POLÍTICA PÚBLICA

VEREADORES PROPÕEM QUE DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA SEJA FERIADO EM BH

segunda-feira, 20/11/23 19:56 A imagem mostra um homem (Wagner Ferreira) e uma mulher (Iza Lourença) sentados à mesa lado a lado, o homem fala ao microfone em uma audiência na Câmara Municipal de BH. A mulher está vestindo uma camisa verde, é negra, de cabelos médios e cacheados, enquanto o homem está vestido com uma camisa azul, é negro e tem os cabelos grisalhos bem curtos.
FOTO: Bernardo Dias/CMBH

O feriado do Dia da Consciência Negra já é realidade em pelo menos 1.260 cidades brasileiras. Contudo, na capital mineira ainda não. O vereador Wagner Ferreira (PDT), que também é diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS-MG, e a vereadora Iza Lourença (PSOL), apresentaram à Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), no dia 16 de novembro, um projeto de lei para transformar a data em feriado na cidade.

De acordo com os vereadores, a instituição de datas comemorativas está fundamentada em um compromisso constitucional de dar efetividade ao direito à cultura. “Através dessas datas, há celebração de valores, tradições e marcos importantes. Isso ajuda a preservar e transmitir a herança cultural da sociedade, além de ser uma oportunidade para abordar questões sociais, ambientais e históricas, promovendo a conscientização e a ação positiva”, defendem.

A proposta apresentada pelos parlamentares não foi a primeira. Em 2019, o vereador Henrique Braga (PSDB) sugeriu a criação do Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado, porém, naquela ocasião, o Projeto de Lei (PL) 898/2019 foi rejeitado pela Comissão de Legislação e Justiça. De acordo com o parecer do relator Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), apenas a União teria competência para “legislar sobre trabalho”, já que o feriado “ocasiona reflexos nas relações trabalhistas”.

“A maioria dos ministros do STF entendeu que a competência não é privativa da União, mesmo que haja repercussão na esfera trabalhista, tendo em vista se tratar de tema de interesse local, o que não há dúvidas diante da composição da população de Belo Horizonte, com significante parcela negra e parda”, argumentou o vereador, Wagner Ferreira.

O Projeto de Lei 898/2019 foi arquivado sem ter sido encaminhado para avaliação por outras comissões, já que foi declarado como inconstitucional e ilegal. Já a iniciativa apresentada por Wagner e Iza aguarda a recepção pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte para, posteriormente, ser enviada às comissões.

Sobre a data

O Dia da Consciência Negra é mais do que uma celebração histórica, representa uma oportunidade para a sociedade refletir sobre a herança cultural, social e econômica da população negra. A data, celebrada em 20 de novembro no Brasil, também remonta à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão.

Fonte: SINJUS-MG com informações do Jornal O Tempo e da Itatiaia

Últimas notícias

ver mais
A imagem anuncia o resultado do sorteio relâmpago de ingressos promovido pelo SINJUS-MG para o sarau com o título provocativo: “A tirania do gozo imediato x A última dor que me salvou”. O fundo simula uma mesa de madeira rústica com uma folha de papel antigo e uma pena mergulhada em tinteiro, remetendo à escrita poética. A tipografia elegante e o contraste de cores entre o papel envelhecido e o azul profundo destacam o caráter artístico e cultural do evento. A identidade visual remete à tradição literária e convida o público a conferir as contempladas pelo sorteio NÚCLEO DAS MULHERES CONFIRA AS CONTEMPLADAS COM INGRESSOS PARA O SARAU QUE ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA sexta-feira, 09/05/25 16:35 A arte como forma de resistência, a poesia como ferramenta de desaceleração e a ...
A imagem traz uma mensagem do SINJUS sobre qualificação profissional. Ao fundo, aparece uma pessoa em traje formal e, sobre sua mão estendida, está ilustrado um ícone de diploma e certificado desenhados em estilo digital, simbolizando conhecimento e formação. A imagem transmite seriedade e incentivo à participação dos servidores na construção de uma formação mais alinhada às suas necessidades. QUALIFICAÇÃO SINJUS CONVOCA SERVIDORES A PARTICIPAREM DE PESQUISA SOBRE CURSOS DA EJEF quinta-feira, 08/05/25 18:03 A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) está realizando uma pesquisa para mapear os ...
Ilustração colorida sobre fundo roxo mostrando um grupo diverso de oito pessoas acenando. As pessoas têm diferentes tons de pele, estilos de roupa, idades e expressões de gênero. Uma delas está em uma cadeira de rodas, outra usa hijab, e há variedade de roupas e cortes de cabelo, simbolizando inclusão e diversidade. PARTICIPE SINJUS CONVOCA A CATEGORIA A RESPONDER À PESQUISA SOBRE ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO NO TJMG quarta-feira, 07/05/25 19:25 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está realizando uma Pesquisa sobre Assédio ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco