ATUAÇÃO DO CBI

REUNIÃO DEBATE SOBRE MELHORIAS NO IPSEMG

sexta-feira, 02/12/22 12:15 Foto da fachada de uma das unidades de atendimento de saúde do Ipsemg.

Foto: Google Street View

Nesta semana, foi realizada uma nova reunião entre a direção do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), do qual o SINJUS-MG faz parte. Nessa agenda participaram a presidente do Ipsemg, Luiza Campos, o diretor de Políticas em Saúde do Instituto, Pedro William Ribeiro Diniz, o diretor de Saúde do Ipsemg, Rodrigo Kleinpaul, o presidente do CBI e o diretor político do Sindpúblicos-MG, Geraldo Henrique, e o membro do CBI e coordenador-geral do Sindalemg, Lincoln Alves Miranda.

A reunião teve início abordando a abertura dos editais para contratação dos médicos e dentistas para as regionais do interior do estado. Em reunião passada foi dito que as unidades que já possuem capacidade física e estrutural (consultórios) para ofertar os serviços. Vários editais foram abertos para clínico-geral, ginecologista, cirurgião dentista e algumas cidades já foram contempladas.

Nas cidades onde o CBI havia encontrado alguns problemas, parece que agora tudo vai caminhar para a solução: em Sete Lagoas o Hospital Nossa Senhora das Graças será credenciado e só falta a assinatura do contrato para começar a atender os usuários.

O hospital Dom Bosco, em Araxá, também será credenciado assim que enviar a documentação que falta para Belo Horizonte. Segundo o próprio Ipsemg, essa é a única pendência para que o credenciamento seja celebrado e o hospital possa começar a atender os usuários de Araxá.

Um problema antigo que o CBI vinha discutindo junto à Administração do Ipsemg era a falta de interesse dos dentistas em credenciar devido à exigência do contrato ser como pessoa jurídica. Porém, os membros do CBI foram informados que o Instituto soltou uma nova tabela mais atrativa para esses profissionais e a direção de saúde disse que houve uma grande adesão desses profissionais a essa nova tabela. Não foram especificadas quais cidades tiveram maior adesão, mas a informação é de que ela foi significativa e que os profissionais ficaram muito satisfeitos com os novos valores.

É importante ressaltar também que há uma evasão de muitos médicos que não renovaram o credenciamento porque não aceitaram o credenciamento como pessoa jurídica. A forma encontrada é aumentar o valor da consulta, mas o Ipsemg está passando por problemas financeiros, o que torna inviável praticar essa medida nesse momento.

Voltando às situações das cidades, o CBI apresentou a situação de Almenara em um ofício. Mesmo com a situação financeira delicada que o Ipsemg vem atravessando, a presidenta autorizou o credenciamento do hospital Deraldo Guimarães e da clínica Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI). É importante ressaltar que o hospital não estava credenciado por questão de orçamento, pois não havia recursos disponíveis.

Também foram feitas solicitações referentes aos atendimentos nas cidades de João Pinheiro, onde foi autorizado o credenciamento da Maternidade Santana, e Paracatu, onde foi pedido o credenciamento de uma clínica chamada Onconor, especializada em oncologia.

Durante a reunião, foi informado que o Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Patos de Minas, possui um teto mais do que suficiente para atender os usuários e inclusive o valor chega a “sobrar” mensalmente. Devido a isso, a presidenta vai atender à sugestão do CBI e credenciará a MedImagem e o Hospital de Olhos, fazendo um remanejamento de recursos e realocando os valores de forma que melhor atenda a população da cidade.

Por fim, em Ituiutaba, onde representantes do CBI estiveram recentemente, a direção do Ipsemg se comprometeu a verificar o porquê de o Hospital São José não utilizar o teto destinado.

É importante salientar que o CBI espera que todos os credenciamentos prometidos pelo Ipsemg sejam realizados ainda em dezembro.

Fonte: Sindpúblicos-MG

Notícias relacionadas

Vista aérea do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), do IPSEMG, no centro de Belo Horizonte.
ATENDIMENTO PRECÁRIO EM NOVA REUNIÃO, CBI VAI COBRAR SOLUÇÕES DA PRESIDÊNCIA DO IPSEMG quarta-feira, 24/08/22 13:24 A dificuldade em conseguir agendar consultas e a falta de profissionais em algumas especialidades, tanto na rede própria como na rede credenciada, são problemas recorrentes enfrentados pelos beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco