REGIME DE TRABALHO

SINDICATOS SE REÚNEM COM 1ª VICE-PRESIDÊNCIA PARA DISCUTIR REGRAS DO TELETRABALHO

quarta-feira, 24/08/22 18:58 Representantes dos sindicatos SINJUS-MG, Serjusmig e Sindojus/MG em reunião com o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa. Entre os representantes está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Após solicitação, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG foram recebidos pelo 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, para tratar de eventuais mudanças no regime de teletrabalho no âmbito do Judiciário mineiro. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 24 de agosto, e foi a primeira reunião entre o magistrado e os representantes dos servidores.

Na última sexta-feira, dia 19 de agosto, os sindicatos haviam requerido a agenda após serem procurados por servidores preocupados com a possibilidade de mudanças nas regras do teletrabalho, sinalização que havia sido feita durante uma reunião com escrivães. Assim, o encontro desta quarta-feira foi importante porque pavimentou o caminho para um alinhamento entre os interesses da Administração e os dos servidores.

O coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, o presidente do Serjusmig, Eduardo Couto, e o diretor-geral do Sindojus/MG, Eduardo Rocha, defenderam o atual modelo adotado no TJMG, que permite o sistema híbrido e o teletrabalho integral. Os dirigentes sindicais argumentaram que as normas vigentes estão em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e possibilitam que gestores estabeleçam as formas de trabalho das servidoras e dos servidores conforme a realidade de cada setor e função. Foi ressaltado ainda que o teletrabalho integral não prejudica o vínculo desses servidores com a instituição.

O desembargador Alberto Vilas Boas afirmou que sua intenção é tornar mais claras e uniformes as regras do teletrabalho no TJMG. Nesse sentido, o magistrado solicitou a contribuição dos representantes dos servidores. Assim, ficou estabelecido que os três sindicatos vão apresentar nos próximos dias propostas e considerações à 1ª Vice-presidência de modo que eventuais mudanças não tragam insegurança nas relações de trabalho, principalmente para aqueles que já estão no sistema de teletrabalho integral.

As entidades sindicais vão solicitar ainda que seja garantida a participação dos representantes dos servidores nos processos da 1ª Vice-presidência que visem a promover qualquer aperfeiçoamento nos regramentos.

Além do desembargador Alberto Vilas Boas, também participaram da reunião pelo TJMG a juíza auxiliar da 1ª Vice-presidência, Mônica Silveira Vieira, e o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Thiago Colnago Cabral.

O SINJUS, o Serjusmig e o Sindojus/MG já iniciaram os alinhamentos com vista à elaboração do documento com as propostas e considerações a serem remetidas ao TJMG. Acompanhe as mídias dos sindicatos e fique informando sobre os desdobramentos dessa demanda de interesse de toda a categoria.

Comissão do Teletrabalho

Em seguida, essas reivindicações foram novamente defendidas, durante a primeira reunião da Comissão de Gestão do Teletrabalho, presidida pela desembargadora Luzia Peixoto.

Os servidores foram representados pelo presidente do SERJUSMIG, Eduardo Couto, visto que a resolução permite apenas um representante dos trabalhadores e os três sindicatos acordaram uma alternância na representação.

Na Comissão, Couto reiterou a defesa da manutenção das duas modalidades, integral e híbrida, bem como outras reivindicações dos três sindicatos apresentadas em ofício.

Acesse aqui Ofício 67/2022

Ademais, foi reforçado o papel da Comissão no aperfeiçoamento das normas que regem o teletrabalho no Tribunal, a fim de que eventuais mudanças sejam feitas com a participação dos trabalhadores.

A presidente da Comissão apresentou os números do teletrabalho no TJMG e propôs um cronograma de atividades, prevendo reuniões mensais e a apresentação de relatórios semestrais.

Notícias relacionadas

1ª VICE-PRESIDÊNCIA SINDICATOS SOLICITAM ESCLARECIMENTOS AO TJMG SOBRE REUNIÃO ACERCA DO TELETRABALHO sexta-feira, 19/08/22 19:43 Diante de várias denúncias recebidas pelos sindicatos de que houve uma reunião com os escrivães informando sobre mudanças nas regras do teletrabalho, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG enviaram o Ofício Conjunto n. 17/2022 solicitando o agendamento de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
MODERNIZAÇÃO SINJUS-MG FACILITA ACESSO AO EXTRATO DE DESPESAS MÉDICAS PARA O IRPF 2026 sexta-feira, 13/03/26 16:03 Pensando na comodidade das filiadas e dos filiados, o SINJUS-MG atualizou a plataforma de ...
Imagem acessível: A imagem divulga o convite ao bate-papo online sobre o filme “O Agente Secreto”, com apoio do SINJUS MG, que ocorrerá no dia 14/3 (sábado), às 15h. A arte de fundo apresenta o cartaz recortado de divulgação do filme, com a cena do ator Wagner Moura falando ao telefone orelhão, em ambientação de suspense e investigação, reforçando o tema da obra. A identidade visual destaca o selo “SINJUS Apoia”, evidenciando o apoio institucional à atividade cultural. SINJUS apoia Participe do bate-papo online que vai debater o filme “O Agente Secreto” quinta-feira, 12/03/26 16:38 A cerimônia do Oscar está chegando, e o SINJUS-MG apoia uma iniciativa que promove ...
Imagem Acessível: Imagem em tons bege, verde oliva e tons terrosos divulgando um passeio chamado na Villa Moura, em Itabirito. Há fotos sobrepostas mostrando uma mesa com pães e café, um olival e uma pizza. Conteúdo textual: Conheça um pedacinho do Mediterrâneo nas montanhas de Itabirito - Villa Moura - 15 de abril (quarta-feira) - Brunch e degustação de azeite + visita guiada ao olival. Inscreva-se! Descubra os sabores e paisagens da Villa Moura em passeio com o NAP quinta-feira, 12/03/26 12:26 Já imaginou caminhar por um olival cercado pelas montanhas? O Núcleo de Aposentados e ...

Convênios

ver mais
Plenna Harmonização Clínicas de Estética Santo Agostinho . Belo Horizonte (31) 98829-9140 / 3564-6909 plenna.net.br 15% ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco