ALERTA AOS SERVIDORES

PL DO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL EM MINAS VOLTA A TRAMITAR NA ALMG

quarta-feira, 14/06/23 19:26 Deputados em Plenário na Reunião Ordinária na ALMG.

O governador Romeu Zema solicitou o desarquivamento do Projeto de Lei (PL) 1.202/19, que autoriza a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A mensagem governamental com esse pedido foi recebida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante a Reunião Ordinária de Plenário realizada nesta terça-feira (13/6/23), desse modo, a proposta volta a tramitar na Casa. 

O RRF foi concebido em 2017 como uma tentativa de ajuda do Governo Federal para os Estados que precisam reequilibrar suas finanças. Com a adesão ao regime, o Estado ganha melhores condições para pagar sua dívida com a União. Como contrapartida, ficam vedadas a concessão de benefícios fiscais e de reajustes salariais para servidores estaduais.

Na mensagem recebida pela ALMG nesta terça-feira (13), o governador Romeu Zema também encaminha o substitutivo nº 3 ao PL 1.202/19. Segundo o chefe do Poder Executivo, o novo texto se justifica devido às sucessivas alterações por que passou o RRF desde 2021.

De acordo com essa nova redação, o RRF terá vigência de nove exercícios financeiros e se inicia com a homologação do Plano de Recuperação Fiscal pelo presidente da República. Esse documento deve conter metas, compromissos e o detalhamento das medidas de ajuste a serem implementadas pelo Estado, juntamente com um diagnóstico em que se reconhece a situação de desequilíbrio financeiro.

O Plano de Recuperação Fiscal deverá ser elaborado pelo Poder Executivo, em ação coordenada com todos os Poderes e órgãos públicos, além de Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado.

Ainda conforme o substitutivo nº 3, o Estado fica autorizado a realizar leilões de pagamento, de modo a negociar descontos para a quitação de precatórios, dívidas com fornecedores e outras obrigações inscritas em restos a pagar. Além disso, o novo texto autoriza a redução de pelo menos 20% dos benefícios fiscais que levam à renúncia de receita do Estado.

Caso a adesão ao RRF seja aprovada pela ALMG, será implementado um teto de gastos estaduais. Isso significa que o crescimento anual das despesas primárias do Estado ficará limitado à variação da inflação medida pelo IPCA, como dispõe o substitutivo nº 3. O objetivo é conter o crescimento das despesas estaduais, de modo que elas sejam reconduzidas aos limites estabelecidos pelo RRF.

No ano passado, o PL 1.202/19 tramitou em regime de urgência e chegou a travar a pauta do Plenário, uma vez que não havia acordo para sua aprovação. Os deputados questionavam as contrapartidas exigidas pelo Governo Federal, que poderiam levar à privatização de empresas estatais, como Cemig, Copasa e Codemig.

O PL 1.202/19 foi arquivado no final da legislatura passada. Com o desarquivamento solicitado pelo governador Romeu Zema, o projeto retoma sua tramitação normal. Ele precisa ser analisado pelas Comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Fonte: ALMG

Notícias relacionadas

Romeu Zema, governador de Minas Gerais fala sobre um púlpito. Ele é um homem branco, grisalho de cabelos curtos e veste uma camisa azul clara.
RRF EM MINAS APÓS AUMENTAR O PRÓPRIO SALÁRIO EM 300%, ZEMA QUER CONGELAR SALÁRIOS DOS SERVIDORES POR 9 ANOS quinta-feira, 01/06/23 17:51 FOTO: Gil Leonardi / Imprensa MG No último dia 3 de maio, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sancionou a lei que aumentou o próprio salário e o de seus secretários em quase 300%. Agora, menos de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra os servidores em roda em um corredor da unidade Afonso Pena 1.500 do TJMG, enquanto os dirigentes sindicais Alexandre Pires, Janaína Torres, Felipe Tomanini, Felipe Rodrigues e Alexandre Gomes ouvem um relado de uma servidora que gesticula. #REAJASERVIDOR REUNIÕES SETORIAIS MOBILIZAM CATEGORIA PARA MARCHA NACIONAL CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA  quinta-feira, 09/10/25 20:06 Embora vendida como medida de eficiência e combate a privilégios, a Reforma Administrativa esconde ...
O post mostra blocos alinhados em formato de escada sobre fundo azul, representando progressão profissional, com o último bloco em verde trazendo uma seta de crescimento. CARREIRA TJMG PUBLICA NOVAS DECISÕES EM PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO E NOVA LISTA DE CLASSIFICAÇÃO DA PV 2023 quinta-feira, 09/10/25 20:01 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
A imagem anuncia a chegada do ChatBot do SINJUS. Em destaque, aparece uma mulher sorridente segurando um celular, simbolizando praticidade e acesso digital. O texto tem o aviso: “O ChatBot do SINJUS está chegando!”, destacando a novidade como um recurso de atendimento contínuo aos filiados. NOVIDADE CHEGANDO CHATBOT DO SINJUS NO WHATSAPP VAI FACILITAR A VIDA DE FILIADOS E SERVIDORES quarta-feira, 08/10/25 20:22 O SINJUS-MG dá mais um passo na modernização da comunicação e lança, a partir ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco