DIA 1º/12, ÀS 14H30

DATA-BASE EM PAUTA EM TRÊS COMISSÕES NESTA 5ªf.; URGÊNCIA DO RRF PODE SER RETIRADA

quarta-feira, 30/11/22 18:07 Em destaque a arte do SINJUS com os dizeres em azul escuro “Data-Base. Eu não abro mão! 2022” e ao fundo, com filtro amarelo, está uma foto de um plenário de comissão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O Projeto de Lei 4.037/2022, que trata da Data-Base das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro, está pautado em três comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro. Essa convergência é resultado das articulações do SINJUS-MG e demais sindicatos junto aos parlamentares.

Às 14h30, está prevista a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovado, o PL seguirá para apreciação na Comissão de Administração Pública (CAP), às 15h, e, se passar, segue para deliberação na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), às 15h30.

Caso ele seja aprovado nas três comissões, o PL fica pronto para ser apreciado pelo Plenário da ALMG. Apesar de a pauta estar travada neste momento, a expectativa entre os deputados da Casa é de que, até amanhã, por volta de meio-dia, o governador retire o pedido de urgência do PL de adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal para viabilizar a apreciação de outros projetos de interesse do governo.

“É nessa janela de oportunidade que o PL da Data-Base tem chances de ser aprovado. Portanto, é um momento decisivo para a categoria”, alerta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Nesta quinta-feira, a partir das 14h30, no Plenarinho I da ALMG, junte-se aos dirigentes do SINJUS e dos demais sindicatos pela Data-Base 2022.

ARTICULAÇÃO

Na última terça-feira, dia 29 de novembro, o PL 4.037 deixou de ser apreciado na CCJ devido a um pedido de vista do deputado Guilherme da Cunha, do partido Novo. Isso também impossibilitou que ele pudesse ser apreciado na CAP naquele mesmo dia. Por isso, a categoria precisa se mobilizar para evitar mais atrasos para a efetivação da Data-Base 2022.

Alexandre Pires, deputado João Magalhães e Felipe Rodrigues

Na tarde desta quarta-feira, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, e o diretor de Finanças do Sindicato, Felipe Rodrigues, reuniram-se com o presidente da CAP, deputado João Magalhães (MDB), para pavimentar o caminho da aprovação da Data-Base tanto na Comissão quanto no Plenário da Casa. Após esse encontro, os dirigentes sindicais também costuraram entendimentos a favor do PL 4.037 com outros parlamentares.

“Os sindicatos estão firmes e atuantes, e o fato de o projeto estar pautado em três comissões em uma mesma tarde significa que há um ambiente favorável à sua tramitação, mas nada está garantido. Entretanto, com as galerias cheias de servidores, a possibilidade de novos pedidos de vista diminui substancialmente. Essa é uma luta que demanda engajamento de todos”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

SÓ A LUTA TE GARANTE!

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco