TETO DE GASTOS

PRESSÃO DA CATEGORIA E DA OPOSIÇÃO ADIA VOTAÇÃO DO PLC 38/23 NA CAP PARA 3ªF., 28/11

quarta-feira, 22/11/23 19:03 Fotografia de representantes sindicais, a esquerda Felipe Galego do SerjusMig, Eduardo Rocha do Sindojus - MG, e representando o Sinjus - MG o coordenador geral Alexandre Pires, diretor de assuntos jurídicos Felipe Rodrigues e o diretor de imprensa e comunicação Alexandre Gomes.

A mobilização dos servidores de diversas categorias do estado e a atuação de parlamentares de oposição foram ferramentas que garantiram um resultado importante nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Projeto de Lei Complementar (PLC) 38/23, que fixa um teto de gastos para o estado, estava pautado na Comissão de Administração Pública (CAP), mas, após pressão dos servidores e desentendimentos entre os deputados, a proposta teve a votação adiada para a próxima sessão, marcada para terça-feira, dia 28 de novembro, às 14h30.

Desde cedo, as categorias já marcavam presença na galeria do Plenarinho IV e no espaço conhecido como “cafezinho”, para acompanhar a reunião da CAP. Os espaços ficaram lotados. O coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e os diretores Felipe Rodrigues, Alex Aguiar e Alexandre Gomes acompanharam as discussões durante todo o tempo.

No início da sessão, os parlamentares de oposição ao PLC 38/2023 defenderam a retirada de pauta da matéria com o argumento de que o governador se reuniria hoje em Brasília com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD). A sessão logo ficou tensa com os questionamentos de outros deputados da oposição sobre o agendamento veloz da reunião extraordinária para se discutir o PLC, já que sequer tinha completado 24 horas desde que a proposta tinha sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deixando clara a intenção do governo de tratorar o RRF.

Os dirigentes e servidores que acompanhavam a sessão se mostraram indignados com o jogo de Zema, que tem anunciado esforços para negociar a dívida com a União ao mesmo tempo que a tramitação corre acelerada na Casa Legislativa.

“Enquanto lá em Brasília estão construindo uma solução viável para o RRF, que não sacrifique os servidores e que, de fato, resolva a dívida de Minas Gerais, aqui a base governista insiste em tratorar o projeto. Sabemos que o regime de Zema só vai aumentar a dívida e destruir os serviços públicos”, apontou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) chegou a dizer que iria retirar os requerimentos apresentados por ela para adiar a votação e que iria aprovar o projeto para “deixar explícita a hipocrisia do governo”. Pressionado, o presidente da CAP e relator do PLC, deputado Leonídio Bouças (PSDB), suspendeu a sessão por mais de meia hora.

Assim que foi reaberta, o parlamentar justificou, afirmando que convocou a sessão apenas para distribuir o parecer em avulso e adiar a votação. Assim, distribuiu o parecer, que é pela aprovação do substitutivo n. 1 e que já tinha sido apresentado na CCJ.

Nova batalha à frente

Com esse avanço garantido pela mobilização dos servidores, o novo desafio continua na próxima semana, já que o PLC 38/2023 será pautado na CAP no dia 28 de novembro, às 14h30.

“Essa pressão tem que continuar porque os deputados sabem que, se votarem a favor do Regime de Recuperação Fiscal, vai ter carômetro, vai ter pressão na sua base. Nós vamos divulgar o nome do deputado que foi contra Minas Gerais”, reforçou o coordenador-geral do Sindicato, Alexandre Pires.

Vale lembrar que o PL 1.202/2019 também será pautado no dia 28 de novembro na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), em horário a confirmar. Por isso, todos à ALMG! O SINJUS também convoca toda a categoria a continuar pressionando os deputados!

Fique atento às convocatórias do Sindicato e participe da luta contra a destruição dos serviços públicos!

SÓ A LUTA TE GARANTE!

Notícias relacionadas

Dirigentes sindicais posam com bandeiras na ALMG. Estão presentes na foto o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, a diretora Administrativa, Adriana Teodoro, e o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes. Também estão na imagem os diretores Felipe Galego (Serjusmig) e Eduardo Rocha (Sindojus-MG).
Luta na ALMG Votação do PL do RRF é adiada, mas PLC do Teto de Gastos é aprovado e já está pautado na CAP desta 4ªF. terça-feira, 21/11/23 19:45 Nesta terça-feira, dia 21 de novembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi mais uma vez palco da luta dos servidores públicos contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Já no início da manhã, dirigentes do SINJUS-MG e ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra dois homens de terno conversando sentados em poltronas pretas em um escritório. Sobre a mesa à frente, há pilhas de livros e copos de água. Na parte superior da imagem lê-se “Igualdade Racial”. IGUALDADE RACIAL Fenajud enfatiza pauta antirracista no Poder Judiciário junto ao Executivo e Legislativo quarta-feira, 20/08/25 19:11 Uma série de agendas institucionais, com o objetivo de ampliar o debate sobre a ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala iluminada, com diversos integrantes do NAP sentadas em cadeiras organizadas em fileiras. A maioria mantém os olhos fechados e postura relaxada, participando de uma prática de respiração consciente. No topo da imagem, aparece o título: “NAP promove encontro sobre respiração consciente e qualidade de vida”. BEM-ESTAR NAP PROMOVE ENCONTRO SOBRE RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E QUALIDADE DE VIDA quarta-feira, 20/08/25 17:45 Em busca de ampliar os conhecimentos e promover o bem-estar dos seus integrantes, o ...
Imagem Acessível: A imagem mostra a foto do prédio do TJMG vista de baixo para cima, com a logomarca “Promoção Vertical PV 2023” em destaque na fachada. Sobre a imagem, está escrito: “TJMG anuncia novas vagas na PV 2023, mas SINJUS considera número insuficiente e seguirá na luta”. CARREIRA DO SERVIDOR TJMG ANUNCIA NOVAS VAGAS NA PV 2023, MAS NÚMERO É INSUFICIENTE E SINJUS SEGUIRÁ NA LUTA quarta-feira, 20/08/25 12:59 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco