Luta antirracista

SINJUS PARTICIPARÁ DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMBATE AO RACISMO

quarta-feira, 26/04/23 18:36 Lideranças do Movimento Negro Unificado reunidos com dirigentes do SINJUS-MG e membros do coletivo SINJUS Antirracista. Em ordem: o coordenador estadual do MNU, José Carlos Souza, o diretor de Comunicação e Imprensa do SINJUS, Alexandre Gomes, o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues, a ex-diretora do SINJUS, Cleonice Amorim, a coordenadora regional MNU, Simone Sterlina, o diretor de Formação Política e Sindical do SINJUS, Jonas Pinheiro e o diretor-geral, Alexandre Pires.

Com o objetivo de debater questões raciais e conhecer melhor o movimento negro mineiro, o SINJUS-MG se reuniu, na última segunda-feira, 24 de abril, com importantes lideranças do Movimento Negro Unificado (MNU). O encontro também selou a participação do Sindicato no “Seminário Internacional Reparações: o caminho para a democracia no Brasil”, cuja finalidade é possibilitar a reparação história aos povos negros afro-brasileiros. O seminário havia sido apresentado anteriormente em evento preparatório e agora está em fase de desenvolvimento. 

A participação e a formação antirracistas são lutas essenciais para a construção de uma sociedade mais igualitária, pois não haverá democracia verdadeira sem a superação do racismo estrutural ainda reinante no País.

O SINJUS foi a primeira entidade sindical a se juntar ao desafio de construção do Seminário Internacional Reparações, assumindo o compromisso de auxiliar na articulação entre vários movimentos e entidades. Esse apoio foi fechado na reunião realizada entre a Diretoria do SINJUS e a coordenadora regional MNU, Simone Sterlina, e o coordenador estadual do Movimento, José Carlos Souza.

Representando o SINJUS, estão o diretor-geral, Alexandre Pires, o diretor de Formação Política e Sindical, Jonas Pinheiro, o diretor de Comunicação e Imprensa, Alexandre Gomes, o diretor do Núcleo de Aposentados e Pensionistas, Alex Aguiar, o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues, a ex-diretora Cleonice Amorim e a assessoria política, Patrícia Brum. Representando o MNU, a coordenadora regional MNU, Simone Sterlina, e o coordenador estadual do Movimento, José Carlos Souza.

Lideranças do Movimento Negro Unificado se reuniram com dirigentes do SINJUS e membros do coletivo SINJUS Antirracista

O Seminário ocorrerá em novembro, em Belo Horizonte. O foco principal será a discussão de estratégias para combater o racismo estrutural que se manifesta em áreas fundamentais da sociedade brasileira, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Mídia e também no Judiciário, buscando uma construção coletiva que proponha soluções efetivas para alavancar o combate ao racismo.

Além disso, o evento também terá como propósito operacionalizar os objetivos definidos pela ONU para a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). Alguns dos objetivos são a promoção do conhecimento e respeito pela cultura afrodescendente, a adoção de quadros jurídicos para a eliminação da discriminação racial e a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais das pessoas afrodescendentes.

SINJUS promoverá debate sobre racismo e sexismo

Na ocasião, os representantes do MNU foram convidados a participar do evento “Racismo e Sexismo: o papel das mulheres na luta antirracista”, organizado pelo SINJUS. Prontamente, Simone e José Carlos confirmaram suas presenças e compartilharam informações importantes para a construção do debate.

Com o objetivo de refletir sobre a perspectiva histórico-jurídica do racismo no Brasil, o debate proposto pelo Sindicato terá a apresentação da doutora em Ciências Jurídico-Políticas, escritora e promotora de Justiça do MP-BA, Lívia Sant’Anna Vaz. A palestra abordará a importância de uma visão interseccional em relação ao acesso a direitos e à promoção da igualdade. Logo depois, haverá um momento para discussão e compartilhamento de experiências e vivências entre os presentes. 

As inscrições para o evento já estão abertas! Você pode retirar seu ingresso clicando aqui

Fique atento às nossas mídias para saber mais e ficar informado sobre as demais articulações do SINJUS na busca por garantia de equidade entre todos os cidadãos e cidadãs.

 

Notícias relacionadas

Sobre um fundo com duas rosas vermelhas, está a representação da Orixá Iansã, uma mulher negra, com turbante vermelho, adornado com contas douradas que cobrem seus olhos. À sua frente está uma espada, que segundo a mitologia, é usada para abrir caminhos rumo à igualdade na diferença. Ao fundo estão duas rosas vermelhas.
INSCRIÇÕES ABERTAS SINJUS PROMOVERÁ DEBATE SOBRE RACISMO E SEXISMO COM LIDERANÇAS NEGRAS quarta-feira, 19/04/23 19:04 No próximo dia 10 de maio, quarta-feira, às 19 horas, o SINJUS-MG promoverá o evento “Racismo e Sexismo: o papel das mulheres na luta antirracista”. O debate terá como convidada especial a promotora de Justiça do Ministério Público do ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO E BUSCA POR CONHECIMENTO FORAM TEMA DA REUNIÃO DO NAP DESTE MÊS sexta-feira, 17/05/24 16:16 Na atualidade, o empreendedorismo é um tema recorrente em debates e discussões. No entanto, ...
Registro de uma reunião do Conselho de Beneficiários do IPSEMG com a diretoria do hospital, na foto há pessoas diversas sentadas em uma grande mesa de reuniões, elas se dividem em dois grupos que ocupam posições opostas na mesa. Representando o SINJUS-MG está o diretor de Assuntos sociais, Culturais e Saúde, Jonas Araújo, um homem negro, sem barba, com cabelos pretos e curtos, ele veste uma camisa preta. SAÚDE CBI DISCUTE O FUTURO DO IPSEMG COM REPRESENTANTES DO GOVERNO sexta-feira, 17/05/24 14:31 Representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do governo de Minas Gerais e ...
Vista do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com painel luminoso ao fundo. Em primeiro plano, no mezanino, estão os representantes sindicais com cartazes e camisas que contém as palavras de ordem "Data-Base Já!" Ao centro da imagem está o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, ele é branco tem cabelos e barba castanhos escuros, ambos bem curtos, e veste calça jeans escura e camiseta preta. MOBILIZAÇÃO CONTINUA DATA-BASE 2023 É APROVADA, E SINDICATOS VÃO PRA LUTA APÓS DESCUMPRIMENTO DE ACORDO PELO TJ quinta-feira, 16/05/24 18:02 FOTO: Walter Jr. / SINJUS-MG Nesta quinta-feira, dia 16 de maio, o Projeto de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco