Luta histórica

ANTIRRACISMO: UMA LUTA DE TODOS

terça-feira, 21/03/23 16:02 imagem preto e branco de um homem negro em posição de protesto usando camiseta e boina pretas, óculos escuros e segurando um alto falante. Ao fundo há um mosaico com losangos coloridos em verde, preto, laranja e vermelho sobre uma camada azul escura.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, tem como significado a resistência e o desejo por direitos iguais. O artigo 1º da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz:

“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.

A data foi escolhida em memória das pessoas negras que foram assassinadas, nesse mesmo dia, em 1960, em Joanesburgo, na África do Sul. Naquela época vigorava a política de separação de raças, conhecida mundialmente como Apartheid, motivando muitos protestos e dentre eles um ficou marcado: o Massacre de Shapperville. Durante um protesto pacífico contra a Lei do Passe (lei que obrigava pessoas negras a portarem um documento que continha os locais onde eles poderiam circular), 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas após serem repelidas com violência pelas forças do Estado da província de Gauteng.

Esse é um dia que convida todos a repensarem seu lugar na sociedade, como agir e contribuir em prol da luta antirracista. São questionamentos que podem ser feitos em todos os lugares e em todas as classes sociais. No Brasil, mesmo com a escravidão abolida há mais de 100 anos, muita coisa não mudou e existe uma dívida social, cultural e econômica para com ecom negros e negras que ainda se perpetua nos dias de hoje e que só pode mudar com a participação ativa de cada um.

Ações antirracistas são bem-vindas em todos os ambientes sociais: na escola, no ambiente de trabalho, na fila do banco, no supermercado, no shopping, entre tantos outros locais em que presenciamos situações de racismo. Procurar aprender mais sobre a luta também é essencial, e existem milhares de informações disponíveis nos mais diversos canais atualmente. É possível encontrar artigos, livros, documentários, vídeos e podcasts sobre o assunto, com abordagens acessíveis e didáticas para quem tem interesse em saber mais sobre o tema.

O SINJUS-MG apoia e reconhece a luta antirracista e convida todos a refletirem sobre a importância desse assunto, como também a pensar em ações efetivas que podem ser praticadas com o objetivo de minimizar as ocorrências do racismo no dia a dia.

Ao presenciar um episódio de discriminação por raça ou cor, não se cale! Auxilie quem está sendo agredido e, se for o caso, chame a polícia, pois a injúria racial e o racismo são crimes previstos na legislação brasileira.

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco