DEBATE

FILIADAS DISCUTEM DIREITO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS MULHERES NO 1º CINEFEM

terça-feira, 10/10/23 10:28 Foto imagem com diretoras, coordenadoras, participantes e palestrante no encontro do CineFem em um auditório onde atrás das mesmas se vê uma tela com a exibição do filme em debate. Conteúdo Textual: DEBATE CINEFEM DISCUTE SOBRE DIREITO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS MULHERES

Com o objetivo de promover discussões profundas e proporcionar entretenimento para as filiadas do Sindicato, o Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG realizou, na última sexta-feira, dia 6 de outubro, a primeira exibição do CineFem. Em uma atmosfera intimista e acolhedora da Casa Idea de Cultura, as membras do grupo assistiram ao filme “A Voz do Empoderamento”, que emocionou o público presente, e, logo após, debateram os detalhes do longa e as mensagens e representações contidas na obra.

O filme narra a jornada de Ganga, uma jovem que foge de casa para perseguir seu sonho de se tornar uma estrela de cinema. No entanto, seu amante a trai e a vende para um bordel no distrito da luz vermelha de Bombaim, Kamathipura. Ao longo do tempo, Ganga se transforma em Gangubai e se torna a matriarca do distrito, dedicando-se a dar voz aos oprimidos. 

Após a exibição do filme, as participantes se reuniram para um debate com a crítica de cinema Kel Gomes, que mediou as discussões, trazendo insights e esclarecimentos importantes para engrandecer a luta feminista. Além de explorar detalhes do enredo, como contexto cultural e social retratados pelo filme, a mediadora ainda expôs os elementos técnicos que compõem a narrativa, como atuações, fotografia, figurino, trilha sonora e edição.

“A experiência de assistirmos ao filme e debater o tema juntas foi muito interessante. O debate foi enriquecedor e, com a ajuda da Kel, conseguimos compreender melhor detalhes e expandir uma conversa que é muito importante para o nosso Núcleo”, afirma a coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS e diretora administrativa do Sindicato, Adriana Teodoro. 

Para a filiada Marisa Munk, lotada no Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc), o filme retrata a força de uma mulher que está em um contexto de minoria e sente os seus direitos de cidadã sendo negados. “A discussão que tivemos demonstrou a importância de uma mulher que procura ajudar outras mulheres, lutando por mais respeito e pela preservação dos seus direitos. Foi uma reflexão muito importante sobre a união e a valorização feminina”, afirma.

O CineFem não apenas celebrou a diversidade feminina no cinema, mas também demonstrou como o entretenimento pode provocar reflexões e incentivar o conhecimento. O evento reforçou a importância do cinema como uma ferramenta poderosa para promover a diversidade e a compreensão em nossa sociedade.

Segundo a coordenadora do NM e diretora de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Janaína Torres, o projeto foi criado para enriquecer as discussões do Núcleo e ampliar as possibilidades de fortalecimento da luta das mulheres:

“Acredito que cumprimos nosso propósito, além de proporcionar uma experiência cinematográfica única. O debate foi bastante produtivo e as revelações sobre o filme demonstraram que o cinema pode ser uma ferramenta poderosa para promover o conhecimento e a união feminina.”

O CineFem tem o objetivo de ser mais um espaço de diálogo e uma ferramenta para ampliar a voz e o empoderamento das mulheres, impulsionando a reflexão, a união e a diversidade. 

Fique atenta às nossas mídias sociais e não perca o próximo CineFem!

Últimas notícias

ver mais
Vista do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com painel luminoso ao fundo. Em primeiro plano, no mezanino, estão os representantes sindicais com cartazes e camisas que contém as palavras de ordem "Data-Base Já!" Ao centro da imagem está o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, ele é branco tem cabelos e barba castanhos escuros, ambos bem curtos, e veste calça jeans escura e camiseta preta. MOBILIZAÇÃO CONTINUA DATA-BASE 2023 É APROVADA, E SINDICATOS VÃO PRA LUTA APÓS DESCUMPRIMENTO DE ACORDO PELO TJ quinta-feira, 16/05/24 18:02 FOTO: Walter Jr. / SINJUS-MG Nesta quinta-feira, dia 16 de maio, o Projeto de ...
Montagem digital de um papel amassado rasgado ao meio, nele há uma imagem do edifício sede do TJMG e à frente dele há um aperto de mãos, que é partido ao meio. Conteúdo textual: INADMISSÍVEL - PRESIDÊNCIA DO TJ DESCUMPRE PALAVRA E NÃO ENVIA DATA-BASE 2024 PARA A ALMG. INADMISSÍVEL PRESIDÊNCIA DO TJ DESCUMPRE PALAVRA E NÃO ENVIA DATA-BASE 2024 PARA A ALMG quarta-feira, 15/05/24 19:44 Servidor, você se lembra da última reunião realizada no dia 8 de maio entre ...
Foto montagem com fundo que remete uma parede de tijolos em cor roxa degradê, sob o fundo se vê o logo do Núcleo das Mulheres, escrito com luzes neon, abaixo se vê o escrito "4 Anos" repetidamente em cor branca e roxa, ao lado do escrito vem a chamada "Celebre conosco!", em seguida a foto da comediante Paloma dos Santos, uma mulher, cabelo cacheado, usando uma blusa preta e saia xadrez. CONSTRUÇÃO COLETIVA NM VAI CELEBRAR 4 ANOS DE LUTA FEMININA EM HAPPY HOUR ESPECIAL segunda-feira, 13/05/24 17:24 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG completa quatro anos de luta e união ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco