do Serjusmig e coordenador de Assuntos Parlamentares da Fenajud, Eduardo Couto (homem de pele clara, cabelos e olhos castanhos e braba grisalha). Quinta-feira, 25 de novembro de 2021, 19h. Acessível em Libras.
LIVE SINJUS #38 RESULTADO DAS NEGOCIAÇÕES COM O TJ E LUTAS NA ALMG E NO CONGRESSO quinta-feira, 25/11/21 13:23 Nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, às 19h, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira, recebem o 3º vice-presidente do Serjusmig e coordenador de Assuntos Parlamentares da Fenajud, Eduardo Couto, na Live ... leia mais
fachada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com destaque para o monumento que consiste em um triângulo vazado em um círculo de bronze. Sobre a foto, há a aplicação de uma ilustração de um trator amarelo, simbolizando as reformas, demolindo o triângulo vermelho, simbolizando Minas Gerais.
ALMG PROJETO DE ADESÃO AO RRF DEVE TRANCAR A PAUTA A PARTIR DE TERÇA quinta-feira, 18/11/21 18:45 Muito longe de um consenso, o Projeto de Lei 1.202/2019, que trata da adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal, deve trancar a pauta do Legislativo mineiro a partir do dia 23 de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem possui o fundo em tons de cinza mostrando uma pessoa segurando um celular diante de um notebook. Ambos exibem o hotsite do SINJUS sobre a Reforma Administrativa, com o título “Reaja à Farsa da Reforma Administrativa”. Análise detalhada SINJUS lança hotsite exclusivo com os impactos da Reforma Administrativa para servidores do TJMG e do TJMMG quinta-feira, 30/10/25 19:15 O SINJUS-MG acaba de disponibilizar uma plataforma digital exclusiva para alertar e informar os ...
Imagem Acessível: A imagem é um registro fotográfico de um auditório durante o Seminário Intersindical “Inclusão e Dignidade no Serviço Público”, promovido pelo SINJUS-MG. Diversos participantes vestindo camisetas azuis levantam as mãos em sinal de votação ou apoio, enquanto uma mesa de autoridades está disposta à frente, com seis pessoas ao microfone. No telão e nas telas laterais, é exibida a imagem do público presente. O card tem o título “Inclusão e Dignidade” e o texto “SINJUS encaminha ao TJMG pauta dos servidores com deficiência construída durante Seminário”, destacando a luta sindical por acessibilidade e valorização das pessoas com deficiência no Judiciário mineiro Inclusão e dignidade SINJUS encaminha ao TJMG pauta dos servidores com deficiência construída durante Seminário quinta-feira, 30/10/25 18:42 Após a construção coletiva da Pauta Unificada de Reivindicações durante o Seminário Intersindical “Inclusão ...
Grupo de manifestantes do SINJUS-MG posa em frente à Catedral de Brasília, durante ato nacional contra a Reforma Administrativa. As pessoas vestem camisetas pretas e seguram faixas com mensagens como “Servidores do Judiciário unidos contra a farsa da Reforma Administrativa” e bandeiras com o logotipo do Sindicato. MOBILIZAÇÃO NACIONAL SINJUS-MG LUTA CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA EM BRASÍLIA quarta-feira, 29/10/25 18:54 Em defesa do funcionalismo público brasileiro, o SINJUS-MG marcou presença na Marcha Nacional contra ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco