MEIO AMBIENTE

Vereadores e movimentos lançam Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas de Belo Horizonte

sexta-feira, 16/06/23 18:26 Wagner Ferreira, vereador e diretor de Assuntos Políticos e Formação Sindical do SINJUS-MG, junto de vereadores, representantes de movimentos sociais e ambientalistas em lançamento da Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas de Belo Horizonte, no Plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Conteúdo textual: MEIO AMBIENTE - Vereadores e movimentos lançam Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas de Belo Horizonte.

Foto: Samuel Consentino

Belo Horizonte (MG) ganhou um reforço a mais na luta pelo meio ambiente da cidade e as populações impactadas por ele. Na última quarta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal, cinco vereadoras e vereadores lançaram a Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas, que pretende unir forças dos parlamentares e movimentos para preservar áreas verdes e recursos hídricos.

A capital mineira, que foi conhecida como cidade jardim por suas extensas matas urbanas, já não pode ser assim classificada, lamentou a vereadora Iza Lourença (PSOL), uma das idealizadoras da iniciativa. Retrocesso que impacta e se soma à ocorrência de catástrofes climáticas.

“As cidades têm papel nisso. Quando despeja esgoto e concreta nos rios, quando tem um modelo de transporte que não garante o transporte coletivo para as pessoas, pelo contrário, aposta no transporte individual, quando corta centenas de árvores para construir um prédio”, listou a vereadora.

Os parlamentares pretendem unir as atuações socioambientais que já realizam na Câmara com a mobilização de movimentos populares da cidade. Na avaliação de Iza, isso dará força para a pauta ambiental dentro da casa.

Críticas à Câmara e ao governo estadual

O vereador Wagner Ferreira (PDT), também idealizador da frente, provocou a Câmara, ao sugerir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Serra do Curral. Cartão postal de Belo Horizonte e localizada dentro da cidade, a serra tem sido minerada há décadas.

“Essa casa é a casa que faz a CPI da Lagoa da Pampulha, mas não faz a CPI da Serra do Curral. São as contradições do parlamento, e essa frente veio para enfrentá-las”, garantiu o vereador. “Vamos fazer a CPI das matas da cidade, que a Direcional está tentando destruir, as poucas áreas verdes que ainda restam na cidade?”, completou.

Já o vereador Bruno Pedralva (PT), também integrante da frente, criticou o governo Romeu Zema (Novo) pelo acordo feito com a Vale, que trará inúmeros impactos para a cidade de Belo Horizonte. Pedralva avalia que o valor acordado foi ínfimo.

“O lucro da Vale em 2022 foi de 106 bilhões. Foi o terceiro maior lucro da bolsa brasileira da história. No mesmo ano, o orçamento do Estado de Minas Gerais previu uma receita de 106 bilhões. A Vale lucrou mais que o Estado de Minas Gerais tem para gastar”, relembrou.

Nas palavras de Pedralva, os parlamentares e diversos movimentos socioambientais de Belo Horizonte têm um inimigo comum: as grandes empresas, como empreiteiras, a “indústria da enchente”, o agronegócio e a mineração.

Problemas já batem à porta

O evento teve a presença massiva de lideranças ambientais, que farão parte da Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas. Jeanine Oliveira, integrante do Projeto Manuelzão e uma das coordenadoras do movimento Tira o Pé da Minha Serra , felicitou a iniciativa e expressou compreensão quanto aos limites dos vereadores.

“A gente está muito feliz e entende todos os limites legislativos que os vereadores vão ter, principalmente quando estiver falando do assunto água, que percorre por outra esfera legislativa que não a municipal”, ponderou, mas reforçou a importância da pauta.

“Estamos em uma escassez hídrica muito pesada. Fazemos racionamento de água na região metropolitana desde 2015. Desde lá, a única solução que foi criada para ampliar o sistema que nos abastece foi a captação no Rio Paraopeba, que ficou pronta em 2017 e a gente perdeu em 2019, com o rompimento da barragem da Vale. A gente tem contado com a sorte de não ter uma seca tão severa”, pontuou.

Fonte: BdF Minas Gerais
Edição: Elis Almeida

Últimas notícias

ver mais
Registro de uma reunião do Grupo de Trabalho da Jornada de 8 horas, em uma sala do TJMG com mesa retangular de madeira e sete pessoas sentadas debatendo. Estão presentes representantes do TJMG e o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Felipe Rodrigues, que gesticula enquanto fala. Ao fundo, uma tela exibe um documento com anotações. Grupo de Trabalho SINJUS conquista melhorias significativas na regulamentação da jornada de 8 horas no TJMG sexta-feira, 17/10/25 19:42 Após mais de três horas e meia de intensas negociações nesta sexta-feira, dia 17 ...
Imagem de um alvo amarelo e preto com um dardo vermelho cravado no centro. No ponto atingido há um papel com a palavra “Servidor” escrita em letras maiúsculas. Reaja! Reforma Administrativa ameaça direitos de servidores públicos de diversas carreiras e precisa ser combatida quinta-feira, 16/10/25 19:14 A proposta de Reforma Administrativa apresentada pelo deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) traz medidas ...
magem Acessível: As imagens divulgam o ConfraDay do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG, um evento de day use que será realizado no dia 8 de novembro (sábado), no D’Gerô Espaço e Eventos, em Contagem (MG). O material convida as participantes a aproveitar o dia conosco e orienta sobre as inscrições, que devem ser feitas por formulário até o dia 24 de outubro (sexta-feira), com vagas limitadas. O embarque e desembarque ocorrerão em frente à sede do SINJUS, em Belo Horizonte, às 7h30 e 17h30, respectivamente. O evento inclui almoço e show da Banda DiGala, das 15h às 17h, encerrando o convite com a mensagem: “Aguardamos sua presença!” Imperdível! Participe do ConfraDay do Núcleo das Mulheres e celebre as conquistas de 2025 quarta-feira, 15/10/25 19:01 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG convida todas as suas integrantes para o ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco