SERVIDOR APOSENTADO

PEC SOCIAL 6/2024: COMO A MEDIDA FAZ JUSTIÇA COM ESSA CATEGORIA

segunda-feira, 17/06/24 15:16 Imagem acessível: Montagem fotográfica com dois rostos lado a lado de pessoas idosas, ambos estão sorrindo (uma idosa de pele escura e cabelos grisalhos e um idoso de pele clara com cabelos brancos).

No Brasil, o Dia do Funcionário Público Aposentado é celebrado neste 17 de junho. Mas essa data, além de ser um momento para homenagens, é uma oportunidade para que a sociedade reflita e reconheça a importância desses profissionais e dê a devida valorização que tanto merecem. E este ano, a celebração ganha um novo reforço na luta por essa categoria, que é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Social 06/2024. O texto, de autoria do deputado Cleber Verde (MDB-MA), promete trazer mudanças significativas para esta categoria, cuja principal alteração da proposta é a extinção gradual da contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas.

De acordo com a proposta, “A PEC Social visa promover uma série de reformas nos direitos dessa categoria, entre elas: a redução anual de 10% da contribuição. Os homens teriam direito a partir dos 66 anos de idade e as mulheres aos 63 anos. Ao completar 75 anos o servidor ficaria isento, podendo ocorrer antes nos casos de doença incapacitante ou de incapacidade”.

Na última quinta-feira (13), foi apresentado pelo deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES), o requerimento 2207/2024, solicitando o apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006. Ambos os projetos tratam de matérias correlatas cujo objetivo é promover a extinção gradual da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados e pensionistas. Porém, a PEC nº 06/2024, de autoria do deputado federal Cléber Verde (MDB-MA), conhecida como PEC Social, ainda aguarda despacho para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para análise de sua admissibilidade. É o décimo requerimento de apensamento protocolado, e cabe ao presidente Lira (PP/AL) decidir deferi-lo ou não.

APOIO DA FENAJUD

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) é defensora da proposta e tem atuado no parlamento, desde 2022, pela aprovação do projeto por entender que a matéria promove justiça com milhares de pessoas em todo o país. A entidade tem travado uma luta em torno do tema, junto a movimentos independentes, como o Instituto Mosap (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) e reforçam a luta conjunta para conquistar a aprovação do texto final da proposta ainda neste ano de 2024.

Nesta data tão importante, a Federação chama toda a sociedade brasileira a refletir acerca da devolução justa aos trabalhadores e trabalhadoras que tanto contribuíram para o país ao longo de suas vidas. É justo que a partir dos princípios da solidariedade e da dignidade da pessoa humana os trabalhadores de hoje contribuam com essa luta que ao final um dia também será a sua.

MAIS INFORMAÇÕES

O Instituto Mosap, disponibilizou um informativo com algumas informações importantes, elencadas em um informativo de “mitos e verdades” a respeito da PEC Social, bem como fatos comprovando que a redução/extinção da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados no Brasil pode ter efeitos multiplicadores na economia do Brasil:

Fonte: Fenajud

Notícias relacionadas

Fotografia diurna do prédio do TJMG.
DIREITO NEGADO SINJUS COBRA ISONOMIA DO TJMG EM PAGAMENTOS DE FÉRIAS-PRÊMIO DE APOSENTADOS terça-feira, 11/06/24 18:28 Em resposta à injustiça enfrentada por muitos servidores que, após anos atendendo à sociedade, ainda não tiveram o direito de indenização de suas férias-prêmio não gozadas respeitado, o SINJUS-MG protocolou o Ofício 27/2024, cobrando isonomia do Tribunal de Justiça ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco