Igualdade racial

SINJUS participa de debates para a realização de seminário internacional de combate ao racismo

quinta-feira, 23/03/23 18:48 Um grupo de diversas pessoas, em sua maioria maioria negras, assistindo sentadas um homem negro falando ao microfone equanto mostra um slide com imagens sobre um telão.

No último dia 21 de março, o Coletivo Minas Pró-Reparações reuniu diversas lideranças de movimentos sociais e de entidades sindicais para apresentar o “Seminário Internacional Reparações: o caminho para a democracia no Brasil”. O objetivo é iniciar a construção conjunta do evento que tem potencial de envolver representantes de vários movimentos antirracistas do País e do exterior. Esse debate sobre como viabilizar a reparação história aos povos negros não pode mais aguardar, pois é estruturante enquanto possibilidade de construção de uma Nação Brasileira verdadeiramente democrática. O Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) está comprometido com essa luta e participou do encontro preparatório.

O Seminário está previsto para os dias 17, 18 e 19 de novembro de 2023, no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte, com ato de encerramento no dia 20 de novembro, em Ouro Preto, cidade que recebeu milhares de negras e negros escravizados no período colonial.

De acordo com o coordenador do Movimento Negro Unificado (MMU) em Minas Gerais, José Carlos de Souza, a idealização do Seminário partiu da ativista negra Diva Moreira durante o Fórum Mineiro Novembro Negro, promovido pelo MNU. O evento busca reforçar que a luta antirracista não é somente do povo negro, mas sim de toda a sociedade, por isso a importância da articulação entre vários movimentos e entidades.

Para o diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS, Jonas Araújo, o Seminário será um marco na luta por justiça racial. “Será um importante passo para avançarmos na superação das inadiáveis reparações fundamentais, seja no campo econômico, social, cultural e religioso”, afirma.

Instrumentos para a luta antirracista

O objetivo do evento é discutir meios para combater o racismo estrutural com o seus vieses histórico, institucional e cultural, cujas repercussões estão a olhos vistos no nosso cotidiano em áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública e nos meios de comunicação. Assim, que no curso dessa construção coletiva e dialógica será possível apresentar metodologias de cálculo da dívida racial no Brasil, além de estabelecer diretrizes para trabalhar com uma justiça de transição.

Outra proposta do Seminário é operacionalizar a execução dos objetivos das reparações definidos para a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) pelas Nações Unidas (ONU):

  • promover um maior conhecimento e respeito pelo patrimônio diversificado, a cultura e a contribuição de afrodescendentes para o desenvolvimento das sociedades;
  • adotar e reforçar os quadros jurídicos nacionais, regionais e internacionais de acordo com a Declaração e Programa de Ação de Durban e da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, bem como assegurar a sua plena e efetiva implementação;
  • promover o respeito, proteção e cumprimento de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas afrodescendentes, como reconhecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Mobilização de movimentos e entidades

A reunião realizada nesta semana, na sede do Sindieletro, serviu para aproximar as lideranças dos movimentos sociais e sindicais, com vista a promover em toda a sociedade as discussões sobre as reparações ao povo negro e afrodescendente.

“A participação do movimento sindical é fundamental nessa luta. Por isso, fiquei muito satisfeito quando vi a presença de dirigentes do SINJUS e de outros sindicatos no evento preparatório”, ressalta José Carlos.

Segundo o diretor de Imprensa e Comunicação do SINJUS, Alexandre Gomes, o Sindicato tem como uma de suas missões institucionais atuar por um País justo e igualitário, portanto, o engajamento no combate ao racismo é um dever da entidade.

“Estamos comprometidos em buscar soluções para o racismo institucional, que afeta diretamente a vida de milhões de brasileiros. Esse evento foi uma oportunidade de discutir metodologias e diretrizes para nortear a nossa forma de contribuição”, complementou Alexandre Gomes.

Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre a atuação do SINJUS em iniciativas que buscam garantir a igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos e cidadãs.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

imagem preto e branco de um homem negro em posição de protesto usando camiseta e boina pretas, óculos escuros e segurando um alto falante. Ao fundo há um mosaico com losangos coloridos em verde, preto, laranja e vermelho sobre uma camada azul escura.
Luta histórica ANTIRRACISMO: UMA LUTA DE TODOS terça-feira, 21/03/23 16:02 Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, tem como significado a resistência e o desejo por direitos iguais. O artigo 1º da Convenção Internacional ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITA AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...
Há duas fotos onde há mulheres e homens enfileirados em corredores da unidade CEOP do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, eles estão ouvindo os dirigentes sindicais do SINJUS-MG. Estão representando o Sindicato: Alexandre Pires, coordenador-geral, Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos, Janaína Torres, diretora de Aposentados e Pensionistas, Alexandre Gomes, diretor de Imprensa e Comunicação e Jonas Araújo, diretor de . Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde. MOBILIZAÇÃO SINJUS INICIA SÉRIE DE REUNIÕES SETORIAIS PARA LEVAR INFORMAÇÕES À CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:48 Os dirigentes do SINJUS-MG iniciaram nesta quinta-feira, 18 de abril, uma série de visitas ...
Fotografia do candidato à Presidência do órgão, o desembargador Maurício Torres Soares, um homem de pele clara, cabelos grisalhos e com vestimenta social, terno preto, camisa branca, gravata preta com círculos brancos, em uma sala com fundo de madeira, sentado em uma poltrona preta. ELEIÇÕES NO TJMG III CANDIDATO MAURÍCIO SOARES SE COMPROMETE A DIALOGAR E NEGOCIAR AS PAUTAS DA CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:14 As pautas de interesse dos servidores serão tratadas e negociadas por meio do diálogo ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco