DATA-BASE 2023

SINDICATOS ENCAMINHAM OFÍCIO PAUTANDO REPOSIÇÃO EM 11,44%

segunda-feira, 15/05/23 18:49

Os três sindicatos que representam os servidores do TJMG, SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS/MG, protocolizaram nesta segunda-feira, 15 de maio, o Ofício Conjunto n. 14/2023 pautando a Data-Base 2023. No documento, as entidades reivindicam: I) o encaminhamento ágil de proposição à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para revisão dos vencimentos e proventos dos servidores; II) a adoção do índice de 11,44%, como reposição das perdas inflacionárias, para além da inflação do último ano.

Perda acumulada

Na sexta-feira, dia 12 de maio, foi divulgada a inflação oficial do período entre 1º/5/2022 e 30/4/2023, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no percentual de 4,18%.

Porém, considerando os últimos anos, desde a instituição da Lei da Data-Base dos servidores do TJMG, em 2010, a categoria sofre uma perda salarial acumulada ainda maior. Entre maio de 2014 e abril de 2023, a reposição efetivada pelo TJMG foi de 50,07%, ao passo que a inflação, segundo o IPCA, foi de 69,45%. Dessa forma, os vencimentos dos servidores têm uma defasagem de 11,44%.

Desde o início do ano, os sindicatos que organizam a luta dos trabalhadores do TJMG têm pautado na Mesa de Negociação e também por meio de ofícios o encaminhamento de projeto de lei a ser votado pela Assembleia Legislativa, a fim de que a Data-Base 2023 seja implementada ainda este ano.

No ofício encaminhado nesta segunda-feira, os sindicatos também sustentam que a reposição salarial não encontra empecilho na Lei de Responsabilidade Fiscal, visto que essa “soube conciliar seus comandos com o direito dos servidores à revisão geral e anual de vencimentos, excluindo-a até mesmo das medidas de contenção de despesas de pessoal em função da superação do limite prudencial”.

“A Data-Base sempre foi uma luta prioritária dos sindicatos, pois tem como objetivo evitar a perda do poder de compra das servidoras e dos servidores. A Lei 18.909/2010 foi uma conquista importante da categoria, que resguardada esse direito. Por isso, é imperativo que o Tribunal respeite a legislação e busque meios para promover a recomposição salarial integral de forma célere ainda em 2023”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Além do ofício conjunto, a Data-Base 2023 também será pautada pelos sindicatos na próxima reunião da Mesa de Negociações com a Administração do TJMG, que vai ocorrer no final do mês de maio. Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre o andamento dessa importante reivindicação da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Mesa de Negociações TJMG anuncia abertura de inscrições da PV 2022 e publicação dos quinquênios terça-feira, 09/05/23 18:50 Na manhã desta terça-feira, 9 de maio, os Sindicatos representantes dos servidores do Poder Judiciário mineiro participaram de reunião da Mesa Permanente de Negociações com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O encontro trouxe importantes ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco