MEIO AMBIENTE

Vereadores e movimentos lançam Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas de Belo Horizonte

sexta-feira, 16/06/23 18:26 Wagner Ferreira, vereador e diretor de Assuntos Políticos e Formação Sindical do SINJUS-MG, junto de vereadores, representantes de movimentos sociais e ambientalistas em lançamento da Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas de Belo Horizonte, no Plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Conteúdo textual: MEIO AMBIENTE - Vereadores e movimentos lançam Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas de Belo Horizonte.

Foto: Samuel Consentino

Belo Horizonte (MG) ganhou um reforço a mais na luta pelo meio ambiente da cidade e as populações impactadas por ele. Na última quarta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal, cinco vereadoras e vereadores lançaram a Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas, que pretende unir forças dos parlamentares e movimentos para preservar áreas verdes e recursos hídricos.

A capital mineira, que foi conhecida como cidade jardim por suas extensas matas urbanas, já não pode ser assim classificada, lamentou a vereadora Iza Lourença (PSOL), uma das idealizadoras da iniciativa. Retrocesso que impacta e se soma à ocorrência de catástrofes climáticas.

“As cidades têm papel nisso. Quando despeja esgoto e concreta nos rios, quando tem um modelo de transporte que não garante o transporte coletivo para as pessoas, pelo contrário, aposta no transporte individual, quando corta centenas de árvores para construir um prédio”, listou a vereadora.

Os parlamentares pretendem unir as atuações socioambientais que já realizam na Câmara com a mobilização de movimentos populares da cidade. Na avaliação de Iza, isso dará força para a pauta ambiental dentro da casa.

Críticas à Câmara e ao governo estadual

O vereador Wagner Ferreira (PDT), também idealizador da frente, provocou a Câmara, ao sugerir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Serra do Curral. Cartão postal de Belo Horizonte e localizada dentro da cidade, a serra tem sido minerada há décadas.

“Essa casa é a casa que faz a CPI da Lagoa da Pampulha, mas não faz a CPI da Serra do Curral. São as contradições do parlamento, e essa frente veio para enfrentá-las”, garantiu o vereador. “Vamos fazer a CPI das matas da cidade, que a Direcional está tentando destruir, as poucas áreas verdes que ainda restam na cidade?”, completou.

Já o vereador Bruno Pedralva (PT), também integrante da frente, criticou o governo Romeu Zema (Novo) pelo acordo feito com a Vale, que trará inúmeros impactos para a cidade de Belo Horizonte. Pedralva avalia que o valor acordado foi ínfimo.

“O lucro da Vale em 2022 foi de 106 bilhões. Foi o terceiro maior lucro da bolsa brasileira da história. No mesmo ano, o orçamento do Estado de Minas Gerais previu uma receita de 106 bilhões. A Vale lucrou mais que o Estado de Minas Gerais tem para gastar”, relembrou.

Nas palavras de Pedralva, os parlamentares e diversos movimentos socioambientais de Belo Horizonte têm um inimigo comum: as grandes empresas, como empreiteiras, a “indústria da enchente”, o agronegócio e a mineração.

Problemas já batem à porta

O evento teve a presença massiva de lideranças ambientais, que farão parte da Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas. Jeanine Oliveira, integrante do Projeto Manuelzão e uma das coordenadoras do movimento Tira o Pé da Minha Serra , felicitou a iniciativa e expressou compreensão quanto aos limites dos vereadores.

“A gente está muito feliz e entende todos os limites legislativos que os vereadores vão ter, principalmente quando estiver falando do assunto água, que percorre por outra esfera legislativa que não a municipal”, ponderou, mas reforçou a importância da pauta.

“Estamos em uma escassez hídrica muito pesada. Fazemos racionamento de água na região metropolitana desde 2015. Desde lá, a única solução que foi criada para ampliar o sistema que nos abastece foi a captação no Rio Paraopeba, que ficou pronta em 2017 e a gente perdeu em 2019, com o rompimento da barragem da Vale. A gente tem contado com a sorte de não ter uma seca tão severa”, pontuou.

Fonte: BdF Minas Gerais
Edição: Elis Almeida

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco